GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Eu concordo com o Tiago, ate porque tambem ja usei o vray quando comecei a aprender 3D. Eu trabalho com Visualização para Arquitetura, e se nao fosse meu gosto por 3D mesmo, continuaria no VRay, que para o mercado imobiliario ja esta bom de mais, e realmente ele é um bom render sim. Sobre esse fato de sujar a imagem, nao é que nao se entenda para que se faz isso, só que tomando como exempo o mercado de maquete eletronica, ate mesmo os clientes reclamam se voce fizer isso, pois a ideia deles e a perfeição platonica do imovel, e nao a perfeição fisica. Eu digo isso pq ja "sujei" imagens e o cliente me criticou por isso, lembro que ele me disse... mas homi, o render de "fulano" fica bem limpa a imagem, pq o teu ficou assim em?... terminei fazendo outro so de raiva... kkkkkkkkkkkkkkk. Ja no caso do tiago nao, ele precisa deixa a intevenção 3D o mais proximo do video possivel, para que ninguem veja que é 3D, e pelo que estou vendo deu certo! E tambem acho que ter opinioes que nao batam com a nossa torne alguem idiota ou qualquer coisa do tipo, muito pelo contrario, acho que seria sim idiota se ele ficasse calado ou repetisse apenas o que se fala porai. E ainda acho essas comparaçoes entre o vray e o mental sem logica, pois sao renders feitos na base para objetivos distintos, e que trabalham de formas distintas. É o mesmo de compara um processador Atlhon com Intel... o pessoal morre de comparar... mas sao dois processadores totalmente diferentes, na arquitetura, no processamento... em tudo... Emfim... e isso ai que acho. Te mais.
boa noite pessoal, estou estudando a relação PHOTONS + FG + RAIO + RAIO MÍNIMO.... notei que cenas até 10m de diâmetro, raios abaixo de 5 com uma boa quantidade de samples me gera um GI quase perfeito.... meus estudos estão para conseguir um Gi bem legal no tempo ideal de render...daí começei com raio 30/3, 10/1, 5/0,5.... estou no raio 2/0,2 (raio e raio mínimo) e ainda vejo algumas granulações....(tudo bem q o AA resolve depois, mas ele esta setado no valor padrão de quando inicia o render). minha pergunta é se a relação do raio dos PHOTONS deve ser extamente igual ao raio maior do FG, ou se deve ser igual ou maior ao raio mínimo do FG.... pois estou achando um pouco difícil suavizar já que estou utilizando duas sky portal e 4000.000 de photons (x2 = 8000.000 na verdade ), com raio igual a 2 também e samples dos photons em 2000 estou estudando para gerar uma cena o mais impecável possível.... alguem tem idéia se devo aumentar o número de fótons e ir diminuindo o raio dos photons para não forçar além da conta o FG....??? abraço
só acrescentando... os valores dos raios estão em cm...
Ai anymakiaco, uma dica boa cara é comprar o curso de mental ray que tem aqui na 3D1, eu aprendi com esse curso é posso falar que é muito bom. O André explica o motivo de cada coisa, não é só faz isso e faz aquilo. Lá ele explica e mostra nos testes como funciona o Radius dos Photons e do FG, a relação entre FG e Photons com o tempo de render. Ele pega uma cena e configura certo, marca o tempo de render, ai ele modifica o Radius dos Photons para cima e para baixo mostrando como estraga a cena e aumenta o tempo de render. Então tudo depende de configurar os photons certos, ai dá pra usar valores baixos no FG que fica sem manchas. Mas se os photons estão errados, mesmo com valores altos no FG aparecem manchas e sobe muito o tempo de render. Essa analogia que vc fez com o tamanho da cena não está certo, porque não importa o tamanho, importa só a escala. Se está em centímetros, o Radius sempre será entre 2 e 7 cm para ficar bom, mesmo que a cena tenha 10 Km ou 10 m. Ai o que vai mudar é a quantidade de photons na cena. Radius maiores tem GI com menos qualidade e menos precisão, Radius menores tem mais qualidade e mais precisão, mas exigem mais photons na cena. Tem que encontrar o valor certo pra cada cena, não tem uma regra que serve pra todas. OBS: Não precisa mudar nada no Samples dos Photons, porque só usa isso quando vai renderizar só com Photons, se vai usar o FG, quem suaviza os Photons é o FG. Se deixar os Photons muito suaves para o FG, aumenta bastante o tempo de render. Compra o curso que o André explica tudo isso nele, vale a pena mesmo!
"magster" disse: ... Se está em centímetros, o Radius sempre será entre 2 e 7 cm para ficar bom, mesmo que a cena tenha 10 Km ou 10 m.
8:) :lol: o radius sempre será entre 2 e 7cm? não acho correto afirmar. cada situação he uma situação, depende da cena e de uma série de outros fatores desejados e setados na cena. Agora concordo com vc magster q o curso em cd-rom do andré - 3d1 he um bom começo para desmistificar o mental ray.
