GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

lendo esse topico deu para aprender e enteder melhor varias coisas mas ainda fiquei com uma duvida. Se você utiliziar o fin al gather a imagem fica limpinha, mas a custo de um tempo de render maior. Sem utilizar o final gather que tipo de ajustes devem ser feitos para deixar a imagem limpa. Eu fiz alguns testes aumentando e diminuindo o numero de photons do GI e o seu tamanho (min e maxsampling radius), ate que melhora muito a cena mas ainda fica muito longe dos resutados obtidos pelo Final Gather. Gostaria de saber seesse parametros queeu citei são os "melhores" para resolver esse probema?
n00b
eu tb sou iniciante em mental ray, mas pelo que entendi, o final gather serve para refinar o trabalho do gi, sem o gi, eu penso que o final gather só calcula skylights e alguns efeitos, mas nao sei se calcula efeitos típicos de gi como color bleeding, a interreflexão das superfícies, caustics etc... penso que tem que ir fazendo o que vc fez, ajustando o tamanho dos fótons e sua qtde, até ficar com pouco granulado, sem buracos onde nao passam fotons, para aí sim aplicar o final gathering. o que faz o final gathering além de calcular as skylights, é mesclar a "casca" de fótons gerada pela gi com a imagem renderizada por scanline e raytracing, cmo se colasse a iluminação na cena. um render que tem essa definição claramene é o radiosity do max, ele gera uma malha de luz sobre toda a cena, dá até pra visualizar já na viewport, a desvantagem na minha opinião, é que dependendo de qtas subdivisões vc fizer na malha, o arquivo fica enorme, eu ja tive um arquivo meio simples que ficou com 130 mb apos o calculo do radiosity. eu particularmente encontro problemas em gi com mentalray em cenas externas, acho que tenho que fazer mais testes, mas ainda nao consigo ajustar direito, nao sei se faltam fotons, se alguém até puder me dar uma luz sobre isso, ajudaria muito. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com