Oi gente, tudo bem?
Gigahz>
O Mental Ray pode demorar um pouco mais numa imagem Still para ficar limpo como no V-Ray, mas não muito mais, só um pouco mais, coisa de minutos.
O Manual do Mental Ray está no diretório Help do seu 3ds max, tem vários, tem o manual de Shaders, o manual do MR, e o manual da Lume Tools.
Sobre tutorial de MR, eu já estou fazendo na Digital Designer, já está no segundo tutorial onde estou explicando todos os detalhes do FG, do Diagnostics, e também de alguns Shaders, por enquanto já expliquei o Shader Photon Basic, são tutoriais super completos e detalhados, descrevo cada um dos parâmetros e o que eles fazem, mostro como configurar a cena passo a passo, e tudo mais.
Gigahs e BMA>
As luzes MR Area Omni e MR Area Spot são tão boas quanto a luz do V-Ray, só não tem um recurso que a V-Ray Light tem porque as luzes Photometrics são como se fossem nativas do Mental Ray, então a parte de intensidade photometrica não havia necessidade de ter na luz do MR.
Inclusive é ainda mais fácil gerar Area Light no Mental Ray, só tem 3 parâmetros para modificar, como o AABB muito bem explicou.
A única coisa ruim que sinto falta, e já mandei um email para Discreet, é o ícone com o tamanho da luz na Viewport, isso seria um auxílio visual muito importante.
Mas o funcionamento é o mesmo que a V-Ray Light.
AABB>
Parabéns pela explicação perfeita e obrigado pela ajuda com as respostas aqui.
Abraços