OI gente, tudo bem?
Laura>
Para quem está mexendo no Mental Ray faz duas semanas, realmente você tem muita facilidade e já deveria ter uma boa base, porque normalmente leva alguns meses para a pessoa entender como configura os Photons corretamente.
Sua imagem tem GI, sombras softs e tudo mais, parabéns.
Agora as dicas. Percebe que tem algumas manchas no teto?
Isso acontece por dois motivos, ou baixo samples de Final Gather, ou valores muito baixos de raios que não permitem a suavização do Final Gather.
Se fosse sombras estranhas em objetos mais detalhados, não planos como o teto, então, o problema seria por causa do tamanho do Radius do Final Gather.
A melhor forma de resolver estes problemas é aumentando a quantidade de Photons.
Porque as vezes não adianta aumentar o Final Gather, aumenta o tempo de render e não arruma o problema, porque o problema normalmente é nos Photons.
É comum usar valores na casa das centenas de milhares para a quantidade de Photons.
A sua outra imagem eu não consegui ver ainda, porque estou na emissora de TV onde eu trabalho e aqui as imagens são barradas, não aparecem. Quando chegar em casa de noite vou ver e posto o comentário.
Susana>
Os renderizadores profissionais são bem diferentes do render padrão.
No render padrão você só precisa clicar em Render e pronto, ele faz a imagem.
Os efeitos são gerados apenas pelos materiais e efeitos de iluminação comuns, por isso não dependem de configuração.
Basta configurar os materiais e as propriedades das luzes para fazer o render.
Em qualquer renderizador profissional você precisa fazer diversas configurações para ajustar a solução de iluminação com recursos modernos, como radiosidade, iluminação global, Caustics, entre outros.
Num render como esse, nunca você manda renderizar e a imagem sai boa de primeira. É normal fazer vários testes para ajustar estes recursos avançados de iluminação.
No render padrão a luz morre quando incide sobre uma superfície, no Mental Ray a luz reflete nessa superfície ajudando a iluminar o ambiente como acontece na realidade, é essa luz refletida que precisa ser configurada nos parâmetros de Global Illumination (GI) e Final Gather.
Se você não adicionar nenhum recurso avançado de iluminação e apenas mandar renderizar, certamente o Mental Ray será muito mais rápido que o Scanline (Render padrão).
Você percebe isso facilmente com um copo de vidro. O sistema de RayTrace do Mental Ray é muito mais robusto e aprimorado, faz o traçamento muito mais rápido que o render padrão do Max.
Mas numa cena com GI e demais efeitos modernos de iluminação, é normal levar algumas horas de render. Isso vale tanto para o Mental Ray como para qualquer outro render. Fazer imagens realistas é demorado mesmo para renderizar.
Agora, para saber como iniciar as configurações de uma cena, eu acho melhor você ler as duas matérias sobre Mental Ray que estão na seção Artigos do site.
Os endereços diretos são: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300
Nestas matérias eu explico detalhadamente como configurar os Photons e o Final Gather para solucionar a iluminação da sua cena.
A luz não configura os Photons automaticamente, você precisa ver quantos Photons terá que usar para solucionar a iluminação da cena com qualidade.
Sobre Caustics, não é usado normalmente numa cena assim, ele é o efeito de refração ou reflexão convergente da luz formando pontos de alto brilho, como acontece numa lupa por exemplo.
Você pode ler mais sobre o efeito de Caustics no artigo abaixo.
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15357
Também pode ler mais sobre GI e Radiosidade no link abaixo.
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15384
Dino>
Você mudar para outro Render é uma atitude de quem não tem medo de aprender, de estudar e de tentar melhorar.
Porque você manja muito de V-Ray e já faz trabalhos fotorealistas com ele há tempos.
Normalmente quem consegue um bom resultado num render, se acomoda e nem pensa em estudar outros para ver as diferenças e vantagens.
Eu acho importante estudar os outros render, nem que seja para conhecer apenas, porque só assim poderá comparar, sem testar realmente, só vendo pelo que os outros falam, não dá para comparar de verdade.
Quero me colocar a sua disposição para o que precisar nessa migração
Abração