GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

puxa, muito legal saber isso, é tipo quando vc aumenta a sensibilidade do magic wand no photoshop, dependendo das cores ele pega mais ou menos pixels pra aplicar o antialiasing né?? Valeu a explicação!!!! Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi AAbb, tudo bem? Isso cara, é exatamante isso. Tem o mesmo funcionamento do Magic Wand do PS, mas aqui ele aumenta a sensibilidade do Anti-Aliassing. Por isso que você vê imagens boas, sem serrilhado usando apenas os valores padrões nos Samples, porque quando aumenta a sensibilidade os valores padrões são suficientes na maioria das situações. Uma coisa importante que esqueci de falar, é que o Spatial define a sensibilidade no frame, enquanto que o Temporal deve ser usado em animações, pois ele define a sensibilidade em frames adjacentes. Ainda tem o valor do Alpha, que permite definir a sensibilidade do Anti-Aliassing no canal Alpha da imagem, para não deixar serrilhado. Abração
Oi gente, tudo bem? Vou aproveitar o tópico fixo do Mental Ray para postar alguns exemplos de testes que fiz com materiais no estilo cartoon, sem usar nenhum plugin, mas é claro, renderizando com o Mental Ray. Fiz estes exemplos para o novo artigo que estou escrevendo para a Digital Designer, onde vou explicar a configuração do Mental Ray para Cartoon, os Shaders de Contour e como criar estes materiais. O artigo deve sair nas edições 74 e 75, pois teve que ser dividido em duas partes. Vejam os exemplos, sem uso de nenhum plugin. Abraços
Nossa andré, bem legal isso ae hein, nunca tentei me aprofundar em mental, oque mais me dismotivou foi o time render, talvez por não saber setar direito, e acabar exagerando em parametros desnecessários, mas gostei muito do resultado que vc consegui, se algum dia precisar de algo do genero, já sei que render ultilizar!
www.klaudin.com
puxa, tb achei super legal esses exemplos com shaders contour, o tempo de render como fica andré, aumenta muito, diminui??? há algum tempo acho que aqui mesmo foi mencionado que os desenhos novos tendem a ser feitos em 3d e depois usados shaders/renders cartoon para dar aquele aspecto caracteristico, como anda essa situação, as empresas realmente estão migrando para o formato 3d de desenho? Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
E ai galera! Andre, esse material que vc vai divulgar na DD vai ser muito bom, não só pra quem mexe com carton, mas tb pra quem trabalha com maquete eletrônica como eu. Posso criar mais uma opção de venda meu trabalho. Tenho 2 observações a fazer: 1º. Andre! Como vc aprende todas estas coisas que vc passa pra galera, tanto aqui do forum como da revista e lógico que vovê deve usar ai onde vc trabalha. 2º. Aqui onde eu moro (Porto Velho-RO), não tem a revista DD (Digital Design) nas bancas pra vender. Como posso fazer uma assinatura dela? valeu galera...
\"Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça.\"- PV 16:8 -
E ai, galera! Tenho um problema com a renderização, lembram aquela sena das mesas de vidro, estou tentando renderizar a imagem com 1.000x500 pixels, e o max tá dando problema. Ela dá a seguinte mensagem depois de fechar: Error signature Application: 3ds max Version: C076 03-09-2005 Error: Unhandled Exception Reporting details This error report includes the following: * Operating System name and version * Product name and version * Video driver name and version NOTE: Even if you don't provide your contact information, it may be present in your error files. While this information could be used to determine your identity, Discreet will not use it for this purpose. Discreet uses the data contained in the error report only to troubleshoot this problem. The error report is transmitted over a secure connection and is not used for marketing activities. For a complete description of Discreet's privacy policy, click the privacy hyperlink below. View report contents O que devo fazer se algem quizer me ajudar e dar uma olhada no arquivo entre em contato comigo... Valeu galera!!!
