GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

na hora do seu render, ao inves de renderizar usando a PERPECTIVA, coloque uma CÂMERA na sua cena e renderize. Depois vc me diz algo aqui... vc esta usando q versão do 3ds max?
DEUS é maior!
Zulmar, eu renderizei a visualização da Cam mesmo! E os 90º acredito que seja o ângulo entre o polígno e sua normal, que foi alterada em função do bump.... ângulo de 90º significa que a normal está no mesmo plano do polígono, ângulo > 90º significa que a normal está voltada para a "face oculta" do poligono... abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi, Zulmar, como o Tirmey, esse warn aparece da mesma forma em vista de Câmera, sempre uso assim. E aqui, nos testes que já fiz, mesmo com um bum muito baixo, nada exagerado, material de madeira, parede lisa com algum cellular no bum, aparece constantemente este aviso - às vezes - quase 20 vezes num render em alta.
E ai pessoal, bom essa é a primeira vez que posto aqui depois de ter começado a usar o mental ray definitivamente. Eu estava a procura de um shader que me desse um efeito de distorção cromatica, e encontrei um que por sinal o andré ja havia divulgado. Achei o shader muito bom, porém lento. Mas como não encontrei nada melhor e o resultado mais proximo, e que não chega perto desse resultado, eu só consigo na pós com um plugin da frishluft, o flair. Bom eis o primeiro, e simples teste que fiz: 2min de render E aqui a imagem com o shader desabilitado: 15s de render Vale acrescentar que a segunda imagem pode não estar legal pq o mr photographic exposure control esta regulado para funcionar junto com o shader, e a segunda imagem eu apenas desliguei o shader. E a propósito esse controle novo é fantástico, tem os mesmos controles que a camera física do vray, e essa era a minha lastima com o mental. O fato de não ter uma camera física, mas agora ele foi sanado, pois esse controle além de ser maravilhoso é bem mais leve. Esse render levou apenas 11s. Usei ele pra testar o Script que o andré anunciou para exportar camera, luz e referencia de objetos (que podem ir como solids ou nulls). E sinceramente, aprovei o script com louvores, muito bom, eis o vídeo que fiz com ele pra teste. Acima do video tem as explicações da composição. http://tiagodmed.multiply.com/video/item/30 E aqui estão os links com o shader a as informações sobre ele, quem quiser fazer mais testes, vamos trocar informações aqui :) : http://www.infinity-vision.de/semimr/BO_exposure_photographic.html http://forum.german-mentalray-wiki.info/viewtopic.php?p=8697#8697 http://forum.german-mentalray-wiki.info/viewtopic.php?t=1041&postdays=0&postorder=asc&start=0
Pô Tiago, ficou muito bom esse efeito do shader, criando esta diferença nas cores no desfoque, fazendo uma dispersão. Gostei muito cara, eu já testei esse shader e gostei, mas vendo sua imagem deu vontade de estudar mais ele. Vc falou dele ser demorado, mas dá pra fazer uma imagem ERX e abrir nele pra atualizar em tempo real, não dá? Tem alguma coisa falando disso lá na descrição dele.
Mental Ray User
Muito bom heim, vou testar esse shader também.
"Gutao" disse: Vc falou dele ser demorado, mas dá pra fazer uma imagem ERX e abrir nele pra atualizar em tempo real, não dá? Tem alguma coisa falando disso lá na descrição dele.
Bah velho agora eu boiei, hehehe, como eu ainda sou novato em mental ray, nao sei como usar esse lance do ERX, agora que vc falou ate vou dar uma pesquisada sobre o assunto.
