Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gblimeira   Limeira-SP
new   Belo Horizonte - MG
RSFX   São Paulo
Alexmen   Fortaleza - CE

Portfólios Ver Mais

Alef Rodrigues   Marília - SP - SP
Marcos Fernandes 3d   João Pessoa-PB - PB
Beri   RJ, Rio de janeiro - RJ
minucelli   São Jose do Rio Preto-SP - SP

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Oi. eu sou um usuário passivo desse fórum ( rs ) PQ TUDO Q EU TENHO DÚVIDA EU PESQUISO BASTANTE antes d fazer qq tópico, e nunca precisei fazer eu mesmo uma pergunta graças à boa vontade dos usuários desse fórum, e nunca respondi pq eu nunca soube a resposta de nada antes de que alguém ja tivesse dado uma resposta antes ( talvez melhor, talvez não ), mais d qq forma, como eu estou tendo mais tempo atualmente para mexer no max eu vo aproveitar para estar mais presente aki no fórum. espero poder ajudar. :-P Ricmage: Quanto a deixar os fios mais bagunçados sem ficar parecendo "mechas" de grama, eu fiz uns testes aki e sugiro que vc deixe o kink no zero em tudo ( o kink deixa o cabelo crespo e nada mais), então aumente os valores de Rand scale para algo perto de 60% ou 70% dependendo de que resultado espera obter. Agora a parte mais importante o FRIZZ, é ele que deixa a grama "frizada" ou seja, bagunçada, sugiro que use uma configuração parecida com isso abaixo: Frizz root : 30 frizz tip: 130 ( padrão ) frizz x freq : 50 frizz y freq : 50 friz z freq : 100 se ficar bagunçada demais vai abaixando os valores dos 3 ultimos parametros aí q eu colokei, os outros 2 deixe por isso mesmo. mais lembra que o frizz é q faz oq vc quer, zere por completo o kink, se mesmo assim a grama ficar parecendo mexa faça os fios ficarem mais finos e aumente o número de fios de acordo com oq vc quizer. eu acho q é só isso, ah, coloke também uma cor um poco mais amarelada e acinzentada que a grama no mutant color, mais não exagere. Espero ter ajudado com isso, quanto ao resto eu acho q não saberia resolver, na verdade grama mesmo tem algumas areas mais escuras e outras mais claras ( a não ser akelas gramas altamente de cinema nesses campos de golfe norte americano) mais nada comparado às manchas na sua grama aí, eu diria que isso é mato na verdade e não grama :-P euheuheiue, to zuano. flw agora ja chega de escrever. Fuiz-me!
Zulmar: PF source é o tal do Particle flow ( se não me engano) realmente é mt booom, abre uma gama enorme de novas possibilidades no max p/ fazer efeitos de vários tipos com Partículas que podem no caso da grama ser geometrias criadas por vc. mais p/ fazer grama eu ainda acho melhor o Hair and fur, é mais prático, o resultado pode ser melhor e gasta muito menos ram, em makinas mais frakas eu sugiro que nem tente fz grama lá. hehehhehe Cara no site da Red pixel tem um tutorial bom sobre criação de cabelos com o PF source. vlw, fuiz-me mesmo!!!!
Oi pessoal! Oi caio, fui la agora e vi esse tutorial ai, muito bom mesmo. Zulmar, passa la e da uma olhada, axo q ele vai tirar suas duvidas basicas sobre o PF source. La como disse nosso amiga em cima o PF source e um sistema de particulas, onde vc pode distribuir uma geometria sobre uma superficie, a diferença dele e q em minh opniao vc tem mais controle sobre a movimentaçao, posiçao, rotaçao....bla,bla,bla, ... mas possoa ser q eu esteja falando isso pq eu ja estou acostumado com ele, e o fur pode fazer isso tudo tambem so q eu ano tenho dominio sobre ele. abraço... bons estudos!
"Ricmage" disse: POXA, alguém aqui pode dizer como fazer grama com o FUR do Max 8?!!?!?!?!?!?!
8) este link é interessante: http://www.lemiere.com/html/tutorials/Grass/render_grass.html :) depois vem aqui postar os resultados e comenta algo sobre a tecnica adotada e se usou FG e/ou GI! boa sorte!
DEUS é maior!
8) Caio Lamas e iv1xii: ja tinha ate visto este tutorial la na redpixel... risos... :P ... mas fazia tanto tempo q nem lembrava, mas valeu a dica ai! sim.. para quem quer cabelo com o "Hair and Furr" acho q este serve... mas esta mais parecido com uma JUBA... kakakakkkk :P :D : http://www.3d-station.com/pages/tutorials/tutorial.php?id=148&page=1
DEUS é maior!
Não importa o método que vai usar, o importante é se divertir :D hehehe E claro, o resultado final tb eh importante :-P Flw galera, vou tentar entrar mais no fórum e postar coisas aki no grupo de estudo mais relacionada diretamente ao Mental Ray... mais é isso aÊ FUIZ-ME!! Esse tuto aí no lemiere.com é bom, mais veja que o resultado final ficou um poco parecido com oq NÃO queremos, parecem mechas de grama... vo eu mesmo fazer um teste aki e mostrar que pode ficar melhor... vo fazer com GI e FG tb p/ ver se fica bacana. dpois eu posto. flw