\"Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça.\"- PV 16:8 -
Oi gente, tudo bem? Klaudin> Realmente só depois de muita prática começa a conseguir diminuir o tempo de render sem perder qualidade, mas isso acontece em todos os renderizadores que for estudar, no início consegue o resultado desejado, mas a um custo alto de render. Na verdade, o tempo de render do Mental Ray para uma imagem estática normalmente vai ser superior ao dos renderizadores dessa nova geração, como V-Ray, Brazil Render e Final Render, mas também, não vai ter problmeas de flicker quando animar. Estes renderizadores novos conseguem bons tempos de renderização em imagens estáticas, mas se animar fica horrível, gera flickers. Esse é um dos problemas para usa-los em animação, tem que render uma sequencia para ver se está legal, porque numa imagem estática engana, já no Mental Ray, o que ver numa imagem estática é a solução de GI que será mantida por toda a animação, se não tem manchas, não vai gerar flickers. AABB> Putz cara, o melhor de tudo é o tempo de render, perto do que a gente está acostumado com GI e tal, putz, é um décimo do tempo, até menos, é super rápido, é no tempo do Scanline. Para que está estudando animação, é a melhor opção, porque renderiza tudo rapidinho e com qualidade, qualidade de cartoon, mas com qualidade, melhor do que retirar tudo que é efeito num render que era para ser foto-realístico, e ficar com aquela cara pesada de imagens da década passada. Eu tenho algumas animações que fiz com cartoon para a TV, se tiver autorização para mostrar aqui, eu coloco um vídeo em baixa qualidade para vocês verem. Sobre desenhos no estilo clásico 2D feitos em 3D, é uma realidade sim, e cada vez cresce mais, inclusive, eu começo meu artigo sobre cartoon na Digital Designer 74, que deve estar em junho nas bancas, falando sobre isso, que os desenhos 2D estão começando a ser realizados em 3D, porque é mais fácil de animar e permite movimentações impensáveis para 2D. Mgargiulo> Realmente, essa técnica pode ser muito usada em arquitetura, essa é uma opção que eu sinto falta no V-Ray, e ele é muito usado na área arquitetônica, é o único render dessa geração que não tem opções próprias para gerar Cartoon, seria interessante que a Chaos implementasse isso. O melhor de tudo é o tempo de render, usando essa técnica pode até fazer animações para clientes, porque vai ser super rápido, nem se compara a renderizar com GI e tudo mais. Sobre suas dúvidas: 1- Eu aprendo sozinho, conversando com amigos, lendo Help, lendo tutoriais na net, estudando o programa. Uso o 3D Studio a quase 10 anos, desde quando era na plataforma DOS, e mesmo assim, toda semana eu estudo o programa, chego em casa a noite e quando sobra qualquer tempinho eu abro o 3ds max, tento me aperfeiçoar em diversos aspectos dele, principalmente nas partes que domino menos. Toda nova versão eu passo semanas estudando todas as novidades. Conhecer o programa de ponta a ponta não é difícil, o difícil é se manter sempre assim, porque cada versão evolui absurdamente em relação a anterior. Nunca fiz curso de Max, e só li um livro na versão 2.5, mas como já sabia o que estava lá, nem li outros, a net é muito mais farta. 2- Mesmo em cidades grandes é difícil achar a DD, porque 3D é um mercado muito restrito ainda. A melhor opção é assinar, assim vai sempre receber direto na sua casa pelo correio sem problemas, more onde morar. Não são apenas os meus artigos que são bons não, tem muitos artigos interessantes, por exemplo, na edição passada o Rafael Braga explicou como fazer Rigging de coluna vertebral, entre muitos outros artigos interessantes. Sobre a sua segunda mensagem. Quanto você tem de RAM, precisa de RAM para renderizar grande. Você precisa ajustar os recursos usados na cena para diminuir a necessidade de RAM. Se estiver usando Displacement, com certeza absoluta é ele, o Displacement do Mental Ray é maravilhoso, mas come uma RAM lascada. Se está usando Area Lights, tenta desabilitar para ver se para o erro. Veja as configurações de Photons e FG, se não estão muito altas. Veja se não está criando algum material errado, usando coisas que o Mental Ray não aceita. Abraços
legal saber que os trempos de render fica pequenos, nao sei se estou falando besteira, mas parece que o material ink n paint do max deixava o render mais pesado né? aí nao tem vantagem, renderizar cartoon no tempo de fotorrealistico é ruim né? se der pra postar os videos seria legal, assim o pessoal poderia ver como é. no 2d o que pega muito tb é a camera né? como distorcer corretamente a perspectiva com produtividade num ambiente 2d, é complicado, a´lém de muitas outras coisas qeu sao afetadas. um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Eheee povo! Entrei pro time do Mental Ray hehe Comecei a fuçar nele ontem. Li o tutorial do André aqui, o que esclareceu muita coisa, mas mesmo assim surgem algumas dúvidas básicas. E por isso estou pedindo ajuda aos amigos do forum. Vamo lá: 1ª-No campo de edição da luz de uma cena, temos o tópico "mental Ray Indirect Ilumination. Qual é a diferença entre setar os parâmetros de Energy, Caustics Photon e GI Photon, e Na janela de render, na aba"Indirect Ilumination", a última opção, chamada "Global Light Properties" ,que possuem os mesmos parâmetros de Energy, Caustic e GI photons ?? 2ª Quando utilizamos o render Scanline, temos q usar o raciocnio de como e onde a luz irá incidir, rebater, refletir, etc e criar diversas luzes para criar o efeito de GI. Já no mental ray, que é um render com GI, a lógica seria utilizar uma única luz, que faria todo o papel na cena (no caso da cena estar sendo iluminada com luz solar. A afirmativa procede? Ou ainda devemos pensar como utilizando Scanline, criando algumas luzes que ajudem a criar o efeito de GI? 3ª Ontem comecei a fazer um teste em uma cena com o MR, e surgiram alguns problemas, como áreas que eram para ser de sombras, sendo iluminadas ilogicamente, e sombras esquisitas como a do rodapé. Falta de reflexo no piso, apesar de ter aplicado Raytrace em reflection. A cena está sendo iluminada com uma única omni que vem de fora do apartamento. Config da cena: 1 luz omni-sombra Raytraced, multiplyer em 1,0 , mental ray indirect ilumination-->Energy=1000, GI Photon=1000 Janela de render: ______________Indirect illumination:______________________________Photon=500_____radius=10m ______________Photons(Caustic&GI): ______________________________Samples=1000 ______________Final Gather:________________________Samples=200 ______________Global Light Properties: ________________________________Energy=18 ________________________________Dacay=1,0 ________________________________GI Photons=800 Aí vai a imagem do teste: Pessoal, eu sei que é muita dúvida para um post só, mas fico muito grato se alguém puder respondê-las
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 381, sendo 3 membro(s) e 378 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Daniel Monteiro, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.