"Gutao" disse: Vc falou dele ser demorado, mas dá pra fazer uma imagem ERX e abrir nele pra atualizar em tempo real, não dá? Tem alguma coisa falando disso lá na descrição dele.Bah velho agora eu boiei, hehehe, como eu ainda sou novato em mental ray, nao sei como usar esse lance do ERX, agora que vc falou ate vou dar uma pesquisada sobre o assunto.
"magster" disse: Esse Shader do Mental Ray é ótimo pra quem gosta de trabalhar com controle de exposição. No V-Ray o pessoal só trabalha com controle de exposição, mas o despeito deles é tão grande que quando o DDFA postou um tópico falando deste shader, falando que faz aberração cromática e mais um monte de coisas, os fanáticos pelo V-Ray falaram que não viam motivo pra criar estes efeitos, que estraga a imagem. Olha o realismo dos teaposts que o Tiago postou, vê se estraga a imagem!!! O pior cego é aquele que não quer ver e usuários de V-Ray tem essa doença :)E ai magster, bom o mental do max 2009 tem o mental ray photografic exposure control, que te da todos os controles que uma camera real te da. Nesse aspecto ele é bem mais completo que esse shader. Pórem ele não gera os outros efeitos que o shader gera. Nas imagens acima eu usei os 2 controles o shader e mr exposure, poderia ter usado apenas o shader... mas a cena já estava configurada... A grande vantagem desse shader na minha opinião nem é fazer controle de exposição, e sim gerar o efeito de distorção cromatica. Pois esse shader foi a única alternativa que eu encontrei de gerar esse efeito mais precisamente no 3d. Quanto a critica ao pessoal do vray, eu acho de certo modo injusta. Eu não acho que esse tipo de pensamento seja restrito a quem usa o vray. E sim a quem trabalha com maquete eletronica. Até pq esse mercado exige imagens assim, limpas. Pq a proposta é ver o ambiente. Esse tipo de interveção nas imagens é usada pra quem trabalha com ilustrações mais conceituais pra publicidade, ou tb animações publicitárias e ainda pra efeitos especiais. Esse tipo de efeito é um efeito físico que ocorre na lente das cameras de video. Quando fazemos uma imagem 3d que deve ser inserida em um video ou em um filme temos que tratar essa imagem gerado no 3d para que fique igual ou parecida com as cenas reais. E para isso realmente temos que "estragar" a imagem. Se for filme é pior ainda, pq filme tem grão, a imagem não é nitida, tem bastante profundidade de campo, as vz pode ter que se fazer correções de cores muito especificas devido ao uso de filtros de lentes, e por ai vai... Eu tive uma epoca em que me importava com comentarios infelizes como esse que vc disse, mas hoje em dia eu vejo que isso é bobagem. Primeiro pq eu vejo de cara que essas pessoas não tem experiência e conhecimento suficiente por estar falando isso. Segundo pq é um desgaste bobo que não vale a pena. Ainda mais se a briga for em relação a renderizadores. Eu trabalhei muito tempo com vray, e estou no mental a poucos meses. Vejo coisas boas e ruins em ambos, e uma coisa que quando eu trabalhava com o vray dizia ser ruim no mental era o fato de ter shader pra tudo, enquanto o vrau simplificava isso. Hoje eu vejo que esse é o grande trunfo do mental e a grande falha do vray. E é por isso que o pessoa do vray acaba não entendedo bem as vantagens e conceitos do mental. Essa é uma imagem de exemplo do que quis dizer com "estragar" a imagem. A cena original foi filmada em 35mm portanto tive que tratar o 3d para poder ficar integrado com a cena.
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