Olá Renan.
Quotando o help do max:
[i:b27cd8c04e]NoteThe mr Photographic Exposure Control contains a built-in gamma corrector (gamma 2.2), but this correction is disabled if the 3ds Max gamma correction is enabled on the Preferences dialog, letting the Rendered Frame Window apply the view gamma instead.[/i:b27cd8c04e]
A primeira vez que li sobre isso foi o master Zap que comentou que o photgraphic exposure aplicava uma correção de gamma por conta própria se a do max não estiver ligado. O botão que aparece ali é exatamente a sugestão para ligarmos o ajuste de gamma para termos controle do que está acontecendo. Portanto é valido o que eu falei do gamma & gain, lembrando que as imagens digitais de 8-bit já possuem gamma de 2.2, ao aplicar outro gamma no render ela fica lavada pelo double-gamma, portanto o utility serve para interpretar corretamente o gamma da imagem.
Essa questão do gamma é sempre complicada, o link do aversys que postaram é muito legal para o vray, não lembro se foi postado o link pra wiki do mental ray, mas é muito bom para quem quer se aprofundar sobre o assunto: http://mymentalray.com/wiki/index.php/Gamma
[]´s
Flávio