Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale   Joinville SC - AC
Alexandro   Cascavel - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
bender   Lajeado-RS - RS
icyrino   Sao Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

VisualArts3D   facebook.com/vsarts - AC
alex10   leme -SP - SP
NickBoy3D   Breves-Pa - PA
Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC

GRUPO DE ESTUDO: MAXScript

Por: tiagodmed  

Em: 11/05/2009 21:18

Eu vi o toonboom parece ser legalzim o sistema. Tem varios recursos. Não sei na prática, mas me pareceu ser prático. Quanto ao global e local me referia ao maxscript; sintaxes. Queria entender melhor as formas de se atribuir isso. Na confecção de scripts são necessarios para definir areas onde atuam variaveis.
Visite meu Blog de Arteshttp://rodrigotrovao.blogspot.com
respondendo a duvida do adrix para criar um botao na toolbar com o script selecione ele no editor e arraste até um local vazio na toolbar e solte. pronto
E ai pessoal, bom to a bastante tempo, sem conseguir mexer com o max script, inclusive tenho 2 scripts em desenvolvimento que estão juntando poeira :S E agora estou bolando um terceiro, mas vou abrir ele aqui pra quem quiser ajudar ;) A finalidade desse script é fazer exatamente o que mostrei nesse tutorial: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=450355#450355 Ou seja, realinhar um mr proxy (corrigindo posição, orientação e escala). Para tornar a coisa prática, o script já poderia inclusive criar o proxy. Até aqui o processo não é tão complicado, o listener já ajuda bastante. Mas ele não pega o Align Selection, e como sou muito fraco em script não achei nada no help :-P Bom ta ai o desafio ;)
Olá a todos! Finalmente terminei o meu script que há tempo tinha parado!! :D Vou publicar aqui pra vocês verem a versão 1.0 e pra quem quiser usar. Ele funciona perfeitamente (pelo menos deveria) a partir do max 2008, já que usei um código que só tem a nessa versão em diante. Esse é um dos motivos pelo qual peço ajuda dos mais experts em MaxScript a criar um código mais "disponível" através de outras funções, também porque não vale mais a pena usá-lo com o max 2010, já que foi incluído este mesmo sistema no programa. A função que usei é o "bb= nodeLocalBoundingBox", que pra mim foi a única que achei no help do maxscript pra poder pegar os tamanhos do objeto em questão. Do jeito que criei, o script cria um bounding box em volta do objeto e cria 2 pontos (Point Helper) em seus vértices opostos. A partir daí, eu pego as coordenadas x, y e z desses pontos separadamente e subtraio um do outro. Assim, eu tenho a distância (comprimento, largura e altura). Se alguém souber alguma função que substitua tudo isso, por favor me avise. Outro coisa que queria falar é sobre os grupos. Consegui fazer um gambiarra qualquer que deu certo escalonar grupo. Espero uma solução melhor. Um breve tutorial: Este script é bem intuitivo. A primeira que deves fazer é clicar em "Escolher Objeto" e selecionar um objeto ou um grupo. Aí o programa mostra as dimensões dele em "X", "Y" e "Z", para o usuário ter noção do tamanho. Agora é só colocar qual o tamanho desejado em x, y e z e apertar "Escalonar". Pronto! No final, é só apertar em "Resetar" para as opções voltarem para "zero". Script: http://www.megaupload.com/?d=ZIP1F122 _____________ Espero que gostem! :D Abraços.
E ai cara blz, vou baixar aqui pra testar ;) Eu to didoo pra ver se sobra um tempinho... e consigo fazer um upgrade no meu script. Tenho um outro que esta parado bem no início, ainda não é funcional... esse sim não sei quando ovu conseguir terminar :S Só pra aproveitar a deixa... essa semana peguei o HCG pro pra testar, nossa, que script bacana, deixo meus parabéns aqui pros criadores :)
"tiagodmed" disse: E ai cara blz, vou baixar aqui pra testar ;) Eu to didoo pra ver se sobra um tempinho... e consigo fazer um upgrade no meu script. Tenho um outro que esta parado bem no início, ainda não é funcional... esse sim não sei quando ovu conseguir terminar :S Só pra aproveitar a deixa... essa semana peguei o HCG pro pra testar, nossa, que script bacana, deixo meus parabéns aqui pros criadores :)
Bom dia pessoal, estou tentando me profissionalizar no Max e vi um tutorial da CG Academy que mostra a modelagem de um Tren muito complexo, onde cada detalhe era desenhado no autocad no formato DWG e depois ele inseria no max e com Script ele fezia a Extrusão, minha duvida, imagina um tubo desenhado em 2D, é possivel criar um tubo no meio das 2 linhas?? fazendo o desenho do tubo ficar 3d???, sei que é possivel vc usar uma linha e vazer um circulo seguir ela, fazendo o tubo. Please Help Me!! Roger
