Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

WinterPT   Portugal - AC
Bada   Osasco, SP - SP
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
luisgejao   campo grande - MS
Raphael.   Itararé - SP - AC

Portfólios Ver Mais

sandrosp5   Brasil - SP
Thunders32   Joinville - SC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Oi Zulmar, tudo bem? Desculpe cara, eu que escrevi errado, quando eu posto as coisas lá da TV sai tudo errado, não tenho o costume de digitar naquele teclado, sempre aperto duas teclar juntas. Aqui em cara eu digito só com 2 dedos, mas super rápido e sem trocar as teclas. :) É o Beam da Lume mesmo. O bulbo da lâmpara é uma linha com Lathe, não tem espessura. O vidro eu não lembro de cabeça, mas devo ter usado um material Standard com transparência e reflexão, para economizar tempo de render, é quase certeza que fiz o vidro assim numa situação como essa. Abraços
8:) Andre Vieira: o Beam so estou conseguindo coloca-lo no VOLUME (câmera) é ai mesmo? obs.: e cuidado para nã pegar LER* digitando so com 2 dedos. - É sério! *LER = lesão por esforço repetititititivo :)
DEUS é maior!
Hardware rendering no mental ray, é só p/ versão stand-alone?? eu lí sobre isso na ajuda no mental, mais não achei nada no programa, então pensei q pode ser só p/ a versão stand-alone... vc sabe alguma coisa sobre isso André? essa é uma coisa q eu nunka achei resposta em lugar algum... mt estranho, pq pelo q eu lí, com ajuda de uma simples placa com suporte a OpenGL eu poderia agilizar traçamento de sombras e coisas o tipo.. abraço
Oi gente, tudo bem? Zulmar, é isso mesmo, é um efeito volumétrico que cria aquele Glow. Na verdade não existe Glow como acontece no VP do Max. O Glow das coisas são gerados por efeitos volumétricos na realidade. Sobre LER, eu acho que se não peguei isso depois de um ano e meio trabalhando direto no site novo, não pego nunca mais. :) Eu gostaria muito de digitar com os 10 dedos, mas só digito com 2 há muito tempo, agora fica ruim de perder essa mania e pegar o jeito de usar os 10 dedos. Caio, eu também já li sobre isso, inclusive sobre uma parceria da Mental Images com a NVidia. Na primeira versão do Gelato falavam que o Mental Ray também tinha essa capacidade, não havia necessidade de usar o Gelato. Mas parece que é só na versão Stand Alone mesmo. Agora, seja como for, uma GPU da placa de vídeo não vai ajudar muito no render não, sei lá, acho que não deve passar de 15 %. Teria que investir em placas bem poderosas, trabalhar com várias placas de vídeo em paralelo. Então, acho que a opção mais viável para melhorar o tempo de render ainda é investir em PCs para um pequeno renderfarm. Os PCs não precisam de nada, só de processador e RAM. Abraços
Bom, só novato no 3ds e queria aprender a usar um renderizador, ai lendo um pouco sobre todos pensei no Mental Ray. Esse Mental Ray já está no 3DS max 8??? Não preciso baixar nada a mais pra usar ele??
Design de Produto.
Oi Titan, tudo bem? O Mental Ray vem embutido no 3ds max desde a versão 6. Para usar você deve habilitar o Mental Ray como render do programa, porque por padrão ele vem com o render Scanline habilitado, que é um render sem recursos avançados de materiais e iluminação. Você habilita o Mental Ray entrando na janela Render Scene e clicando no botão com 3 pontinho na frente do item Production dentro do menu Assign Render. Dá uma lida na primeira matéria sobre o Mental Ray que está na seção Artigos aqui do site, nela eu explico como habilitar o render e como dar os primeiros passos para configurar os Photons. O link direto é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640 Abraços
8:) sou louco para saber como é q este cara fez estes pêlos deste gorila em +/-1999 esta img esta no site do fabricante do mental ray... obs.: me parece q ele fez com um shader volumétrico :00: como será q este cara fez isso? e aonde eu posso encontrar informações sobre este shader... estou doido para fazer grama com este método e pêlos de tapetes etc... se for volumetrico para câmera como o shader Beam... o render sera rapido demais.
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? Este é um bom exemplo para o pessoal entender a diferença gigantesca e o abismo que existe entre Mental Ray e Renderman em comparação com estes renders de nova geração. Muita gente fala que é a mesma coisa, que até tem tempos de render melhor com esses novos. Mas quem acompanha 3D há mais de 10 anos sabe que não é bem assim, o Mental Ray é de uma complexidade e de um profissionalismo que os renders mais novos nem sonham. O Mental Ray tem recursos, possibilidades e faz coisas que os render novos nem imaginam, e já no século passado ele fazia coisas que até hoje são difícies para os renders mais novos, nessa época o V-Ray, o Brazil Render e o Final Render nem sonhavam em existir ainda e o Mental Ray já fazia fur com material volumétrico. Eu estou estudando como escrever Shaders para o MR usando os recursos nativos das bibliotecas dele, cada dia que passa fico mais impressionado, não tem nem como comparar com os renders mais novos, é coisa de outro planeta mesmo. Este efeito do pelo pode ter sido feito com Shaders parecidos com o Solid Volume, que também cria efeitos volumétricos, só não sei como faria para criar pêlos. Estou tentando criar fumaça com ele no momento, mas é um Shader muito pesado, fica ruim de testar no meu PCzinho. Eu creio que no caso deste gorila o cara escreveu um Shader volumétrico exclusivamente para gerar pêlos. Abraços
De fato o tempo de render não ia melhorar lá grandes coisas, mais eu achei q para uma animação talvez economizasse umas horinhas... mais me enganei muito a respeito de render com OpenGL, ele tem algumas restrições, como por exemplo, suporta só até a resolução maxima da GPU, não vai fz render em RGB, e sim com tipo um "false color" (termo inventado agora apenas p/ expressar xulamente oq quero dizer ) :oops: O grande lance é só sombra e ray trace p/ reflections e talz... um dia ainda vou experimentar esse troço... ehehe Poxa, eu to preparando um material sobre SSS, parti volume, submerge e o Ocean... andei usando muito isso e acho q dá p/ passar algo relativamente util p/ a galera, mais infelismente vai ter de ficar p/ daki a algum tempo... =( até mesmo um metodo pratico de simular um parti volume ou um submerge no scanline :D ( apenas p/ cenas mt simples... mais ta valendo, logo logo chego com esses troços por aí, por enquanto vou me matar mais um pouco com minhas apostilas... tstststs VLW aí andré, um abraço p/ vc e os demias colegas aí... ( o Zulmar e o Ricardo q eu conversei pelo msn por um tempo, agora em entro no msn mais... "droca!") "6" são tudo gente boa... VLW
Esse physical sky do mental ray 3.5 é tipo o sky do v-ray? ou mais ou menos parecido? será q gera nuvens tb, cirrus e etc.? alguem sabe algo a respeito?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 787, sendo 13 membro(s) e 774 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, CNC, Frederico Wagner N. R., guigui14, Ronaldo Junior, Eduardo Ramos, Saviel, JesusEnzo , Nuno, Pedro Juliato, Elis, Gibran Farfud, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.