Tá aí oh!! parece que não ficou uma grama 100%, mais na minha opinião ta melhor doq akela do tutorial, e eu usei as configurações que citei num comentario acima, bem, eu usei uma skylight p/ fz iluminação externa e uma Spot com shadow map pq aki o meu hair and fur só faz se for assim, renderizei no Mental Ray com final gather apenas com 100 samples, dá p/ ver q mesmo só com o final gather as gramas participaram dos calculos a ponto de dexar o box branco meio verde, isso é bem legal!! ah, não testei fazer a grama com buffer, foi co MR primitiva mesmo!! a cor da grama eu kolokei um mapa noise p/ dar akelas manchas mais escuras um poko q toda a grama natural tem. FUIZ-mE!!
Só mais uma coisa, seria legal aproveitar esse lance das gramas e a galera começar a testar o GI e FG e Mental Ray com outros efeitos no max, p/ ver se funciona td direitinho, a grama ja ví q funcionou bem, mais será que tudo é viável??? testem cabelos longos e geometrias no lugar dos pelos com GI, aposto que alguma coisa vai dar pau, ainda mais pq eh mt ruim fazer cabelo longo com MRprimitive, então, oq acham? :D
Caio, sempre fuço antes de perguntar, agora quando de mexe , se procura e naum se sabe como resolver, se pergunta mesmo, e este forum é pra isso certo?!? Sempre que vejo alguma duvida aqui, que sei a solução e ainda não responderam, ou mesmo que responderam mas eu tenho outra idéia, tando com um tempim sempre tento ajudar. Testei as configurações que vc me deu a dica: ficou assim: Zulmar, tinha vista esse tuto da Lumiere já, e aliais tinha feito por ele; como disseram aí, realmente ele cria umas mechas tb, mas a frequência delas é muito grande e ja de bom resultado. agora no meu arquivo em meters units meters não consegui colocar pra ficar as mechas(com a variação alta de uma capim pro outro próximo) assim tão pequenas e mais parecidas com capim. iv1xii: ja tinha tentado tb o preset grass que vem no fur deu na mesma. Oq consegui fazer para deixar cada capim bem variado sua rotação sem ser em ramos criando mexas, foi fazendo com a units padrão do max( generic units, inches ), e em terreno pequenos, depois vou tentar em um terreno maior, mas não acredito que o fur só consiga usar todas suas possibilidades(variação sem criar mexas) se for em um certo tamanho e em certa unidade de medida, meio estranho para algo profissional como eles são, Não estou criticando só analisando!!. e posso tb não ter achado a maneira certa de fazer em outras unidades e tamanhos apesar de ter tentado um bucado. ...e alguém aí testou criar um fur com MRprim nas suas configurações de no effects e FG ligado pra ver se cria aquelas manchas aí tb igual ta acontecendo aqui?? na escala padrão do max e em meters, units meters tamanho q usei aqui?? té mais galera! Ricmage
"Caio Lamas" disse: Tá aí oh!! parece que não ficou uma grama 100%, mais na minha opinião ta melhor doq akela do tutorial, e eu usei as configurações que citei num comentario acima, bem, eu usei uma skylight p/ fz iluminação externa e uma Spot com shadow map pq aki o meu hair and fur só faz se for assim, renderizei no Mental Ray com final gather apenas com 100 samples, dá p/ ver q mesmo só com o final gather as gramas participaram dos calculos a ponto de dexar o box branco meio verde, isso é bem legal!! ah, não testei fazer a grama com buffer, foi co MR primitiva mesmo!! a cor da grama eu kolokei um mapa noise p/ dar akelas manchas mais escuras um poko q toda a grama natural tem. FUIZ-mE!!
8) achei muito legal! parabéns! como este arquivo é só para teste vc pode disponibilizar o arquivo para darmos uma olhada nas configurações q vc adotou "in-loco"? ou então faz ai um tutor pequeno de grama com Furr e estas configurações, se quiser é claro! é ate melhor :) simm... o q vc quis dizer com isso: "... ah, não testei fazer a grama com buffer, foi co MR primitiva mesmo!! " 1)_ Buffer? 2)_ MR primitiva?
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711159.

Total de membros registrados: 138662

Últimos membros registrados: cardilax, GoliathXL10, manyoloimprovements, NowSlimHohleDerLowenPreis, herbtop, Justinpoulsen, Fameni026, Eleanorbluese.

Usuário(s) on-line na última hora: 265, sendo 4 membro(s) e 261 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GoliathXL10, cardilax, flavia, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.