Então Tiago, ERX é um HDRI mais avançado, foi criado pela ILM. Vc tem que renderizar em 32 bits float point no Mental Ray, ai dá pra salvar neste formato. Salva a imagem e coloca ela no slot de preview do Shader. Vc regula os efeitos e dá render, ai renderiza em tempo real com o efeito modificado :)
Mental Ray User
Esse Shader do Mental Ray é ótimo pra quem gosta de trabalhar com controle de exposição. No V-Ray o pessoal só trabalha com controle de exposição, mas o despeito deles é tão grande que quando o DDFA postou um tópico falando deste shader, falando que faz aberração cromática e mais um monte de coisas, os fanáticos pelo V-Ray falaram que não viam motivo pra criar estes efeitos, que estraga a imagem. Olha o realismo dos teaposts que o Tiago postou, vê se estraga a imagem!!! O pior cego é aquele que não quer ver e usuários de V-Ray tem essa doença :)
"magster" disse: Esse Shader do Mental Ray é ótimo pra quem gosta de trabalhar com controle de exposição. No V-Ray o pessoal só trabalha com controle de exposição, mas o despeito deles é tão grande que quando o DDFA postou um tópico falando deste shader, falando que faz aberração cromática e mais um monte de coisas, os fanáticos pelo V-Ray falaram que não viam motivo pra criar estes efeitos, que estraga a imagem. Olha o realismo dos teaposts que o Tiago postou, vê se estraga a imagem!!! O pior cego é aquele que não quer ver e usuários de V-Ray tem essa doença :)
E ai magster, bom o mental do max 2009 tem o mental ray photografic exposure control, que te da todos os controles que uma camera real te da. Nesse aspecto ele é bem mais completo que esse shader. Pórem ele não gera os outros efeitos que o shader gera. Nas imagens acima eu usei os 2 controles o shader e mr exposure, poderia ter usado apenas o shader... mas a cena já estava configurada... A grande vantagem desse shader na minha opinião nem é fazer controle de exposição, e sim gerar o efeito de distorção cromatica. Pois esse shader foi a única alternativa que eu encontrei de gerar esse efeito mais precisamente no 3d. Quanto a critica ao pessoal do vray, eu acho de certo modo injusta. Eu não acho que esse tipo de pensamento seja restrito a quem usa o vray. E sim a quem trabalha com maquete eletronica. Até pq esse mercado exige imagens assim, limpas. Pq a proposta é ver o ambiente. Esse tipo de interveção nas imagens é usada pra quem trabalha com ilustrações mais conceituais pra publicidade, ou tb animações publicitárias e ainda pra efeitos especiais. Esse tipo de efeito é um efeito físico que ocorre na lente das cameras de video. Quando fazemos uma imagem 3d que deve ser inserida em um video ou em um filme temos que tratar essa imagem gerado no 3d para que fique igual ou parecida com as cenas reais. E para isso realmente temos que "estragar" a imagem. Se for filme é pior ainda, pq filme tem grão, a imagem não é nitida, tem bastante profundidade de campo, as vz pode ter que se fazer correções de cores muito especificas devido ao uso de filtros de lentes, e por ai vai... Eu tive uma epoca em que me importava com comentarios infelizes como esse que vc disse, mas hoje em dia eu vejo que isso é bobagem. Primeiro pq eu vejo de cara que essas pessoas não tem experiência e conhecimento suficiente por estar falando isso. Segundo pq é um desgaste bobo que não vale a pena. Ainda mais se a briga for em relação a renderizadores. Eu trabalhei muito tempo com vray, e estou no mental a poucos meses. Vejo coisas boas e ruins em ambos, e uma coisa que quando eu trabalhava com o vray dizia ser ruim no mental era o fato de ter shader pra tudo, enquanto o vrau simplificava isso. Hoje eu vejo que esse é o grande trunfo do mental e a grande falha do vray. E é por isso que o pessoa do vray acaba não entendedo bem as vantagens e conceitos do mental. Essa é uma imagem de exemplo do que quis dizer com "estragar" a imagem. A cena original foi filmada em 35mm portanto tive que tratar o 3d para poder ficar integrado com a cena.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1039, sendo 5 membro(s) e 1034 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Ronaldo, carlosborlin, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.