"tiagodmed"]E ai cara blz, vou baixar aqui pra testar ;) Eu to didoo pra ver se sobra um tempinho... e consigo fazer um upgrade no meu script. Tenho um outro que esta parado bem no início, ainda não é funcional... esse sim não sei quando ovu conseguir terminar :S Só pra aproveitar a deixa... essa semana peguei o HCG pro pra testar, nossa, que script bacana, deixo meus parabéns aqui pros criadores :)[/quote:1f707e9ce7 disse: Bom dia pessoal, estou tentando me profissionalizar no Max e vi um tutorial da CG Academy que mostra a modelagem de um Tren muito complexo, onde cada detalhe era desenhado no autocad no formato DWG e depois ele inseria no max e com Script ele fezia a Extrusão, minha duvida, imagina um tubo desenhado em 2D, é possivel criar um tubo no meio das 2 linhas?? fazendo o desenho do tubo ficar 3d???, sei que é possivel vc usar uma linha e vazer um circulo seguir ela, fazendo o tubo. Please Help Me!! Roger
Olha não vou dizer que tudo é possível, mas praticamente tudo é possível, só vai depender do nível de conhecimento de quem esta programando :P (famoso probleminha de B.I.O.S, huahuahauhauhauhaua, sofro muito disso tb). Uma coisa boa do maxscript é o Listner, ele serve pra gravar todas as ações que você faz (quase todas, alguns recursos do max ele não consegue gravar pois a maneira como a ação é escrita é diferente da maneira que ela é interpretada). Mas vc consegue criar rotinas até um pouco complexas usando apenas o listner para criar o script. Agora se vc deseja adicionar uma interface a esse script, ai a coisa fica um pouco diferente, para isso vc vai ter que estudar um pouco mais o maxscript para entender como fazer a conexão da linguagem com a interface. Falando diretamente sobre a sua dúvida, existem muitas maneiras de fazer o que vc quer. Seja usando um simples modificador de extrude, seja usando o Loft, seja convertendo em poly e usando extrude along spline.
Olá pessoal, depois de muitos meses fui dar uma mexida no maxscript e adivinha só, não lembrava quase mais nada :oops: Eu queria criar uma ferramenta simples para abrir uma imagem em uma janela flutuante dentro do max, para ser usada como referência para modelagem. Bom fazer a interface é molesa, o max ajuda nisso, agora apanhei pra descobrir o comando para ser usado no botão, até que descobri uma lista de comandos do max :-P todos começando com o prefixo max no meu caso foi o [i:f561171b35]max view file[/i:f561171b35]. Eu achei a lista no help do max, mas siceramente, esse help do maxscript, eu não sei se sou apenas eu, mas é uma bela porcaria, é um trabalho enorme achar qualquer coisa :? Bom eis a poderosa ferramenta, hehehe (eu fiz um instalador automático) http://www.megaupload.com/?d=JP4QV9G3 Ah uma outra coisa legal é que tb fucei pra descobrir como criar e adicionar icones para essas ferramentas :D Assim que der um tempinho eu vou complementar o script com um recurso para criar tb referência para blueprints e os planes para referência de modelagem de personagens. Essa ferramenta para abrir janelas flutuantes serve para quando a gente não tem as referências de frente, lado... são para quando temos apenas imagens pegas na internet. [code:1:f561171b35] macroScript ImageReference category:"Frankesntoy" icon:#("FrankenstoyIR",1) ( rollout ImagemReferencia "Abrir Referência" width:168 height:103 ( GroupBox grupo1 "Escolher Imagem" pos:[8,7] width:152 height:88 button abrir "Abrir Imagem" pos:[32,35] width:105 height:21 label hotsite "www.frankenstoy.com.br" pos:[25,70] width:122 height:13 on abrir pressed do max view file ) destroydialog ImagemReferencia createdialog ImagemReferencia ) [/code:1:f561171b35]
Tudo bom Tiago? Você deu uma olhada no meu script? Eu uso ele direto. Funciona 75% das vezes. hahahaha Ele dá bastante problema quando o assunto é dar um scale num grupo. Mas daqui a pouco meu script vai ficar fora de moda. O max 2010 já adicionou algo bem parecido: o transform toolbox. Uma pena é que essa janela só suporta as medidas padrão do max. Me explica mais esse seu script: como assim instalador automático? Abraços.
E ai cara, blz, vou dar uma olhada no teu script ver se consigo ajudar em algo ;) O instalador na verdade da pra dizer que é automatico só pq ele coloca o script na pasta certa. É um serviço que o winrar faz, ele cria um instalador, um arquivo exe, que descompacta os arquivos no local correto. Mas para habilitar o script dentro do max o processo é o mesmo dos demais, tem que ir no customize. Eu fiz incrementos nesse meu script, vou postar as atualizações dele. ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710368.

Total de membros registrados: 137788

Últimos membros registrados: sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir .

Usuário(s) on-line na última hora: 377, sendo 3 membro(s) e 374 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LipozemSouthAfricaReview, sugardefenderprijs, pokebal02.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.