GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

"Andre Vieira" disse: ...Por exemplo, pode colocar um Shader com reflexo normal para o cálculo do Final Gather e usar um Shader com reflexo borrado para o render final da cena. Abraços
8:) :? acho q não entendi! :seila:
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? Estes Shaders oferecem um Slot para o Eye Ray e outros Slots para os outros Rays. Se você coloca um Shader de metal borrado no Eye Ray, é o que vai aparecer no Render, mas se usa um Shader de mental em ser borrado no Reflection e o Reflection do Shader que controla os Rays estiver habilitado, na hora de calcular o render, ele vai usar o Shader de metal sem ser borrado, mas na hora de renderizar a imagem, ele vai usar o Shader de metal borrado. Isso é um exemplo simples no Diffuse, mas você pode fazer com todos os outros Rays, pode controlar os Photons dessa forma, o Final Gather, a refração, entre outros. Abraços
Gente, ainda dentro acho do mesmo assunto,... alguem aí sabe como fazer pra um objeto com selfilumination no mentalray, tipo, emitir mais emais e mais brilho ? ? ? tipo eu aumentar a luz q ele irradia quanto eu quiser ? eu consegui fazer+- isso na quantidade de selfilumination do material, mas é limitado ficando muito pouco.... valeu! Ricmage
Oi Ricmage, tudo bem? Coloca um mapa Output dentro do Self-Illumination e aumenta o valor de Output Amount. Abraços
André, pooxa valeu, inda tentei colocando no canal selfilumination do material standard, daí numtava conseguindo,mas depois coloquei no surface de um material mental ray e deu certo, agora eu q naum perguntei completo, é q alem de aumentar o brilho eu queria aumentar e ter o controle tb da distancia até aonde o brilho desse material alcança, se souber essa também... :D Valeu Braço! tété Ricmage
Fala galera.. Bom aproveitar q vcs estao falando de self-illumination e output pra por a minha duvida.. Gostaria de saber se alguem sabe de algum shader que faça o material emitir fotons.. Pelo q andei lendo nao é tao dificil fazer, porem nunca vi em nenhum lugar.. Soube q na versao stand alone do mray 3.3 ja dava pra fazer.. Mas na versao do max nao achei nada.. Falo isso porque daria muito mais controle as cenas.. No Vray por exemplo da pra fazer tranquilo.. Agora so usando output e fg, apesar de ser util, nao acho q de muita liberdade.. =/ Bom é isso se alguem souber de algo, agradeço abraços Rodrigo www.rodrigorabaco.com [email protected] [email protected] (msn)
Oi gente, tudo bem? Ricmage, fico feliz que deu certo, mas era para funcionar apenas colocando no canal Self-Illumination de um Material Standard mesmo, mas tem que habilitar Color e colocar algum mapa lá no Slot do Output, preferecialmente branco. Se for para usar um material Mental Ray, então é melhor usar o Shader Glow da lume, que foi feito justamente para isso. Sobre usar output e FG, tem que ter Photons também, não se deve usar apenas FG. A não ser numa cena externa para arquitetura. Esse lance de Diffuse Bounce do FG é só para isso, igual o Light Tracer. Ele é menos preciso e demora mais do que se usar Photons e FG, mas é super fácil de configurar, é só colocar 2 nele e 7 no Max Depth. Sobre controlar a distância da iluminação, você controla pelo valor do RGB Level no mapa Output ou do Brightness no Shader Glow. Nazca, não sei se entendi bem sua pergunta, na primeira parte eu acho que você está falando de Shader que ilumine a cena só usando o Photon Map. Eu desconheço essa possibilidade, porque esse tipo de efeito é gerado pelo Final Gather, você pode gerar com total controle e sem problemas usando apenas o Final Gather, sem o Photon Map. Se tiver um Shader que ilumine a cena com Photon Map, seria bem interessante mesmo, eu não conheço. Mas na segunda parte da pergunta parece que você está apenas querendo ter controle sobre os Photons emitidos pelos materiais, igual é feito em qualquer renderizador, pois é a única forma de controlar individualmente o efeito. Isso é bem simples, basta usar um Shader Photon Basic no Slot Photons do Material, é ele que controla a emissão dos Photons, se quiser, pode até fazer uma esfera vermelha emitir Photons verdes. Abraços
"Andre Vieira" disse: ... Se tiver um Shader que ilumine a cena com Photon Map, seria bem interessante mesmo, eu não conheço. Abraços
8:) André: eu conheço uma maneira do objeto emitir PHOTONS e ainda iluminar a cena! trata-se de um shader q ainda esta em fase de implementação no 3dsMax da última vez q eu li (4 messes atrás)! este shader faz com q um objeto qualquer transforme-se em uma luz do formato q é o objeto! :00: gerando sombra difusa e tudo! dependendo da forma do objeto... a sombra acompanha o "objeto LUZ" e a emissão dos photons tb, além claro, da iluminação direta... ja q o objeto agora é uma luz! obs.: na época fiz um teste com este shader e é simplesmente impressionante vc transformar um objeto numa luz, com emissão de photons e tudo!... sendo q na época q testei este shader, ainda estava em desenvolvimento, sendo assim, ainda era instável... em algumas renderizações o render do efeito funcionava e em outras não :( ... mas é bom saber q em breve teremos este shader estável... senão ja tiver! :P pq faz alguns messes q testei o q estava em desenvolvimento... obs2.: me parece q p o mental ray do MAYA ou é do Softimagem este shader ja funciona perfeitamente... naquele tempo q testei a galera ainda estava implementando para o max. 8:) bem é isso ai pessoal!
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? Putz cara, que notícia legal, você ainda tem o link para me passar? Gostaria muito de ver, quem sabe já tem a versão final. Onde você viu a notícia dele naquela época? Se tinha para o Maya e para o SoftImage, é só fazer a conversão do MI para a interface do Max, porque a DLL é a mesma. Todos os Shaders de Mental Ray que tem aqui na seção Texturas da Três D1 eram para o Maya ou para o XSI, mas o MI do Max normalmente foi feito por outra pessoa, que só converteu para os parâmetros aparecerem direito no Max, saca? Você já viu o Blackbody, é um Shader que acompanha o Mental Ray, só precisa ser destravado, ele trasforma o objeto numa luz tipo Photometric, ai você vai trabalhar em Kelvin e vai simular a emissão de onda eletromagnetica igual o Maxwell, mas eu acho que só emite Photons se tiver uma outra luz de verdade na cena, igual todos os outros Shaders que eu conheço. Abração
André, poxa, valeu a força, mas o brigths do glow no material mr, faz é aumentar o Brilho, com isso até chega mais longe a luz, mas não da pra controlar direito o alcance dela, ... quando eu aumnto o numero de samples do fg da até a impressão que a luz chega mais longe, ma depois de uma certa quantidade de sample fg, o alcance tb para, mas valeu, vo continuar aqui fuçando, qquer coisa por favor bota aí... e esse shader q vem o mr que c falou?? vo tentar destravar ele aqui.. Braço!! Ricmage

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711212.

Total de membros registrados: 138740

Últimos membros registrados: olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys.

Usuário(s) on-line na última hora: 617, sendo 1 membro(s) e 616 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: olimpic.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.