GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

8) olha ai a BELÍSSIMA animação q produzi! :-P :P :lol: http://s84.photobucket.com/albums/k23/zjlua4/?action=view&current=clipar_BG.flv esplicação: se vc perceber tera um plane MARRON na frente do bloco verde... aonde eu coloquei um tile no "Opacity"... do geito q fez ai em cima, entendeu? :lol: sendo q desta vez não tive problemas com o BG! :) e iluminei usando uma esfera dome com Output no surface para simular a luz do CEU ao redor da cena... do geito q vinha fazendo anteriormente... agora vem a mudança q fiz: na frente da esfera do CEU coloquei outra esfera, nesta eu apliquei a minha imagem de BG, certo?... ai vc deve esta se preguntando? rapa... se vc colocaou uma esfera dentro da outra ... e a mais externa esta com o Shader Output > a qual vai iluminar... como é q vai iluminar se tem logo na frente uma outra esfera, tapamdo a iluminação? :? :) ai é q ta... nesta esfera mais interna eu apliquei 3 modificadores SLICE e so deixei visivel o pedacinho q a camera estaria vendo naquele determinado momento, sendo assim, a parte q não é iluminada pelo ceu é muito pequena em relação a iluminação da esfera do CEU... neste meu teste funcioneou legal, e não tive problemas com o OPACITE ja q o mesmo não terá atras nada com "Output". sim... e para Still é so colocar um plane atras do 3D para silumar o BG.
DEUS é maior!
8) pessoal... sei q não descobri a roda... mas funciona tb p a luz "Skylight" ! 8) é so apagar a esfera q faz o papel da luz do CÉU (esfera q tem o Output no surface) e colocar na cena uma Skylight - abilitar o Final Gather e pronto! teremos um BG panorâmico e a iluminação do CEU será uma skylight!
DEUS é maior!
8) da uma olhada nesta imagem.... ela explica melhor o q expliquei ai e cima! :) obs.: oq falta explicar é q deve-se animar os 3 "Slice Plane" dos modificados "Slice", para aparecer somente o BG q a câmera esta visualizando! http://i84.photobucket.com/albums/k23/zjlua4/fig1.gif http://i84.photobucket.com/albums/k23/zjlua4/fig2.gif
DEUS é maior!
8) a animação dos Slice plane vc tera q ir olhando para a viewport da camera! :) para a esfera do BG só aparecer a parte q a câmera esta visuzlizado.... lembre-se : - qnto menos a esfera do BG comprometer a iluminação da esfera do CEU melhor! http://i84.photobucket.com/albums/k23/zjlua4/fig3.gif http://i84.photobucket.com/albums/k23/zjlua4/fig4.gif obs.: pessoal: gostaria de saber qntas pessoas irão ler estas mensagem q falei ai em cima! me façam um favor? quem leu deixa aqui... neste tópico, pelo menos um alô zulmar, li as sua mensagens! :) era só p eu ter uma noção de qntas pessoas estão lendo estas explicações... so assim me motivo mais ainda em explicar coisas q ando descobrindo do mental ray... pq falar com parede é Fogo! disse estas coisa aqui pq me parece q só eu e RICmagem estão lendo! assim é melhor conversar pelo msn.... kakakaka :P :-P :lol: 8) ate mais pessoal!
DEUS é maior!
