Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

juliokansas   João Pessoa - PB
Lince   Farroupilha - AC
resident11   Piracicaba - SP
new   Belo Horizonte - MG
MARCELO HS   PINHAL - SP

Portfólios Ver Mais

mlcalesco   Assis - SP
ronaldo.n2008   Bento Gonçalves - RS
Juninho   Belo Horizonte - MG

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Opa, Tiago, eu sei disso ,é que quando abro um arquivo antigo eu saiba que ele foi feito sem LWF, sacou? o max pergunta se que manter o gamma original do arquivo, aí eu decido na hora mesmo, mas bem lembrado pro pessoal que não sabe, isso tem no help do max, só digitar "gamma". falows?
www.maquetes3d.weebly.com
Oi pessoal. Hoje sobrou um tempo para eu ler alguma coisa, e vi os posts sobre o lwf, e fui estudar um pouco. Bem, vou motrar ai o primeiro teste que fiz... Nenhum problema com as cores nem com as texturas... elas nao ficaram lavadas. A primeira imagem, o render "comum"... A segunda com modificações no gamma. A diferença de configuração de ambas foi apenas o gama... todos os parametros de gi e luz estão com mesma configuração. Detalhe, estudei apenas pelo help do max!
Pra quem quiser estudar sobre o tema LINEAR COLOR SPACE, aqui segue o link... esses artigos são direcionados ao XSI e Mental Ray, mas tem muita teoria que deve ser estudada, se tira muitas dúvidas sobre o assunto em geral. http://softimage.wiki.avid.com/index.php/Gamma,_Linear_Color_Space_and_HDR http://softimage.wiki.avid.com/index.php/Gamma,_Linear_Color_Space_and_HDR_Tutorial_Part_II http://softimage.wiki.avid.com/index.php/Gamma%2C_Linear_Color_Space_and_HDR_Tutorial_Part_III http://www.xsi-blog.com/archives/133 Sobre o lance das texturas ficarem lavadas, de nada adianta alterar as opções lá no max se a textura ja está salva com um gamma diferente, nenhum render existente no mercado vai corrigir isso automaticamente. Todas as texturas precisam ser corrigidas no photoshop ou via plugin color correct ou via shader como tem pro mental ray. Tanto é que a Autodesk implementou o plugin no max 2009.
Pessoal, uma coisa a se levar em conta é o que HAWF disse. No proprio help do max tem conteudo sobre isso, tem que se ter cuidado para nao usar o gamma sobre gamma, isso ocorre quando a imagem ja tem o gamma embutido. Outra coisa é nao esquecer de quando for abrir as texturas ativar a opção para ele usar o gama que esta configurado no sistema. Nandao, nao to em casa agora, mas assim que tiver um tempo testo da forma que voce disse. E eu nao achei que tua segunda imagem ficou ruim não, mas é verdade que as cores perderam um pouco da cor caracteristica, mas essa perda de cor tambem e uma das caracteristicas dos materiais que recebem luz muito forte... vou dar uma olhada. So fico triste pelo rumo que as coisas tomaram... e pelo Ramon ter saido do estudo...
Caros amigos, Quem tocar no nome do V-Ray a partir de agora neste tópico, será banido sumariamente. Seja quem for, moderador, parceiro, administrador, usuário comum. Porque eu já estou de saco cheio com estes problemas entre Mental Ray e V-Ray. Este tópico é sobre o Mental Ray e só deve tratar sobre ele para evitar confusão. Se o assunto é sobre o V-Ray, tem um tópico para ele neste link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=3537 Abraços
Gente, me desculpa eu não li tudo que está escrito nas páginas anteriores. Vou ler tudo, prometo. Mas agora pouco eu estava olhando no help do max 2009 sobre gamma, e vi isso: NoteThe lookup table controls available here do not affect exposure control or lighting of the scene. While they do affect the colors of the final image, this is with regard to the display only. By having a reference across a studio (with calibrated monitors), using standardized lookup tables minimizes variability in rendered output. Então deixa eu ver se entendi. Ele mascara o resultado real para se apresentar para nós de forma a compensar o erro dos monitores, fazendo de forma análoga ao que conseguimos quando ajustamos o Units setup para centimetros, porém deixamos o System Units Setup em polegadas?
Oi pessoal, tudo joia? Ai vai mais uns testes que andei fazendo.... A primeira sem, e a segunda com correção de gamma. querido... (mas que nique em? pega ate mal fala, TUDO BEM QUERIDO!... kkkkk) Entaum, pelo que entendi ate agora e isso mesmo... pq o resulta que vemos na tela é muito variável, pode mudar de monitor para monitor... a correção do gamma atua sobre o resultado do render, tanto é que se boce desligar isso, o render vai estar como antes, sem que seja preciso modificar configurações.
Uma coisa que sempre me deixa loco da vida é o color blending. No site do Jeff Panton ele explica isso, acho no primeiro artigo desse ano. Mas interessante que com esse ajuste no gamma deu uma resolvida. Obrigado pela resposta, panorama4D. Quanto ao nique, eu escolhi mesmo pra sacanear com vocês na hora de tratar comigo.... kkkkkk
kkk esse "querido" ae nem é tão querido assim não.... huahuaha. Abraços.
Jefferson Santana
Bom dia pessoal, tudo bem? Estou entrando no estudo meio tarde (atrasado 88 paginas), mas já li bastante e aprendi bastantes coisas. Quanto ao gama ainda não testei, mas quem sabe seja melhor fazer essas configurações de clareamento da cena via Photoshop, pela sua praticidade. Bom pessoal, gostaria de aproveitar esse tópico para tentar entender melhor o Ambient Occlusion ( AO ), procurei já algumas dicas sobre como usá-lo no sistema de busca mas não encontrei nada de muito útil. Gostaria de poder realçar mais os cantos pequenos, até onde eu sei, com o AO é possível. Mas como se usa essa técnica? Bons estudos! ;)
http://www.sfs-studio.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1173, sendo 4 membro(s) e 1169 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, Ronson, Frederico Wagner N. R., gustavovladson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.