Oi gente, tudo bem?
AABB>
Por coincidência, eu falo sobre este assunto no artigo que deve sair na edição 74 da Digital Designer, atualmente está na edição 72.
Uma das coisas que eu falo, é sobre o tempo de render, se usar o Ink Paint no render padrão fica demorado, mas se usar o Ink Paint no Mental Ray, cai para um terço na mesma cena.
Quando o Mental Ray traduz a cena para ele, passa as atribuições do contorno do Ink Paint para os Shaders de Contour do Mental Ray, renderizando muito mais rápido.
Agora, usando apenas os Shaders de Contour do Mental Ray, você pode aplicar contorno em qualquer material, não só no Ink Paint.
Ai as possibilidades se apliam muito.
Alberto>
O tutorial que tem na Três D1 sobre o Mental Ray foi feito logo que saiu a conexão para ele, no 3ds max 3, nem me lembro mas das diferenças entre aquele sistema e o atual, mas é completamente outro. Muda muita coisa, não dá para se basear naquele tutorial, pode até dar uma referência, mas é outro programa.
As suas perguntas podem parecer simples, mas daria para escrever muitas páginas.
Este assunto é exatamente o que eu expliquei nos artigos publicados nas edições 68, 69 e 70 da Digital Designer.
Para você ver como tem coisa envolvida, foi necessário 3 edições da revista, ocupando 4 páginas cada uma para explicar a ação destes parâmetros.
O que estão nestes parâmetros são as coisas mais importantes de tudo, é o que deve ser estudado em primeiro lugar no Mental Ray, é a base de tudo.
Mas, apenas respondendo especificamente a sua pergunta, os itens no menu das luzes são locais, afetam aquela luz apenas, e os parâmetros na janela Indirect Illumination são Globais, ou seja, afetam todas as luzes.
Sobre a questão das luzes, essa é uma boa pergunta.
É verdade que usando um sistema de GI, pode fazer uma luz virtual se comportar igual uma luz real, sem a necessidade de aplicar outras luzes na cena para ajudar na simulação da ação de uma única luz real.
Mas é por isso que falo que é muito importante primeiro conhecer as técnicas de iluminação no render padrão, que não tem GI, e a sua pergunta só poderia ser feita por quem conhece pelo menos parte dessas técnicas.
Apesar de poder simular uma luz real com uma única luz virtual, vai necessitar de muito mais precisão na slução da iluminação, então, se mesclar as técnicas, lançando mão de uma ou mais luzes para ajudar a simulação da iluminação, vai conseguir o mesmo resultado com um tempo bem menor de render.
Essa realmente é uma pergunta muito interessante e importante.
Agora, a terceira pergunta, é o que te respondi na primeira, para explicar isso teria que escrever muitas páginas, e é justamente o que está explicado nas edições da Digital Designer que citei.
Essas iluminações estranhas que está falando que apareceram, são os Photons, as partículas de luz, que não estão suavizadas adequadamente para deixar a iluminação homogênia.
Para isso depende dos ajustes de todos os parâmetros relacionados com o GI e o FG na janela Indirect Illumination, que é o que eu explico nos artigos.
Essas áreas em 90 graus, como o encontro das paredes, refletem mais Photons entre si, porque estão próximas, e isso cria uma leve iluminação mesmo, isso que é a radiosidade, isso que torna a cena realística, mas precisa ser ajustada corretamente.
Eu posso te falar uma configuração que com certeza daria certo, só que a um custo muito alto de render, tem que encontrar a solução melhor para a sua cena.
Tente aumentar a quantidade de Photons, diminuir o Raio deles, aumentar os Samples de GI, aumentar os Samples do Final Gather e deiminuir o Radius Max e Min do Final Gather.
É basicamente ajustando estes parâmetros que você resolve a solução de iluminação da cena.
Dbatista>
Que eu saiba não é bug nenhum, é uma questão de qual SSS você está usando, se for um Material, como o SSS Fast Skin por exemplo, não dá mesmo, porque é um Material.
Agora, o Shader SSS Physical que é usado como Mapa, ai sim pode aplicar um Multi/Sub-Object, porque foi feito para composição, pode usar em Multi/Sub-Object com o Material To Shader no Surface.
Só que esse SSS é chato de configurar e demorado pacas.
Mas se descobrir alguma coisa a respeito disso nos fóruns internacionais, ou se eu estiver errado na minha afirmação, por favor, posta aqui o que encontrar.
Abraços