Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
ti_roc   Mauá, SP - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

MCODesign   Ipiranga - SP - SP
felipe romao   ceara/fortaleza - CE
Allanrodrigues   João Pessoa - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Para constar nos autos o que o André disse sobre dele ter experimentado outros renderes e a parte de configuração deles serem mais complicados....é verdade, e é sim senhor, o Mental Ray é mais simples e dependendo da qualidade que estás a esperar é até mais rápido para renderizar, fiz uns testes esses dias e acho que vou abandonar o V_Ray....uhauhauhauha..tadinho longos caminhos percorremos, mas é assim mesmo achei uma amante o Menta lRay. abraço de urso mental!!! :-P
ontem nao deu pra colocar a imagem do complexo de cinemas pois eu soh tinha ela aqui no escritorio! entao lah vai! lembrem-se q estou trabalhando com o mental ray apenas ha umas duas semanas! entao, todos os comentarios sao bem vindos!
OI gente, tudo bem? Laura> Para quem está mexendo no Mental Ray faz duas semanas, realmente você tem muita facilidade e já deveria ter uma boa base, porque normalmente leva alguns meses para a pessoa entender como configura os Photons corretamente. Sua imagem tem GI, sombras softs e tudo mais, parabéns. Agora as dicas. Percebe que tem algumas manchas no teto? Isso acontece por dois motivos, ou baixo samples de Final Gather, ou valores muito baixos de raios que não permitem a suavização do Final Gather. Se fosse sombras estranhas em objetos mais detalhados, não planos como o teto, então, o problema seria por causa do tamanho do Radius do Final Gather. A melhor forma de resolver estes problemas é aumentando a quantidade de Photons. Porque as vezes não adianta aumentar o Final Gather, aumenta o tempo de render e não arruma o problema, porque o problema normalmente é nos Photons. É comum usar valores na casa das centenas de milhares para a quantidade de Photons. A sua outra imagem eu não consegui ver ainda, porque estou na emissora de TV onde eu trabalho e aqui as imagens são barradas, não aparecem. Quando chegar em casa de noite vou ver e posto o comentário. Susana> Os renderizadores profissionais são bem diferentes do render padrão. No render padrão você só precisa clicar em Render e pronto, ele faz a imagem. Os efeitos são gerados apenas pelos materiais e efeitos de iluminação comuns, por isso não dependem de configuração. Basta configurar os materiais e as propriedades das luzes para fazer o render. Em qualquer renderizador profissional você precisa fazer diversas configurações para ajustar a solução de iluminação com recursos modernos, como radiosidade, iluminação global, Caustics, entre outros. Num render como esse, nunca você manda renderizar e a imagem sai boa de primeira. É normal fazer vários testes para ajustar estes recursos avançados de iluminação. No render padrão a luz morre quando incide sobre uma superfície, no Mental Ray a luz reflete nessa superfície ajudando a iluminar o ambiente como acontece na realidade, é essa luz refletida que precisa ser configurada nos parâmetros de Global Illumination (GI) e Final Gather. Se você não adicionar nenhum recurso avançado de iluminação e apenas mandar renderizar, certamente o Mental Ray será muito mais rápido que o Scanline (Render padrão). Você percebe isso facilmente com um copo de vidro. O sistema de RayTrace do Mental Ray é muito mais robusto e aprimorado, faz o traçamento muito mais rápido que o render padrão do Max. Mas numa cena com GI e demais efeitos modernos de iluminação, é normal levar algumas horas de render. Isso vale tanto para o Mental Ray como para qualquer outro render. Fazer imagens realistas é demorado mesmo para renderizar. Agora, para saber como iniciar as configurações de uma cena, eu acho melhor você ler as duas matérias sobre Mental Ray que estão na seção Artigos do site. Os endereços diretos são: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300 Nestas matérias eu explico detalhadamente como configurar os Photons e o Final Gather para solucionar a iluminação da sua cena. A luz não configura os Photons automaticamente, você precisa ver quantos Photons terá que usar para solucionar a iluminação da cena com qualidade. Sobre Caustics, não é usado normalmente numa cena assim, ele é o efeito de refração ou reflexão convergente da luz formando pontos de alto brilho, como acontece numa lupa por exemplo. Você pode ler mais sobre o efeito de Caustics no artigo abaixo. