Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bruno nazion   Piripiri-PI
woshngton   Guarulhos - SP - SP
Ale   Joinville SC - AC
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

Menezes Neto   Campina Grande - PB
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP
guiguiluiz   Goiânia - GO
candido3d   Rio de Janeiro, Brasil - RJ

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

lance de grama com fur acho que ja foi, falta só eu descobrir pq com units (meters,meters)MR e fg ligados , e num tamanho proporcional gera aquelas manchas e pq não consigo nesses parametros colocar pro capim ficar bem variadin sem gerar mechas.
"Ricmage" disse: Caio, sempre fuço antes de perguntar, agora quando de mexe , se procura e naum se sabe como resolver, se pergunta mesmo, e este forum é pra isso certo?!? Sempre que vejo alguma duvida aqui, que sei a solução e ainda não responderam, ou mesmo que responderam mas eu tenho outra idéia, tando com um tempim sempre tento ajudar. Testei as configurações que vc me deu a dica: ficou assim: Zulmar, tinha vista esse tuto da Lumiere já, e aliais tinha feito por ele; como disseram aí, realmente ele cria umas mechas tb, mas a frequência delas é muito grande e ja de bom resultado. agora no meu arquivo em meters units meters não consegui colocar pra ficar as mechas(com a variação alta de uma capim pro outro próximo) assim tão pequenas e mais parecidas com capim. iv1xii: ja tinha tentado tb o preset grass que vem no fur deu na mesma. Oq consegui fazer para deixar cada capim bem variado sua rotação sem ser em ramos criando mexas, foi fazendo com a units padrão do max( generic units, inches ), e em terreno pequenos, depois vou tentar em um terreno maior, mas não acredito que o fur só consiga usar todas suas possibilidades(variação sem criar mexas) se for em um certo tamanho e em certa unidade de medida, meio estranho para algo profissional como eles são, Não estou criticando só analisando!!. e posso tb não ter achado a maneira certa de fazer em outras unidades e tamanhos apesar de ter tentado um bucado. ...e alguém aí testou criar um fur com MRprim nas suas configurações de no effects e FG ligado pra ver se cria aquelas manchas aí tb igual ta acontecendo aqui?? na escala padrão do max e em meters, units meters tamanho q usei aqui?? té mais galera! Ricmage
8) tudo tem seu lado bom! basta vc saber acha-lo! * vja q vc ja sabe fazer grama manchada de óleo queimado! :) - alguem sabe o endereço do fabricante do Hair and Furr? deve ter uns tutoriais por lá!
DEUS é maior!
Ricmage: Cara, será que você num tá fazendo um plane muito grande, sei lá, deve ser problema com scala dos objetos mesmo, pq eu só abro o max fiz um plane quadrado do tamanho dakele grid padrão q tem na viewport pespectiva (140x140) e colokei FG e deu tudo certin, deve ser isso, pq além das manchas a grama aí ficou toda cheia de ondulações e talz, não sei te explicar pq isso ocorre pq talvez o seu max ja esteja configurado de forma diferente do meu, eu ja mudei o units setup todo p/ fikar mais confortavel p/ minha pobre mente, se não for problema com unidades realmente eu não saberia explicar qual o problema... Zulmar: Como eu faço p/ colokar o arkivo aki p/ ser baxado? na minha opinião um totorial seria até interessante, mais como eu ja disse o meu unit setup tá todo mudado, talvez oq eu faço aki não saia igual no max de todo mundo, mais mesmo assim se vc achar que devo assim mesmo eu passo só as noções básicas do que eu fiz na grama, mais seria bom passar o arquivo mesmo... é no mesmo lance que koloka as figuras? Buffer e MRprim e Geometria são as opções q vc pode escolher lá no menu "Render> efects" p/ escolher o tipo "sei lá o nome" que a grama será renderizada. Galera, espero estar ajudando... flw e vo tentar mandar o arquivo aki, se não tivé aí é pq num descobri ainda o jeito, rsrsrs :-P
Só p/ fazer uma observação... é engraçado como tá diferente a sua grama cara, mesmo mudando aki tudo não consegui fazer uma desse jeito, juro cara, isso é bem estranho... :( O jeito é ir tentando aki até achar o porque, VAMOS DESCOBRIR ISSO!! agora ja virou questão pessoal p/ mim pq essa sua grama com fur tá tão estranha, na minha opinião o fur é que faz a grama mais manera, mais aí tá muito diferente do que acontece aki... :( ... Olha, qq coisa me adicionem no msn pq eu to no max dia e noite, só saio p/ malhar e namorar... :D , mais qd eu to lá, vai ser um prazer discutir isso e muito mais, eu gosto d ajudar, e é ensinando que a gente aprende p/ valer mesmo!! UEBA!!! :-P
