"thunndro" disse: Galera, deixa eu dar a minha opniao aqui.... Vamos começar com o modo... Assim como o Lightwave a modelagem eh muito boa, poligonal o modo tem a melhor modelagem do mercado, é o que tem mais ferramentas. Inclusive a Pixar tah usando a engine do modo. o Core (nucleo) do modo é o Nexus, que eh utlizado em larga escala em produção industrial. O modo ainda nao tem um sistema de rig que se possa utlizar para animar um personagem organico, todo resto nele eh muito bom. Ele está seguindo o que o mercado aponta pra frente, ferramentas de sculpt (como o zbrush) jah incorporado na ferramenta. Só pra constrar : quem desenvolveu o modeler do lightwave eh o dono da Luxology, fabricante do modo. O 3dsmax é ótimo para animar, a unica vez que o mickey mouse foi animado fora da Disney a blur animou no max. O que o max nao tem de bom , é o sistema de skin e alguma coisas no rig o resto o max eh muito bom. Na modelagem, mesmo com o polyboost ( que eh maravilhoso e agora vem no max 2010 com o nome de Graphite) o max ainda nao tem um sistema de modelagem que voce possa modelar sem ver o cage, o que torna na grande maioria das vezes o modelo muito mais pesado do que se fosse modelado em outras plataformas. No Softimage (antigo XSI) , eles priorizaram muito animação de personagens, temo jah embutido nele uma serie de ferramentas de rigging avançadas que voce com um click acessa. O sistema de modelagem eh muito bom e, dos softwares de 3d que eu jah testei, ele eh o mais estavel de todos. O Lightwave é a suite 3d mais leve de todas, tem o sistema de modelagem muito parecido com o do modo, eh mais limitado que o modo nesse aspecto mas eh muito bom. O sistema de bones dele eh muito bom também, voce tem tudo ali pronto pra fazer stretch , bend e etc sem escrever nem uma expressão. Nao tem skin.....Isso faz uma enorme diferença na velociade de produção de um personagem. Agora o controle de curvas dele eu detestei, alem de ser limitado comparado a outras ferramentas soh tem 1 undo !!!!!!!!! Outra coisa bacana demais do lightwave é que ele usa a pressao da caneta pra mover em z, isso quer dizer que se vc tiver movimentando um vertex por exemplo e quiser que ele vá para atras, nao precisa virar o viewport e andar com ele, eh soh "empurrar" pra tras. Eu mexi pouco no blender, mas tem 1 cara aqui que soh modela com ele...Ele fez um duble virtual baseado em fotos que eu tive de tirar o chapéu.. Bom, nesse tipo de discussão a gente nunca pode esquecer que, quem faz eh o artista !!!! O software eh somente uma ferramenta. Entao, se fulano se da bem com tal ferramenta que nos nao gostamos, nao ah nada de errado, o que importa é o resultado do trabalho e o tempo levado pra fazer. Todas essas ferramentas são otimas e tem seus prós e seus contras, mas é a capacidade do artista que vai fazer a diferença no final. Esqueçam o conceito de quem mexe com 3d eh OPERADOR, nao somos nao, somos artistas. Trabalhamos pra fazer uma imagen, simlução ou animação sendo realista ou nao. Vamos tentar criar a cultura de forma correta: quem sabe jogar bola, faz gol ateh com uma bola de meia !!!! Se voce gosta de tal ferramenta e ela supre tudo que vc precisa, perfeito, mas eh interessante dar uma olhada no que tem no mercado , até pra saber se existe alguma ferramenta que vai se encaixar melhor no "como voce trabalha". vlw !!!!poxa legal, descordo de alguns poucos pontos, mas concordo em bastantes coisas que você falou. valeu por compartilhar sua experiência com os softwares.
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710361.
Total de membros registrados: 137784
Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.
Usuário(s) on-line na última hora: 403, sendo 17 membro(s) e 386 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: jhownicolas, Lucas Reis, JMDesign, Baldo, Rodrigosouza3D, Victor Mendonça, João Von Rondow, Pedro Juliato, gilson antunes, Adalberto Batista, Gabriel.C, Eduardo Ramos, Carla Franco, marcola, Duda, magster, nandao.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .