Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
Antonio   São Paulo - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Atoon   RJ, Niterói - RJ
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

jeferwolff   Rio Negrinho - SC
Fontanetti   São Carlos - SP - SP

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Pessoal, tô com um problema sério com o Mental Ray, eu faço os trabalhos e renderizo em baixa resolução até conseguir iluminar legal, etc... deixo sempre com o FG no draft, então quando vou renderizar para valer, mesmo deixando no FG no Draft e aumentando para 200 a 300 dpi... a imagem fica muito, mas muito mais claro que os testes e acaba com meu trabalho... como se resolve isso? (obs. já estou deixando até as configurações de antialising igual nos teste e render fina, mas não resolve, clareia tudo e bastante!). Como que resolvo isso?
"gullart" disse: Pessoal, tô com um problema sério com o Mental Ray, eu faço os trabalhos e renderizo em baixa resolução até conseguir iluminar legal, etc... deixo sempre com o FG no draft, então quando vou renderizar para valer, mesmo deixando no FG no Draft e aumentando para 200 a 300 dpi... a imagem fica muito, mas muito mais claro que os testes e acaba com meu trabalho... como se resolve isso? (obs. já estou deixando até as configurações de antialising igual nos teste e render fina, mas não resolve, clareia tudo e bastante!). Como que resolvo isso?
primeiro eu gostaria de saber aonde vc esta umentando este dpi?
DEUS é maior!
no menu rendering, tem a opção print size wizard (assistant), ali vc escolhe o tamanho e a resolução da imagem em DPI. Quando vai usar para impressão, preciso ter uma resolução maior.
anymakiaco: - Se tem um renderizador que se pode fazer as coisas e controlar individualmente as mesmas he no mental ray. - Eu particularmente ja vi muitas cenas feitas com o skyportal aonde a camera estava dentro da sala e dava-se para ver uma iluminação externa tb interessante - no caso - render interna + externa de uma vez só. - Umas das coisas que vejo complicação do pessoal q vem de outros renderizadores para o mental ray he q em outros renderizadores a pessoa faz de uma maneira e qndo vem para o mental ray pensa q he da mesma forma q trabalhou no outro render... e muitas vezes não he... Mas isso he natural... No entando este problema he resolvido estudando mais a fundo a teoria por trás do renderizador. Comparo esta situação como uma pessoa q fala português e ja tem 30anos de idade e esta tentando aprender Inglês, he natural q eu va atrás de querer pronunciar as coisas em inglês como se fala em português e acaba errando... mas estudando a teoria da língua inglesa - a linguistica da coisa - logo, logo, a pronuncia saira correta... O resultado q se deseja com um renderizar e com outro pode ser feito de maneiras diferentes de trabalho. Veja bem, a equipe q idealiza um render he totalmente diferente de uma outra equipe de programação do outro fabricante... he obviu q conceitos como GI, Shadow e outros serão os mesmos... porém como se chegar no resultado esperado trocando de renderizador pode ser bem diferente a forma de trabalho. -Mas com perseverança e determinação vc tb chegará lá! -A minha dica para quem quer começar a mecher com o mental ray he q antes dê uma boa estudada na teoria dele! só então depois vá para os testes! Bom, este grupo de estudos mesmo tem várias dicas. Abraço e força a todos.
DEUS é maior!
E ai pessoal, bom após bater muito pino, consegui entender (não o suficiente pra fazer um tutorial ou algo do gênero) como funciona e como configurar o max pra trabalhar com gamma a 2,2. A única coisa que posso dizer sobre essa técnica é que a coisa e demente. É muito loco vc fazer um render no sistema padrão e a imagem sair completamente escura (como no exemplo abaixo) e com o simples fato de usar a técnica de lwf vc conseguir simplesmente clarear a cena inteira, sem mudar configurações de render, colocar mais luzes ou qualquer coisa do gênero, apénas acertando as cofigurações do max pra gamma 2,2.
Então Tiago, obrigado pela explicação, eu também quebrei a cabeça com isso e vi vários tuts, a maioria pro v-ray. Vi que pra usar no mental ray é bem mais fácil, não precisa de todas aquelas configurações do v-ray e vi a config do material editor usar o gamma lá no preferences. Entendi tudo isso e o problema comigo foi bem ai, porque quando liga essa opção que vc disse até o material editor fica lavado, as cores e as texturas, o fundo fica cinza claro em vez de cinza médio, desbota tudo igual vai desbotar no render. Ai que eu fui pesquisar e vi que os usuários de v-ray precisam corrigir todas as cores e texturas com o plug-in color correct, não é só importar a textura com o gamma certo, tem essa correção com o plug-in. Ontem eu acho que saiu uma notícia na capa da 3d1 de um plug-in que aplica o color correct em tudo automaticamente pra facilitar esse trabalho. É ai que eu não entendi. Essa textura ai no piso vc modificou o rgb level ou o output amount dela pra sair escura assim? Coloca vermelho nas paredes pra ver se fica bem vivo. Mas sem corrigir nada no output do bitmap. Eu não sei cara, os testes que eu fiz consegui bom resultado corrigindo as texturas, mas é o maior trampo.
realmente. lwf é massa. hasiuasd as minhas cenas tbm tavam ficando lavadas. ñ tenho conhecimento p/ afirmar se é mais facil ou dificil, só q sei q tava ruim. pq era falta de pratica. com o ramonzito disse.
Eu uso assim, se tá certo se tá errado....não sei e desde janeiro deste ano estou estudando esta (COISA) ...rsrs... Olha só : isso é só uma técnica, não quer dizer que esteja certo....errado....se deve ser feito asim ou assado, apenas é mais um conhecimento. Isso de Lwf é mais pra video, mas pode ser usado em still tb. Por exemplo vc pode chutar o balde de ter de usar uma sky portalna cena desse quarto aí como do tiagomed ,que teria ficado escuro se ele não soubesse dessa técnica, aí teria que colocar uma sky portal na janela. Todos (e não foram poucos - como disse estou estudando esse lance desde janeiro) os tutoriais - da internet que li cada um coloca o que quer tanto nos imputs quanto nos outputs, portanto cada um faz o que quer com o Gamma. Aumentando-se ele, ganha-se mais luz, mas pode com isso ficar tudo mais lavado mesmo, aí dependendo, se for v-ray ajusta nos controles dele de color correction, se for mental, vai nos controles de exposição dele (Mr Photographic exposure control).É pra isso que existem esses controles, pra quem trabalha dessa forma, senão,vai tudo sem exposure control e sem LWF. E pronto. O problema é que aí...........os midtones......cara o problema são os midtones....não é o LWF, o mental ray, o v-ray., o que seja, o que faz duma imagem uma grande imagem é o midtones, por isso essa estoria toda. ´Pra que não se perca os midtones da imagem, saca? Depois de um tempim, vc vai se acostumanda a setar do jeito que vc quer a imagem, pra ela ficar o mais realista possível sem ter que colocar (ômnis) pela cena. Só não quero ver a rapaziada aqui se matando pq . -Não existe uma verdade absoluta quanto a esse assunto, assim quanto a tantos outros na vida. Pelos diversos foruns internet afora tenho visto discussões tb, que não levam a nada,.....rsrs, só que só vejo os feras falando...rsrsr....gente....é só uma forma de fazer....existem outras, não precisam me copiar...rsrs... quer saber? Relaxxxa.......... :-P
Tô tentando aprender mentaray, já uso vray a um tempão e sem dúvida o mental é muito mais difícil, até para quem já sabe usar algum outro renderizador. Só que esse grupo de estudo não ajuda muito quem está começando. Tem algum outro lugar que eu possa estudar, a maior dificuldade é o tal do calculo dos photons. Alguém bem que podia fazer um "resumão" desse grupo de estudo e deixar só as coisas importantes, tirar fora as discursões que não levam a nada. Isso ajudaria muito quem está tentando aprender, porque do jeito que está (com 88 páginas) está mais atrapalhando que ajudando. Desculpem ai!
O ricardo_duarte, o Load não precisa ficar ligado, vc usa ele caso va carregar algum arquivo externo com informação de gamma.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 779, sendo 1 membro(s) e 778 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.