Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Shal   São Paulo
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC

Portfólios Ver Mais

MCODesign   Ipiranga - SP - SP
Marinhu   poços de caldas
david1993   cornélio procópio
Shaolin   Campinas - SP

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Eu andei lendo algumas coisas aqui sobre o Ambiente Oclusion, mas ainda tenho dúvidas! No max 9 tem um mapa que se chama "Ambient/Reflective Occlusion (Base) é com ele que eu faço o Render do ambiente oclusion para compor no Photoshop com a camada em Multiply? Esse material vai em todos os materiais da cena? :-) Valew galera pela ajuda ae!
Jefferson Santana
"Caio Lamas" disse: Por mim todo post de imagens que não for pra galeria deveria ser deletado depois de 2 meses... assim pelomenos as pessoas estudariam mais ao invés de ficar dando chute no escuro. E deviam colocar na galeria só a imagem e não o post todo... só assim pro pessoal lembrar q nesse fórum estamos aprendendo CG afim de que todos cheguem a um bom nível, e não demonstrando cada sphere q modelamos esquecendo completamente a idéia inicial.. rs
Pois é caio concordo plenamente, e isso está me tirando um pouco do tesão de visitar a seção de imagens.... Tenho uma teoria: Acho que o que está ocorrendo é um círculo vicioso... Há um tempo, quando eram postadas majoritariamente imagem com notada qualidade, os usuários em geral se sentem inibidos o suficiente para não postarem trabalhos extremamente iniciantes, mas à medida em que trabalhos ruins são postados, todos perdem o parâmetro de comparação e saem mostrando qualquer coisa! E aí a seção de imagens fica lotada, pois todos querem mostrar seu "teapot texturizado". Infelizmente isso é algo que não se pode reprimir, pois parte dos próprios usuários. Talvez uma campanha de conscientização ajude nesta questão. Eu percebi que muita gente fera não posta tanto quanto antes. Talvez em função disto também. Espero que isso mude! Para que a 3d1 mantenha o padrão de qualidade, que é o diferencial em relação a outros fórums...
Doe medula óssea! Doe vida!
jefferson, basicamente, se a cena não tiver objetos transparentes, ou auto-iluminados (estes não têm oclusão de luz por motivos óbvios), você pode aplicar o shader de AO em todos os materiais da cena usando o material override, na ficha processing do mental ray. Copiando um material para o material override (e habilitando-o é óbvio), você aplica temporariamente o material que estiver no slot apropriado em todos os objetos da cena. Para voltar aos materiais originais, é só desmarcar a caixa enable do material override. Caso hajam objetos tranlúcidos e auto-ilumindaos, você pode salvar a cena com outro nome, por exemplo: "cena_AO.max", e aplicar manualmente o material com AO em todos os objetos que sofrem/causam oclusão, deixando apenas os auto-iluminados e translúcidos com seu material original. Com as duas cenas renderizadas, abra o PS e mescle utilizando mesclagem multiply. Lembre que é possível determinar a porcentagem da mesclagem, deixando o AO mais ou menos presente. Uma outra alternativa seria utilizar materiais arch&design, que possuem a opção de gerar oclusão automaticamente, sem necessidade de composição no PS. Um abraço e bons estudos!
Valew Tirmey, Me diga uma coisa amigo! E aonde que eu abilito o AO nos materiais Arch&Design? :-)
Jefferson Santana
Cara, dê uma olhada nas fichas de configuração do material... não me lembro agora, mas em algum lugar tem um checkbox para habilitar o recurso no próprio material! abraços!
Ricmage, uma vez eu passei por este problema de noise flicar na animação. Eu não consegui resolver na época mas pesquisando depois e "mexendo" na ficha supersampling do material onde o noise está aplicado, há outras opções que parecem resolver o ploblema ou pelo menos minimizar. É pura especulação mas eu tentaria.
Oi gente! Eu fiz este trabalho com o Mental Ray e gostaria de sugestões principalmente para o gramado. Grande abraço
muito bonito o projeto marcelo, o render também ficou muito bom, mas a grama está feia mesmo. Aumenta a resolução do objeto que ela fica mais detalhada, poderia também diminuir o Edge Lenght e aumentar as subdivisões do Displacement no Mental Ray, só que ai gasta mais memória e demora mais para renderizar. Se aumentar a resolução do objeto, a grama fica perfeita sem gastar mais displacement e memória.
Múcio
Fala Mucio!! Sem chance de aumentar as subdivisões do displacement... vou tentar as outras opções. valeu
porque não pode aumentar a subdivisão? não é no displacement, é no objeto. é só colocar um turbo smooth se aumentar no displacement ai gasta muita memória, mas no objeto não.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138828

Últimos membros registrados: sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel.

Usuário(s) on-line na última hora: 553, sendo 27 membro(s) e 526 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, MarcioBottega, jessicatorres, Thiago Couto, danielnicolau, AlexTerra, Leonardo, Rodrigosouza3D, Luana Chen, Carlos E. Nogueira, Ale Marques, Eduardo Ramos, ymirscant, Daniel Monteiro, sofiarossini, Alex Bastos , Renatto, Ricardo Paranhos, TadeuB79, Duda, Reinaldo Silva, Luan, mastermax, Gabriel.C, fmoreira, marcio.alain, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.