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15357 Também pode ler mais sobre GI e Radiosidade no link abaixo. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15384 Dino> Você mudar para outro Render é uma atitude de quem não tem medo de aprender, de estudar e de tentar melhorar. Porque você manja muito de V-Ray e já faz trabalhos fotorealistas com ele há tempos. Normalmente quem consegue um bom resultado num render, se acomoda e nem pensa em estudar outros para ver as diferenças e vantagens. Eu acho importante estudar os outros render, nem que seja para conhecer apenas, porque só assim poderá comparar, sem testar realmente, só vendo pelo que os outros falam, não dá para comparar de verdade. Quero me colocar a sua disposição para o que precisar nessa migração Abração
Olá André, tudo bem? (estou te imitando, rsrsrsrsrs). Eu já comecei a fazer essa migração hoje mesmo e comecei láááááá do ano de 2004 quando surgiu este Grupo de Estudos. Estou lendo todas as postagens e fazendo os mesmos testes que foram feitos, no mesmo arquivo que está disponibilizado no início deste. E pra ser sincero, estou adorando. Pelo menos na configuração que está no arquivo (se lembra né) o render é muito rápido 17segundos (P4 HT 3.0Ghz - 2gb RAM) e comparação que fiz com V_Ray para se chegar no resultados das setagens já prontas, agora quanto tempo demorou...putz..cancelei o render passou dos 17s..parei. Mas é lógico que fiz uma setagem baixa no V_Ray e a intensidade da luz tive que aumentar é muito diferente e exige mais. Mas,..bem estou seguindo o seus conselhos mudando as atribuições do material lá no Photon Basic e tal. E realmente precebo a grande sacada do MR. Vixi, estou testando várias vezes mudando para várias cores e depois vou fazer um cormado na teapot, vidro...mas é muito interessante. O único problema que estou percebendo que é meio complicadinho no começo sáo os Shader's que esse vai ter que ser bem estudadinho. Mas ainda estou começando e é sempre uma ótima opçao você poder aproveitar as oportunidades que temos, ainda mais assim com profissionais e colegas de profissão para se dedicarem alguns minutos de seu tempo para responder um tópico e transmitir com alegria e satisfação os ensinamentos que possuem, pois um dia eles também precisaram de alguém. Mas legal, estamos aí nos estudos, espero que me aguente com algumas perguntas que irão surgir, porque de MR, putz...estou dentro do ovo ainda. Mas vou ficar bão nesse trem, fiquei empolgado com o render. abraço de urso migrando!!! :-P
É... entender os Shaders do Mental Ray atualmente é o meu sonho de consumo! hehehe. Mas eu ainda vou chegar lá! Mesmo que demore um pouco.
nossa Andre, valeu pelas dicas e pelos elogios... sei q ainda tenho muito o q aprender, e estou estudando o maximo pra conseguir sempre melhorar! essa primeira imagem foi um teste de varias setagens de luz e photons e tudo mais... mas assim q chegar em casa vou fazer o q vc disse e depois posto aqui como ficou! ateh
Oi gente, tudo bem? Dino> Sobre o tempo de render, eu acho que fica meio parecido na média, tem situações que o V-Ray ganha, tem situações que o Mental Ray ganha, mas acho que acaba dando na mesma. Isso falando do Mental Ray por cima, isso ai que aparece para todo mundo no Max. Sabendo trabalhar com o que vem nele por padrão, faz tudo que o V-Ray ou o Brazil Render fazem sem problema e o tempo será parecido em cenas de verdade mesmo. Agora, o Mental Ray é muito mais do que só isso, essa parte mais visível é o que os outros render do Max são, mas ele oferece possibilidades inacreditáveis com os Shaders. Não apenas os Shaders padrões, mas principalmente os Shaders de terceiros. O melhor é que este terceiro também pode ser você, escrevendo poucas linhas na linguagem de Shader do Mental Ray você cria um Shader novo. No Mental Ray e no Renderman os Shaders são componentes dos recursos do renderizador, jutando eles você faz o que quiser. Num render normal tem os recursos de configuação do render, seus materiais e suas luzes. No Mental Ray tem componentes para você criar essas coisas como quiser. Com Shaders de terceiros para controlar melhor e individualmente o Final Gather e o traçamento de raios da cena, você pode conseguir tempos de render muito inferiores a qualquer outro render, menos o Renderman, que pode fazer a mesma coisa. 