Oi gente, tudo bem?
Klaudin>
Realmente só depois de muita prática começa a conseguir diminuir o tempo de render sem perder qualidade, mas isso acontece em todos os renderizadores que for estudar, no início consegue o resultado desejado, mas a um custo alto de render.
Na verdade, o tempo de render do Mental Ray para uma imagem estática normalmente vai ser superior ao dos renderizadores dessa nova geração, como V-Ray, Brazil Render e Final Render, mas também, não vai ter problmeas de flicker quando animar.
Estes renderizadores novos conseguem bons tempos de renderização em imagens estáticas, mas se animar fica horrível, gera flickers.
Esse é um dos problemas para usa-los em animação, tem que render uma sequencia para ver se está legal, porque numa imagem estática engana, já no Mental Ray, o que ver numa imagem estática é a solução de GI que será mantida por toda a animação, se não tem manchas, não vai gerar flickers.
AABB>
Putz cara, o melhor de tudo é o tempo de render, perto do que a gente está acostumado com GI e tal, putz, é um décimo do tempo, até menos, é super rápido, é no tempo do Scanline.
Para que está estudando animação, é a melhor opção, porque renderiza tudo rapidinho e com qualidade, qualidade de cartoon, mas com qualidade, melhor do que retirar tudo que é efeito num render que era para ser foto-realístico, e ficar com aquela cara pesada de imagens da década passada.
Eu tenho algumas animações que fiz com cartoon para a TV, se tiver autorização para mostrar aqui, eu coloco um vídeo em baixa qualidade para vocês verem.
Sobre desenhos no estilo clásico 2D feitos em 3D, é uma realidade sim, e cada vez cresce mais, inclusive, eu começo meu artigo sobre cartoon na Digital Designer 74, que deve estar em junho nas bancas, falando sobre isso, que os desenhos 2D estão começando a ser realizados em 3D, porque é mais fácil de animar e permite movimentações impensáveis para 2D.
Mgargiulo>
Realmente, essa técnica pode ser muito usada em arquitetura, essa é uma opção que eu sinto falta no V-Ray, e ele é muito usado na área arquitetônica, é o único render dessa geração que não tem opções próprias para gerar Cartoon, seria interessante que a Chaos implementasse isso.
O melhor de tudo é o tempo de render, usando essa técnica pode até fazer animações para clientes, porque vai ser super rápido, nem se compara a renderizar com GI e tudo mais.
Sobre suas dúvidas:
1- Eu aprendo sozinho, conversando com amigos, lendo Help, lendo tutoriais na net, estudando o programa.
Uso o 3D Studio a quase 10 anos, desde quando era na plataforma DOS, e mesmo assim, toda semana eu estudo o programa, chego em casa a noite e quando sobra qualquer tempinho eu abro o 3ds max, tento me aperfeiçoar em diversos aspectos dele, principalmente nas partes que domino menos.
Toda nova versão eu passo semanas estudando todas as novidades.
Conhecer o programa de ponta a ponta não é difícil, o difícil é se manter sempre assim, porque cada versão evolui absurdamente em relação a anterior.
Nunca fiz curso de Max, e só li um livro na versão 2.5, mas como já sabia o que estava lá, nem li outros, a net é muito mais farta.
2- Mesmo em cidades grandes é difícil achar a DD, porque 3D é um mercado muito restrito ainda. A melhor opção é assinar, assim vai sempre receber direto na sua casa pelo correio sem problemas, more onde morar.
Não são apenas os meus artigos que são bons não, tem muitos artigos interessantes, por exemplo, na edição passada o Rafael Braga explicou como fazer Rigging de coluna vertebral, entre muitos outros artigos interessantes.
Sobre a sua segunda mensagem.
Quanto você tem de RAM, precisa de RAM para renderizar grande.
Você precisa ajustar os recursos usados na cena para diminuir a necessidade de RAM.
Se estiver usando Displacement, com certeza absoluta é ele, o Displacement do Mental Ray é maravilhoso, mas come uma RAM lascada.
Se está usando Area Lights, tenta desabilitar para ver se para o erro.
Veja as configurações de Photons e FG, se não estão muito altas.
Veja se não está criando algum material errado, usando coisas que o Mental Ray não aceita.
Abraços