Pô zulmar,..Pelomenos Eu, Li sim! e Valeu ! aindanaum é a gambiarra mais pratica de se fazer mas parece q da certo, vo tentar aqui. ei , mas antes de tentar pensei uma coisa aqui, num passeio de maquete, pesado, projeto grande e muitodetalhado, ficar recalculando o mapa de photons FG é quase q inviavel, daí, esse lance de animar os slices e naum recalcular deve gerar manchas ou problemas do tipo, num é naum?! ,um sei, nesses passeios , as coisas que animo tipo um carro andando, procuro sempre, começar com elas escondidas para a sombra da luz indirect ficar escondida daí depois quando o carro passa pela camera só a sombra da luz direta ja engana e a ou tra sombra( indireta ) fica escondida em algum lugar onde a camera naum veja. mas quanto a algo que vai estar em torno da cena , e é animação de padaços slice lá, naum sei se é possivel camuflar isso. minha duvida principal quanto a essa gambiarra nova é essa. no teu teste na aninmação, c colocou pra recalcular os photons FG? Mas vo tentar aqui. Valeu Força Zulmar! e se alguem tiver conseguido resolver de outro jeito , por favor... e galera q ta aqui no topico de Mental Ray, como zulmar disse, aparece aí. Bração! Ricmage
"Ricmage" disse: Pô zulmar,..Pelomenos Eu, Li sim! e Valeu ! aindanaum é a gambiarra mais pratica de se fazer mas parece q da certo, vo tentar aqui. ei , mas antes de tentar pensei uma coisa aqui, num passeio de maquete, pesado, projeto grande e muitodetalhado, ficar recalculando o mapa de photons FG é quase q inviavel, daí, esse lance de animar os slices e naum recalcular deve gerar manchas ou problemas do tipo, num é naum?! ,um sei, nesses passeios , as coisas que animo tipo um carro andando, procuro sempre, começar com elas escondidas para a sombra da luz indirect ficar escondida daí depois quando o carro passa pela camera só a sombra da luz direta ja engana e a ou tra sombra( indireta ) fica escondida em algum lugar onde a camera naum veja. mas quanto a algo que vai estar em torno da cena , e é animação de padaços slice lá, naum sei se é possivel camuflar isso. minha duvida principal quanto a essa gambiarra nova é essa. no teu teste na aninmação, c colocou pra recalcular os photons FG? Mas vo tentar aqui. Valeu Força Zulmar! e se alguem tiver conseguido resolver de outro jeito , por favor... e galera q ta aqui no topico de Mental Ray, como zulmar disse, aparece aí. Bração! Ricmage
8) :? não entendi este lance de sombra indireta e sombra direta. e nesta ainmação utilizei a configuração default do Final Gather... o q mudei foi so o samples para 10. E pronto. :) boa sorte com seus passeios virtuais....
DEUS é maior!
8) Ricmagem: vc outro dia estava me perguntando como excluir um objeto do Final Gather! lembra? pois bem... vai la pagina 27 deste tópico e verá q o André fala q tem shaders q fazem este tipo de coisa.... massa! http://tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=6743&postdays=0&postorder=asc&start=390
DEUS é maior!
Zulmar MAssa, passar os aperrei desse trab que a gente ta fazendo la no escritório, vo fuçar nisso. Valeu, Abraço!! tété Ricmage
8) qnto aquela outra pergunta q andou fazendo outro dia.... pq os teus processadores não estavam em pleno uso em todas as etapas da renderização? o q percebo aqui é: em algumas renderizações... no inicio é perceptivel qndo aparece o nome: rendering... no status da renderização do mental ray, q geralmente é só um processador q atua neste momento, qndo o status muda para "outra coisa" :) o restante dos processadores entram em ação... obs. me parece q no inicio do processo de render do mental ray... ele analisa a cena... da uma olhada se tem particulas... se tem displacement... se tiver algo do tipo na cena vc percebera nitidamente q o tempo do processo "rendering...", no status, é bem maior q uma cena q não tem displacement por exemplo. ate mais! 8)
DEUS é maior!
Oi gente, tudo bem? Os Shaders que permitem controlar os efeitos calculados pelo Final Gather por objeto são o Ray Type e o Ctrl Rays, ambos estão na seção de Shaders do Mental Ray dentro da seção de Texturas. São facinho de usar, é só definir o tipo de Ray que será usado ou não e pode usar outros Shaders também para controlar isso. Por exemplo, pode colocar um Shader com reflexo normal para o cálculo do Final Gather e usar um Shader com reflexo borrado para o render final da cena. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 551, sendo 3 membro(s) e 548 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, maxoliveira.archviz, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.