DEUS é maior!
ae pessoal...alguém aki já conseguiu fazer com que a skyportal não emita uma sombra escura na parte de trás... se coloco ela em uma janela, não consigo ver o vidro ........ a opção visible to render está desligada.... :seila: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
anymakiaco, Não é que a sombra da skyortal seja escura... é a correta setagem da radiosidade que vai definir se as sombras são mais claras ou mais escuras. Você precisa ajustar fótons+FG+outros parâmetros do render, como o decay, por exemplo, para que a iluminação seja mais homogênea e realista... Segundo o help do max, o ideal é posicionar a skyportal FORA do ambiente, bem próxima à janela. abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
obrigado a atençao tirmey, realmente vi isso em meus testes...a skyportal nao funciona muito bem no interior... nos testes eu observei também que o mr photographic exposure control quando está ativado a opção "untiless", o render funciona melhor sem dar muitos estouros... ainda nao entendi a finalidade de ter a opção physical e qual sua relação (cd/m²), mas a skyportal ficou melhor com ela... a minha intenção era pra realizar renders tanto na parte externa como na parte interna...de modo que eu não veja algum resquício da skyportal...como acontece com as vrlights no vray.... o que consegui foi diminuir um pouco a altura da skyportal para não iluminar demais o chão e criar um risco iluminado...até o momento é o melhor que consegui... se alguém conseguir alguma solução para esse sistema de iluminação externo e interno ao mesmo tempo, tem ter q gastar um absurdo de fotons, e apenas simular as situações... dá uma força aí pra gente...ehee mas de qq modo estou gostando muito dos resultados... a outra dúvida é a seguinte... como o pessoal tem feito HDRI...apenas aquele efeito espelhado nos objetos cromados....sem ter q colocar no enviroment padrao do max ???? Jà tentei colocar no canal env apenas do material vidro ou cromo, do archdesign, e não fica legal...ou fica escuro, ou se aumento o output da imagem hdr, fica umas cores loucas.... já fiz testes com a skylight padrao do max...ficou mais ou menos... já tentei colocar na skyportal...nao vi nenhuma diferença...e também tentei a opção q tem um tuto aki no site... akela de colocar no canal haze do mr physical map.... enfim...será possível criar um efeito hdri em uma cena fechada, sem nada em volta pra refletir, de modo que fique com aquela nitidez que o vrayhdri produz colocando na skylitght do vray??? abraço abraço
ae galera...fiz uns testes... e realzei um aperfeiçoamento interessante do que seria uma solução de hdri para este caso que apresentei....usando final gather + fotons, é possível fazer isso... utilizei como base o tutorial sobre criar nuvens com o sistema mr physical sky + mr sun + mr sky, onde no mapa do mr sky, eu acrescento uma imagem bitmap ou hdr comum.....até aí o tutorial ensina...mas eu sempre achei aquele resultado muito nevoado, e sem nitidez....testei e vi que o HAZE não interfere em absolutamente nada no mapa....o que realmente interfere, é você ligar o canal rgb em output.. e aumentar o constraste das cores...clicando nos 3 botos R G B, eu abaixei o valor do gráfico esquerdo, e aumentei um pouquinho o gráfico da direita....com isso ele clareia mais a imagem e com o vertice da esquerda abaixando ele aumenta o constraste... aí pra finalizar so controlo o que seria a exposição do mapa em RGB Level, aumentando o valor de acordo com a exposição utilizada na cena....se utilizar o" mr photography exp control" por exemplo, e utilizar o preset CLEAR SKY, é bom aumentar muito esse valor de RGB.... se alguem puder divulgar a dica...acredito que melhorou muito a performance do mental em externas no quesito reflexo HDRI...outra situação interessante, é que usando o mesmo mapa em CUSTOM BACKGROUND do mapa mr phs sky, eu consigo utilizar alguma composição e ao mesmo tempo animar núvens sem a necessidade de colocar uma esfera em volta, tal situação que interrompe o efeito da mr sun.... com isso pode-se por exemplo, fazer um passeio virtual em volta de um edifício, e fazer o céu mexer junto (se utilizado um bom mapa de ceu panoramico), animando o slot offset em U do mapa de ceu.... era tudo que precisava para completar o sistema poderoso pra simulação da DAYLIGHT (mr sun + mr sky) + mr Physical sky map + sky portal (no caso do passeio virtual entrar no edificio, permitindo assim uma emissão de fótons controlada apenas na skyportal, e zerando a sun caso seja necessário) + reflexo HDRI ou reflexão de Nuvens e entorno + Nuvens volumétricas ligadas ao sistema de iluminação em horas + Bg Customizado + enviroment padrao do max ocupado pela mr physical sky + Render rápido integrado diminuindo tempo de composição e pós-produção. enfim...espero que minha dúvida tenha contribuído alguma coisa para o pessoal aquí do fórum....de vez em quando aparecem algumas dúvidas muito complicadas pra mim e vejo que pra muita gente também....mas a gente acaba fritando a cuca e sai alguma coisa útil... espero que haja alguns testes com novidades também nesse sentido ...quem se candidatar mostra os resultados aí pra gente... abraço a todos
Ola galera blz sou novato no forum e to querendo ajuda sobre mental ray

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 898, sendo nenhum membro e 898 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.