Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gilvani   monte verde - AC
PedroFelipe   Curitiba PR
clebercmds   Timbó - SC - SC
Cristiano   Porto Alegre - AC
Fabio   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

Binari   Vitória - ES - ES
Renie Projetos   São Paulo - SP - SP
PIMENTEL 3D   Blumenau - SC - Brasil - SC
sosmonster   são paulo - SP

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

[quote:11271ce6ff]Quando "ver" o Mental Ray de verdade, vai ter a mesma sensação que o Neo teve em Matrix quando conseguiu ver a programação por trás do Smith. [/quote:11271ce6ff] legal a comparação hehe...
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Valeu pelo toque André. Eu estava fazendo uns testes com o MR e consegui uma cena até melhor que esta do Vray só que, como voce mesmo disse, demorou muito mais... eu usei os materiais padrões do 3Dmax. Quanto à este manual do MR que voce disse, onde eu encontro? O meu MR é o que vem junto com o MAX 7.0, eu não vi nenhum manual... E quanto aos shaders, eu realmente não entendo nada... a única coisa que eu fiz com o material do MR foi agua do mar.... Seria legal se voce pudesse fazer um ''mini tutorial'' mostrando como fazer um material qualquer (tipo um piso ceramico, madeira, tijolos...) só para mostrar o basico para criar um material com bump, brilho, cor, photons, sombra, etc... apartir dái eu ( e a galera que não manja, hehe) vamos ter uma base para começar a descobrir e criar materiais mais complexos no MR.
POw Willian vlw pela dica kra vou procurar nessas locais brigadão
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
O MR tem duas area lights (omni e spot) mas nenhuma delas causa area shadows (como no Vray). Alguém sabe que tipo de sombra eu devo usar nessas luzes para gerar area shadow??? A area shadow do max até funciona mas o render acusa incompatibilidade nela...
Po, eu tb tava procurando por uma luz similar a VRay Light, alguém pode dá uma luz ae? :ideia: Valeu
gigahz, as luzes area do mental ray geram area shadows sim, mas depende de configurar direitinho, porque pode ser que com os parametros padrao nao de para notar muito bem o efeito. por exemplo, crie uma cena qualquer com um plane para servir de chao, um cilynder para servir como objeto onde vao atuar as sombras, e uma mental ray area omni num canto do plane e um pouco alta, tipo o comprimento do planer ou algo assim, com o mental ray selecionado como render, renderize a cena, olha como ficou a minha: depois, selecione a mray area omni, e va ao rollout area light parameters, nele voce controla os parametros de area da luz. mude o raio para um valor maior, tipo 10 por exemplo, isso pode variar conforme a sua cena. renderize ede novo, na minha cdena com 10 de raio e tipo de lampada sphere ficou assim: a opcao samples logo abaixo define a qualidade da sombra gerada, geralmente quando a sombra eh mais soft, os samples precisam ser mais pra nao ficar muito granulado o efeito, precisa fazer uns testes. no proprio max tem um tutorial sobre isso, de um conferida. um abraco!!!
Videotutoriais e artigos
Oi gente, tudo bem? Gigahz> O Mental Ray pode demorar um pouco mais numa imagem Still para ficar limpo como no V-Ray, mas não muito mais, só um pouco mais, coisa de minutos. O Manual do Mental Ray está no diretório Help do seu 3ds max, tem vários, tem o manual de Shaders, o manual do MR, e o manual da Lume Tools. Sobre tutorial de MR, eu já estou fazendo na Digital Designer, já está no segundo tutorial onde estou explicando todos os detalhes do FG, do Diagnostics, e também de alguns Shaders, por enquanto já expliquei o Shader Photon Basic, são tutoriais super completos e detalhados, descrevo cada um dos parâmetros e o que eles fazem, mostro como configurar a cena passo a passo, e tudo mais. Gigahs e BMA> As luzes MR Area Omni e MR Area Spot são tão boas quanto a luz do V-Ray, só não tem um recurso que a V-Ray Light tem porque as luzes Photometrics são como se fossem nativas do Mental Ray, então a parte de intensidade photometrica não havia necessidade de ter na luz do MR. Inclusive é ainda mais fácil gerar Area Light no Mental Ray, só tem 3 parâmetros para modificar, como o AABB muito bem explicou. A única coisa ruim que sinto falta, e já mandei um email para Discreet, é o ícone com o tamanho da luz na Viewport, isso seria um auxílio visual muito importante. Mas o funcionamento é o mesmo que a V-Ray Light. AABB> Parabéns pela explicação perfeita e obrigado pela ajuda com as respostas aqui. Abraços
valeu andre, engracado esse lance do mental ray com os icones né, o proprio manual do max vem tipo se desculpando por esse icone nao aparecer direito, parece tem um lance de ele aparecer só qdo a gente movimenta os spins das dimensoes né (pergunta). este teclado esta uma me... é um teclado diferente e a config abnt2 nao funciona, tenho que adivinhar onde estao algumas teclas. um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Valeu aabb2003 e André :joiae: Já saquei como faz uma "MR Light" hehehe :lol: ;)
Hoje tava fazendo algumas experiências com shaders do Mental ray, utilziando o shader metal (lume). Ele pode ser aplicado tanto em surface quanto em photon, no entanto com ele em photon, não consegui o resutado esperado (reflexo borrado) somente com ele em surface, mas por se tratar de reflexão em photons creio que ele deveria funcionar
n00b

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1237, sendo 14 membro(s) e 1223 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, jessicatorres, moisesratts, Celso Borttoloto, Fabio Catelleno, Jhio Design, Roberto Movanni, Duda, Gebio, Daniel Monteiro, MARCELO1977, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.