Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexmen   Fortaleza - CE
A R K A I K O   Maringá - PR - AC
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
dami   João Pessoa pb - AC
RaffaPrado   Hortolândia - SP

Portfólios Ver Mais

c3designer   Buriticupu-MA
Gui Oliveira   Telêmaco Borba - PR
jonathan   Sergipe - AC
Fabiano M.   Santos - SP - SP

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Boa noite galerinha 3D1, td blz? Bom, se possivel, gostaria que alguém me ajudasse com um probleminha ao qual me deparei no decorrer de meus estudos, na imagem que mostro aqui, reparem que na parte onde está estourada a iluminação também ficou granulada, até remover o estouro da iluminação eu consigo usando o Photon Basic, porém não estou conseguindo tirar esse granulado que está ficando na imagem. Estou usando na cena uma direct para simular o Sol e uma Photometrica Free Area para simular a luz entrando por uma janela, onde apenas as duas vão iluminar a cena e a área da photométrica está com o mesmo tamanho da janela, enquanto estava fazendo os testes apenas com GI ainda não estava ligando tanto para o granulado pq o GI estava com a aparência de Clouds, agora quando renderizei usando FG para suavizar o GI, o granulado permaneceu. Gostaria de saber como que eu faço para remover esse granulado. Se alguém puder me ajudar agradeço desde já.
Site sendo reformulado!!!
Fala aí evilwata, tudo certo? Cara, o material da parede está com algum mapa no canal bump? eu sei que isso é um tanto elementar, mas vai que vc deixou passar este detalhe... Abração!
Doe medula óssea! Doe vida!
Fala tirmey, td blz? Então cara, na verdade não tem nenhum mapa de bump ou displace, apenas cor no canal diffuse com specular em 30 ou 10... huahauhauahu... imagine se eu deixasse passar um detalhe simples assim mesmo... kkkk... dai realmente eu seria bem noob mesmo... :lol: Ahhh... não é a primeira vez que me acontece isso qdo uso photométrica, mas, foi a primeira vez que apareceu de maneira bem nítida (não sou muito bom com iluminação pq meus estudos realmente estavam focando isso, texturização e iluminação, mais texturização mesmo), tem alguma idéia do que pode ser? E como eu faria para isso suavizar? Agradeço no que puder me ajudar nesse quesito... Abraço cara!!!
Oi Evil, na verdade esse granulado é consequencia do baio numero de samples da photometric area, pode aumentar os samples dela que o granulado vai sumir. Daria pra amenizar o granulado com o Anti-liasing também. Abraço.
Olá Caio, blz? Então cara... estou usando os samples em 64 (isso se for setado em Area Light Sampling em Num. Samples), então vc diz para aumentar mais? Tipo, se aumentar esse valor aumenta o tempo de render? Qto ao AA, estou usando 1/4 - 16 com spatial com valores padrões, os objetos da cena de estudo minha em si estão bons com esse valor (sem serrilhado). Bom, é isso... Abraço cara!!! [off-topic]E o computador cara? Deu certo? Comprou a fonte nova? Parou os problemas?
Aumenta pra 128 e vê o que dá então, vai aumentar um pouco o tempo de render sim, mas parece que é esse o problema, essas photometric area funcionam um pouco diferente da mr area. [Off -Topic] Muito obrigado pelas dicas de hard, ja melhorou um pouco sim, mas quando eu forço o pc ele dá umas travadas, então eu vou trocar de fonte e vou formatar o HD, eu mandei um e-mail pro car da manutenção, ele disse que quando a gente troca de placa mãe, é bom formatar, parece que estão ocorrendo alguns conflitos de registro de soft, então o meu Sistema operacional está instável. Mas ja melhorou bastante com o update da BIOS, valeu mesmo. Abração.
[quote="Adminin"]Oi gente, tudo bem? Esteban> Você vai ver de Brasília até aqui e eu não vou te encontrar para gente conversar melhor fora da palestra? Que isso, vamos marcar sim de se falar na tarde de sábado, dia 13. Essa palestra eu poderia fazer de improviso em qualquer lugar, tudo que vou falar eu sei de cabeça, só preciso fazer alguns exemplos para mostrar lá em cada tópico que vou abordar. Alguma coisa eu já tenho das minhas próprias brincadeiras. Para a demonstração de simulação dinâmica de músculos eu vou levar uma gordona bem porca que eu fiz há um tempo atrás. Só vou tirar os pêlos pubianos que coloquei porque está porco demais. :) :) :) Vou levar ela depiladinha. :) :) :) Tem um outro cara de Mato Grosso que vai vir também e é leitor aqui do site, o organizador do evento me falou o nome, mas eu não conheço o nick dele aqui no fórum, queria poder encontrar ele também. Eu curti muito de saber que tem estas pessoas vindo de longe para assistir. -------------- Oi Andre, Show, está combinado. Eu vou estar no hotel Cambuí, já fiz a reserva, se o avião não atrasar, acho que estarei chegando a Campinas e isso das 11 hs. ai da para combinar na boa para nos encontrar na tarde, vc me diz se quer que ligue a uma determinada hora para vc ou como que a gente faz. Com respeito ao cara de Matto Grosso será que não da para localizar ele deixando alguma informação aqui no site? Um abraço e muito obrigado por tudo. ------------------------
