Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
Ricardo 3D   Brasil - BA
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Lopes Junior   São Luís - MA - MA
Bremer   Recife - PE
Jho   ES - AC
luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Mucio, Ahh tah, então foi isso, exatamente eu mexia com o FG qdo isso aconteceu. Vlw
É como o múcio disse, o GI é calculado para toda a cena, mas o FG é "view dependent". Isso é explicado nos artigos sobre mental ray aqui mesmo do site. Fico feliz que esteja interessado no mental agora, é bom que tem mais gente para agitar esse grupo de estudos, está meio parado aqui. Dê uma lida nos artigos do Andre sobre o MR, as duvidas que você pode ter vão ser exterminadas lá. hehe Abraço.
Vlw Caio, eu adquiri o CD dele, e verei mais aqui no site. Mas eh muita informação, vamos assimilando com o tempo. Pronto, aqui é mais um forum que estarei atuante. Abraços
evilwata: q tipo de sombra vc esta usando na sua cena? ray traced? ou shadow map? bom, de cara, pode ser oq o caio ja falou, o samples da área light da sua luz photométrica. VC vai fazer o seguinte para excluir a possibilidade de ser o FG ou o parametro de Gi do mental ray: - desabilita o GI e o FG! renderiza e veja se aconteceu o granulado! se a resposta for SIM! então vc ja sabe q não tem nada haver com o FG e nem com o GI. Entendeu? obs>: o samples de 64 na photmetrica ja he um valor alto na minha opinião p este tipo de cena sua. - Outra coisa q pode ter influencia he a escala de unidades q esta utlizando e o tamnho da cena q esta fazendo. Staniscia: rapa, ja tive esta dúvida um dia! veja bem, até aonde eu sei o 3dsmax não tem esta finalidade q vc chama de "sólido" - com a finalidade CAD. Acho q sei bem oq vc quer com isso, he exportar para algum soft a modelagem do 3ds max e o outro software entender como "sólido" para vc efetuar as suas simulações de testes de esforço, Tensão de Cisalhamento etc. A finalidade do 3dsmax, até aonde eu sei, he para apresentações multimídias em geral, não tem esta finalidade específica de um soft CAD, vjo isso como vantagem, ja pensou se na hora do render o 3dsmax fosse adotar por exemplo dezenas de casas decimais depois da virgula? vixi, seria uma eternidade o tempo de calculo do 3dsmax so p entender aquela geometria, acho q he por isso q ele TRUNCA em 3 casas decimais depois da vírgula - pq ele não tem esta finalidade de exatidão dos soft CAD. Ele até tem algum tipo de tratamento como se fosse um sólido, simulações de corpos rígidos para ser utilizado com o reactor etc... mas he para simulações de resuldados q serão apenas voltados p um resuldado em um render final nos diversos formatos q ele tem disponível p ser salvo. A lógica he bem diferente da q eu acho q vc esta pensando com os soft cad. mas de qualquer forma se tiver esta informação q he possivel gerar solidos com intuito de se utilizar em soft cad, então me procura e conta-me esta novidade! pq tb tenho interesse nisso. abraço. Marcelo Guarrata: legal os seus testes! he por ai mesmo. heuew: rapa, o parametro de GI do mental ray não he viewport dependente - no caso o photon map - sendo assim para anime basicamente ele será calculado uma única vez. Já o mapa de FG he viewport dependente - mas veja bem - numa animação aonde só a camera se meche vc pode salvar o mapa de final gather sim! agora deixando a opção de "Read/Write File" ativada no FG (no max9) e la dentro dos parâmetros de GI vc tem q abilitar a opção "Optimize for Final Gather (Slower GI)". No caso, no início do render - primeiro frame - o cálculo do final gather será um pouco demorado e nos frames seguintes o calculo de final gather será mais rápido... pq ele só irá acrescentando no mapa do final gather oq ainda não foi calculado. Entendeu? he como se ele fosse só calculando o acréscimo para aquele frame específico para detalhes q não tinha no frame anterior, mas aproveitando oq já foi calculado e assim sucessivamente até o fim dos frames. Obs>: Agora para animações aonde só se usa o FG! sem abilitar o GI, não teremos acesso ao parâmetro de "Optimize for Final Gather (Slower GI)"... dai minha dúvida: -Oq o mental ray fará? *como ainda não fiz testes de anime com o mr, não sei se o raciocínio de só ir acrescentando no mapa de final gather será feito ou o final gather calculará o mapa p o frame novamente a cada novo frame por completo mesmo com "Read/Write File" ativada no FG (no max9). Bom, o André sabe bem responder esta, tenho certeza, ele usa o mental ray p anime e ja testou isso.
DEUS é maior!
"heuew" disse: Vlw Caio, eu adquiri o CD dele, e verei mais aqui no site. Mas eh muita informação, vamos assimilando com o tempo. Pronto, aqui é mais um forum que estarei atuante. Abraços
Oi Heuew, Fico feliz que a galera tenha conseguido explicar melhor, quando li tua duvida após minha resposta, fiquei na duvida, ia consultar no CD de MR da 3D1 mais não tive tempo ontem. Que bom que adquiriu o CD, ele é ótimo e sei que em algum lugar o Andre fala ao respeito da tua duvida, só que não me lembro em qual vídeo, como vc falou o CD é muito bom e completo, e por isso mesmo ainda não aprendi tudo dele, mais um dia consigo :D Mas de tudo quanto jeito a galera me ganhou de mão e responderam tuas duvidas, isso é o que mais gosto da 3D1, essa vontade de tudo mundo querer ajudar e aprender ao mesmo tempo. abraço
zulmar jr, minha intenção nem era animar, mas ai deixei marcada a opção de usar o arquivo e mexi na camera para melhorar a visão. ai notei uma mancha. Mas agora creio que entendi. Obrigado. estebanXRK, vlw cumpadi. Pois é, como disse é muita informação. Eu assisti ao CD todo, sem treinar nada, so assistindo e assistindo. Agora vou assistir mais vezes e ai sim, ir treinando. As vezes parece preguiça mas não é, é que um contato téte a téte ajuda muito. Abraços
heuew, vc marcou a opção read only fg frezze? tive o mesmo problema que o seu e esta opção estava abilitada.
Marcelo, lembro não de ter marcado isso e nem lembro se isso estava marcado já.
Olá pessoal, dei umas mudadas, refinei muito os radius do FG o q elevou demais o tempo como vc podem ver. Bem, aguardo as flechas e não tenham pena, ok? Vlw,
Oi pessoal, essa é a imagem final da interna da capela que eu apresentei uma prévia dias atras pra vcs. É final porque eu não vou mecher mais pois eu sei que tem coisa aos montes pra acertar. Levou 15 horas para uma dimensão de 2000x1500. Esse tempo de render não está exagerado? O que acham? abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus.

Usuário(s) on-line na última hora: 501, sendo 22 membro(s) e 479 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, jessicatorres, gilson antunes, Figurol696, optivision, Duda, JesusEnzo , Nuno, wilsimar, Fabrício, Evandro00, Glucovate45, Rodrigo, Moura, Ronaldo, MarkinhoFortunato, Luan, Luis Antonio, marcelo de moraes, klogg, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.