Ricmage!! Cara, vc tá usando MR prim p/ renderizar a grama né, pq eu fiz um teste aki com Buffer e fikou uma bela P..., só fika bom com FG e GI se tivé fazendo com MR prim, de boa mesmo, nem adianta tentar fazer grama com Buffer q a sombra fika toda errada e a grama fika CHEIA DE MANCHAS, espero que seja isso, pq aí fika tudo resolvido!! uhueiehuieheiheiueuie Então, é só ir em " Rendering> Effects" e escolher Hair and fur e colokar em Hair rendering options MR prim, cara a diferença é gritante, eu até hj só usei MR prim com o Mental Ray pq renderiza mais rapido, mais além de mais rápido fikou beeem melhor!!!! agora quanto ao problema das ondas e mechas tenta fuçar nas configurações d unidade e dá scale na grama, algo do tipo e divida o Plane em vários segmentos p/ dividir melhor a grama pelo plane, RUMO ao SUCESSO!!! VLW FUIZ-ME!! OBS: desculpem se transformei o grupo de estudos do Mental Ray em grupo de estudos do Hair and fur... :oops:
"Caio Lamas" disse: OBS: desculpem se transformei o grupo de estudos do Mental Ray em grupo de estudos do Hair and fur... :oops:
8) que nada cara! lembre-se que estamos renderizando com o Mental Ray! ainda estamos dentro da regra do grupo! :P errado seria a gente esta falando do furr do V-ray por exemplo... risos... :P
DEUS é maior!
Olha, depois de alguns testes aki, eu cheguei a conclusão d q o problema do ricmage devem ser o radius do FG e se tivé usando o GI tb pode ser o n° de fotons, só póde, as manchas não apareceram aki até eu ter q usar uma " grade enorme de concreto" em cima da grama p/ fz sombra, parecido com oq o ricmage fez, não fikou manxa fora da sombra, mais dentro dela teve algumas manxas indesejadas mesmo... acho q a solução desse problema pode ser aumentar o n° de samples e diminuí-los, se não for então eu paro de mexer com HAir and Fur e passo a usar Partículas p/ fz grama!! :oops:
"Ricmage" disse: Testei as configurações que vc me deu a dica: ficou assim: Ricmage
8) faz esta tentativa que eu vou dizer agora: 1)_ Muda o "mode" da sombra* de "simple" para "Segments". Obs.: O tempo de render aumentará no entanto teremos uma melhor precisão no cálculo da sombra. Li em algum lugar que o tempo de render aumenta em torno de +/- 10%, podendo aumentar, dependendo tb dos tipos de materiais e efeitos q estará usando na cena. *ver figura abaixo. 2)_ Mude para este "Unit Setup": http://www.lua4.com/imagem_forum/units.jpg 3)_ Não deixe selecionado o Objeto q vc aplicou o "Hair and furr" no momento da renderização! por preocação... descelecione todos os objetos e so assim mande renderizar! 8) Agora é fazer os testes para ver os resultados! Boa Sorte! :)
DEUS é maior!
"Caio Lamas" disse:
8) esta tua cena aqui em casa usando Shadow map como vc disse... renderizei em 2min42seg e a sombra se comportou da forma como aparece na sua imagem acima... obs.: mas como o André ja tinha falado que o Mental Ray trabalha melhor com sombras do tipo "Ray Traced Shadows" eu troquei a sombra da spot para este tipo. renderizei a cena e me apresentou o resultado abaixo, renderizou normalmente, não gerou nenhum problema q vc disse q estava acontecendo com vc... agora a "cara - tonalidade" da cena ficou totalmente diferente da q foi renderizada com sombra do tipo "Shadow Map" :00: :.... simmm o tempo de render foi 3min04seg.
DEUS é maior!
Zulmar: você pode observar que os objetos não estão projetando sombra sobre a grama também. muda a posição da luz aí p/ ver se gera sombra ou não sobre a grama, se gerar então eu tenho que mudar alguma coisa aki. :-P aliás, complementando aki, vc pode perceber q até a grama não tá fz sombra tão bem sobre sí mesma, e fikou igual mesmo? pq na verdade a cena renderizada tá um poko diferente do arquivo pq eu mudei algumas coisas p/ renderizar e eskeci de salvar na ocasião :oops: , mais vo fz testes aki com raytraced tb!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711159.

Total de membros registrados: 138662

Últimos membros registrados: cardilax, GoliathXL10, manyoloimprovements, NowSlimHohleDerLowenPreis, herbtop, Justinpoulsen, Fameni026, Eleanorbluese.

Usuário(s) on-line na última hora: 279, sendo 4 membro(s) e 275 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GoliathXL10, cardilax, flavia, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.