Olá a todos, está é minha primeira participação aqui no forum e gostaria de parabenizar a galera da 3d1 que está de parabéns, Obrigado 3d1... Sou estodante de mecatronica, trabalho com AutoCad já a algum tempo na area de desenvolvimeto e projeto de equipamentos cinematograficos para efeitos especiais e agora estou enteressado tambem por outros softwares, como 3d studio max e inventor... minha area é a mêcanica, eletronica e projetos de maquinas, mas gosto nas horas de lazer estudar animação e design... Bom é isso ai, já me apresentei, agora vem a minha primeira dulvida. Como disse trabalho com AutoCad e percebi que a maneira de tratamento dos materiais são um pouco diferentes entre esses softwares (AutoCad & 3dMax). por exemplo no AutoCad eu trabalho com Sólidos, e no 3dMax pelo que pude perceber só com faces (Me corrijam se estiver errado), ai lendo um tópico, sobre custic onde André Vieira sita uma opção, Mental Ray Connection / Parti Volume (physics) eu vi que posso criar volume. Eu gostara de saber o seguinte, essa opção cria um volume real, ou somente simula um volume no render, e como configurar essa opção? Se existe algum tópico relacionado a essa opção, por favor me indique, porque não consegui achar nada a respeito a essa opção... Obrigado... E valeu 3d1, continue sempre assim... E aqui vai um render com MR. Obs. Modelagem em AutoCAd.[/img]
Oi Staniscia, o Parti volume simula volume real, mas não para simular volume sólido. E é verdade que o max não trabalha com sólidos, e sim com faces poligonais. Mas o parti volume é mais indicado para calcular volume de luz e gases. Se você quer criar cortes nos objetos e criar a impressão de sólido, terá que usar o boolean do max. Exiete o solid volume também, quie é um shader que cria volume solido real, mas é pesado e dificil de dominar, e eu não sei se você chegaria aos resultados cque espera com esse shader. Enfim, é isso, o boolean no max serve exatamente para criar cortes sólidos nos objetos poligonais. Abraço.
Olá a todos, como no tópico em questão onde está a minha dúvida é mais para exibir imagens para receber críticas e sugestões e não para esclarecer dúvidas, to postando ela aqui pois estou usando Mental Ray e achei que se enquadraria bem aqui... desculpe se me enganei. Bom, antes de mais nada, segue aí o link para ajudar a entender a minha dúvida: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=188663#188663 Quebrando a cabeça esses dias para montar essa cena (estudando na verdade, pois criei ela para estudo de texturização), ela ficou da maneira que eu postei, e a luz do sol ficou muito marcada no piso, sendo que na verdade deveria ser bloqueada pela cortina e suavisada pela mesma. Hoje constatei que a luz não estava sendo bloqueada justamente porque o outro lado da mesma estava transparente, hehehe... então ativei o 2-sided do material e apliquei na cortina para testar, e BINGO, realmente bloqueou e amenisou a luz da direct que eu estou usando como sol. Agora vem minha dúvida, quando fiz isso começaram a aparecer manchas bem nítidas na cortina, como se fossem os círculos do GI (nota que renderizei usando GI e FG ativados), e usando a mesma configuração onde até que a suavização do GI estava boa, agora não ajuda. Então... Alguém poderia me ajudar a resolver isso? Com faces de dois lados sempre vai acontecer isso? Agradeço desde já qualquer ajuda!!! Abraços!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711290.

Total de membros registrados: 138820

Últimos membros registrados: GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde, Gaga 1905, Evergreen.

Usuário(s) on-line na última hora: 423, sendo 4 membro(s) e 419 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GlucofitDragonsDenResultUK, lionel, wellherbsus, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.