Oi, pessoal.
Fiz vários testes com Irradiance Particles, por aqui.
Se num primeiro momento fiquei muito entusiasmado com a facilidade de gerar mapas bons e sem artefato, com um tempo competitivo em relação à técnica tradicional (usando Irradiance Particles com interpolação - sem interpolação é muito soda, não consigo baixar tempo de render, demora bastante o render), depois comecei a enfrentar problemas com a maioria de cenas que já tenho por aqui, testando com irradiance particles.
Esta mesma cena que posto abaixo (já havia postado - um estudo com um ambiente da SCA), em resolução um pouco mais alta (1000x1500) já dá pau e fecha o Max. Nas outras idem: resolução um pouco maior e já fecha o programa, sem nem mesmo dar algum aviso de erro.
E tem outras cenas, tanto internas quanto externas em que mesmo em testes em baixa resolução, o programa já fecha logo após o primeiro cálculo (cálculo de importons)
Nesta cena, o tapete possuía um leve displace, eu nem ousei em colocar displace para evitar dar algum pau.
Marco, com relação ao seu teste de animação, a sua câmera mal se movimenta, muda muito pouco a relação dos objetos na cena.
Em testes que realizei, usando o mesmo mapa gerado de Irradiance Particles, com a opção de REBUILD DESATIVADA (porque, ativada, ela recalcula, do zero, frame por frame e fica inviável), em uma câmera que gira 360 graus dentro de um ambiente, há até um sampleamento de Irradiance Particles na cena. Porém, na medida em que a câmera vai virando, e saindo da posição inicial, girando, o sampleamento vai ficando cada vez mais deficiente, aumentando os artefatos - como se no começo estivesse com um bom mapa, e ao girar, aquilo que estava atrás da câmera fica mal sampleado, com splotches, artefatos. Bom, pelo menos eles não flickam, são estáticos na geometria da cena.
É estranho, pois com este recurso implementado para produção, acho que dificilmente um único mapa para um frame sirva para o resto da cena. Não é lógico, já que se usa junto Importons, que são view-dependent, e não são recalculados desta maneira. Acho que esta opção de animação deve ganhar um recurso de Incremental no mapa de IP salvo.
Se vcs tiverem alguma opinião ou posição a respeito de testes com animação e IP, postem aí pra galera.
abrçs!