Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
new   Belo Horizonte - MG
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Vimukta   Presidente Prudente - SP
Cestari   São Paulo - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

8) hijack, parabéns pela explicação! obrigado por tudo! -Qnto aquele material GLASS q não funcionou, acho q uma pessoa mais experiente pode indicar a saída do problema! -Mas acho q tem haver com a informação de como o MR deve tratar os photons (luz) para gerar este efeito utilizando o material GLASS e matte/shadow juntos, acho q deve ser informada no material, em algun lugar, colocando algun shader para controlar esse efeito! abraços e obrigado
DEUS é maior!
"hijack" disse: Descobri, o parametro color nao funciona com o Matte/Shadow....
8) vc usou o material Glass neste exemplo? e o caustic do MR ta abilitado?
DEUS é maior!
8) para este tipo de sombra ficar borrada, necesariamente eu tenho q esta usando uma luz "área"? ou se eu utilizar uma "luz normal" como uma spot (desabilitada a geração de area light)... mesmo assim eu ainda consigo gerar sombra borrada? ajustando apenas o "sample range" e "samples"? :?: .. se a resposta for sim então eu consigo gerar um especie de FAKE de area light, com uma luz sem esta abilitada a area light? :oops: tomara q tenham entendido as minhas perguntas e q elas tenham sido interessantes o suficiente para alguém responde-las!
DEUS é maior!
"hijack" disse: Map Size = É a qualidade da sombra, tente usar sempre potencias de 2 para esse valor, tipo 256, 512, 1024, 2048, 4192...
- O último número desta sequencia deve ser 4096, pois seria 2 elevado a 12 igual a 4096 mais uma vez obrigado senhor hijack e se alguém pedir eu agaradeço novamente :P ... É pq tava penando demais para saber utilizar estes parametros do "Mental Ray Shadow Map". abraços e até mais!
DEUS é maior!
Bom, vamos por partes, como diria Jack, O Estripador. O Material Glass que eu disse, é o Glass Physical Phen, do Mental Ray, o unico parametro que não funcionou foi o Transparent Shadow com esse material, pelo menos nos meus testes, que não foram muitos. Matte/Shadow tem uns probleminhas com alguns recursos do MR, mas acho que futuramente serao corrigidos, problemas com GI, Caustics, Sombra do IES Skylight usando FG, entao infelizmente, para varios casos esses recurso ainda nao pode ser usado, eu acho, pelo menos eu nao consegui fazer funcionar. Quando habilitei caustics para testar, a sombra novamente ficou toda preta, e o transparent nao funcionou, a principio ele nao funciona com caustics, também não tentei resolver, mas vou ver se é possivel, acho que era culpa do MAtte mesmo. Cara, pode ser com omni, SunLight, photometrica, spot, direct, na verdade a sombra borrada aparece quando vc defini no tipo de shadow a ser usado o MR Shadow Map. É verdade, é que na verdade eu mais ou menos faço de cabeça os multiplos, e eu confundi com o 8192, hehehehe.
"hijack" disse: Cara, pode ser com omni, SunLight, photometrica, spot, direct, na verdade a sombra borrada aparece quando vc defini no tipo de shadow a ser usado o MR Shadow Map.
não entendi esta parte?!?! vc escolhe o tipo de sombra? nos seus testes vc num ta usando o "Mental Ray Shadow Map" em shadows?
DEUS é maior!
sim, eu uso o MR Shadow Map no shadown, e a luz foi uma spot, mas poderia ter sido uma omni, ou uma photometrica, ou uma sunlight, ou uma direct.
"hijack" disse: Merge Dist - É a distancia minima entre duas superficies distintas, se esse valor for maior do que a distancia efetiva, ele vai considerar como sendo 1 material apenas. O padrao é Zero, porem com esse numero o render sera mais lento e tera a qualidade maior, aumentando esse padrao vc defini especificamente a distancia e tera um render mais rapido, mas se errar, a qualidade será pior.
8) 2)_Este parametro eu ainda num entendi! principalmente o q é essa "distancia efetiva"? obs2.: -Se puder dar um exemplo eu acho q entenderia melhor?!? se num for pedir demais :oops: abraços
DEUS é maior!
Cara, so funciona com objetos translucidos mesmos. Acho que o que vc esta querendo fazer seria com o GI mesmo. Sobre o Merge Dist, por exemplo, na minha imagem tem uma esfera dentro da outra, se eu colocar exatamete a distancia entre as esferas, eu terei um tempo de render mais baixo, mas caso eu erre esse calculo, e coloque uma distancia maior, aparece apenas uma sombra, a maior, e nao as 2, mas se eu colocar uma distancia menor nao tera problemas, apenas o tempo de render sera maior, por isso o default é zero, pq zero vai funcionar certamente, porem o tempo de render sera maior. Se eu tivesse 3 esferas, uma dentro da outra, teria q colocar a menor distancia entre elas, digamos que a distancia entre a esfera q esta bem no centro para a que esta no intermediario seja 2, e a distancia entre o intermediario e o mais externo seja 5, o valor mais seguro para se colocar eh 1,9 pq eh a menor distancia q existe entre eles. O MR possui zilhoes de parametros para otimizar o render, e esse é um deles, uma sombra bem calculada, pode poupar muito o tempo do render.
8) qual destas distancias vc se refere hijack? (a) (b) (c) obs1.: -Ta parecendo um vestibualar! :) (risos) obs2.: acho q esta distancia "c" não tem cabimento de existir?!? :? ja q se trata apenas de 2 esferas concentricas, mas em todo caso...
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138554

Últimos membros registrados: gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 642, sendo 3 membro(s) e 639 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, CNC, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.