Oi gente, tudo bem?
Zulmar>
Nenhum objeto emite Photons iniciais para o Photon Map, só usando o Final Gather que materiais como Glow funcionam.
No caso do Photon Map, sempre vai ter que ter uma luz na cena, para poder emitir os Photons iniciais para o cálculo do GI, ai sim os Photons dos materiais que tiverem Shaders controlando o Slot Photons vão entrar em ação.
Mesmo que tenha um material com o Glow no Surface, sem a definição dele no Photons, não vai gerar Photons.
Quanto a questão das pastilhas, não tem segredo, é da mesma forma que se faz o mesmo material no render padrão do 3ds max.
Controlando o Specular Level e o Glossines com um mapa de textura em tons de cinza.
Zulmar e AABB>
Com relação aos pontos pretos, é simples.
Com certeza absoluta estão usando algum mapa que não é compatível com o Mental Ray, ou estão usando de forma que ele não aceita.
Um exemplo.
Se colocar um Falloff no Reflection e um Ray Trace dentro de cada canal do Falloff, como é comum fazer no render padrão, vai dar esse defeito dos pontos pretos, as vezes ficam grandes áreas pretas e serrilhadas.
O Mental Ray não aceita isso, só um Ray Trace pode, dois não.
Ai é melhor usar o Material RayTrace com um Falloff no Reflection.
Com certeza estão usando um material assim ou com problema semelhante, isso gera os pontos pretos.
Daniel>
Agradeço muito pela sua mensagem.
Fico feliz de saber que os artigos na DD e as respostas aqui estão ajudando você a conhecer melhor o Mental Ray.
É um puta render, o melhor que usei até hoje, gosto muito dele.
Ainda é um assunto muito restrito, mas logo vai estar mais popular.
Sobre suas dúvidas, a da persiana com certeza absoluta é o Min Radius muito grande no FG. Objetos detalhados na cena pedem raios menores no FG.
Se resto está bom e a persiana ruim, diminui o Min Radius do FG.
Agora, sobre os parâmetros que passou, não adianta, não dá nem para ter idéia, porque depende da escala da cena, depende do tamanho dos objetos e dos detalhes da cena, essa configuração pode ser ótima para uma cena e péssima para outra. Não tem uma configuração padrão boa, se tivesse o pessoal da Discreet tinham feito presets.
Se pegar aquele Script MR prime, ele tenta fazer configurações com preset, mas só fica bom as vezes, em outras vezes fica ruim, porque se a cena é muito pequena ou muito grande para o "mundo" do Max, o MR prime não acerta nem a pau. Só com coisas no tamanho do mundo padrão que ele consegue melhores resultados.
Agora, posso te falar com certeza absoluta que não vai dar nada certo se as unidades estiverem como disse, parte em m e outra parte em polegadas.
A solução de iluminação terá diversos problemas insolúveis e vai acontecer coisas bizarras no render. Deixe sempre nas mesmas unidades, de preferências as padrões do Max e com o mundo no tamanho padrão, aumente as coisas, é melhor e mais fácil do que manter em escala real, a não ser que vá usar luzes Photometrics.
Abraços