13design> O melhor do Mental Ray é ser quase que totalmente compatível com os materiais e recursos padrões do Max, se você olhar o arquivo de Shaders dele, verá que escreveram Shaders para converter cada recurso do material padrão para o Mental Ray usar como se fosse dele. Então, quase todos os efeitos mais comuns de materiais podem ser obtidos usando os materiais padrões, sem nenhum Shader. Se acostume a usar o material RayTrace em vez do material Standard, mais usado no Render padrão, porque o RayTrace é mais apropriado para o Mental Ray e é mais rápido em situações de reflexo e refração. Os únicos dois Shaders totalmente imprescindíveis são: Metal (lume) e Glass (lume) Porque sem eles não daria para criar reflexo e refração borrada realista. Apesar que apenas com o DGS pode fazer as duas coisas, mas é mais pesado e exige mais Samples. Laura> Não sei se você já leu as duas matérias que escrevi sobre a configuração dos Photons e do Final Gather. Creio que elas podem te ajudar nesse princípio do ajuste destes recursos. Os links são: Parte 1 - http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640 Parte 2 - http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300 Depois que você pegar o jeito, apenas olhando para o aspecto dos Photons nas superfícies da cena, você já saberá se ficará bom e quanto precisa de Final Gather. O lance é conseguir um aspecto de algodão no mapa de Photons, isso se consegue ajustando o Radius e a quantidade de Photons na cena. Quando ele está com esse aspecto de algodão, de núvem colorida, é só habilitar o Final Gather e chegar num valor que retire as manchas. O ideal é ajustar o Radius do Final Gather, porque se não ajustar, o Mental Ray vai colocar o valor correspondente a 10% do raio de uma esfera que envolva a cena toda. Normalmente é maior do que precisamos para ter qualidade no sombreamento do GI quando tem objetos mais detalhados. Mas é difícil dar uma idéia de valores, porque depende muito da cena. Testa o Final Gather, quando ficar bom mas tiver manchas nos objetos detalhados, habilite o raio e tente ajustar o valor dele, com valores baixos o tempo de render aumenta, mas a qualidade também. Abraços
E aÊ Galera... André, agora q eu resolvi estudar arquitetura criei vergonha na cara e comecei a estudar esses lances p/ maquete eletronica e talz... ja até postei imagens toskassa aki. ehhee :-P Dá uma olhada na mais atual e me direciona aí. como eu tava com preguiça de esperar mt tempo eu coloquei poucos samples nas areas shadows da janela. e esse lance de testar o FG dá mó trabalho pq demora mt, aí eu resolvi fz tudo no "achometro" ( o tanto e tamanho q eu ACHO q fica bom) heheheehe aí cheguei a seguinte conclusão, se não tive muitos objetos pequenos e detalhados na cena é razoavel em termos de qualidade eu colocar o raio dos photons em 1/4 da medida do chão até o teto da cena, e o FG um pouco maior no MAX radius e como vc mesmo ja da a dica numa mateira o min radius como 10% do MAx. emfim, na minha opinião é bom ja ter uns valores padrões em mente p/ começar a setar a cena. é o único jeito de economizar tempo. e tempo é dinheiro.. hehehe Tempo de render: 3 hrs e 47 minutos no MEntal ray
Po, tudo q eu escrevi acima num faz mt sentido, foi malz aÊ mais é q eu to sem tempo p/ postar, to atrasadasso... fui!
"Caio Lamas" disse: E aÊ Galera... André, agora q eu resolvi estudar arquitetura criei vergonha na cara e comecei a estudar esses lances p/ maquete eletronica e talz... ja até postei imagens toskassa aki. ehhee :-P Dá uma olhada na mais atual e me direciona aí. como eu tava com preguiça de esperar mt tempo eu coloquei poucos samples nas areas shadows da janela. e esse lance de testar o FG dá mó trabalho pq demora mt, aí eu resolvi fz tudo no "achometro" ( o tanto e tamanho q eu ACHO q fica bom) heheheehe aí cheguei a seguinte conclusão, se não tive muitos objetos pequenos e detalhados na cena é razoavel em termos de qualidade eu colocar o raio dos photons em 1/4 da ...................................... Tempo de render: 3 hrs e 47 minutos no MEntal ray
8:) 1)_vc esta usando q máquina e q tamanho de img renderizou p dar este tempo: diga só processador e memoria RAM? 2)_abilitou GI e FG? obs pergunto estas coisas so po curiosidade. :P
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 767, sendo 11 membro(s) e 756 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, TadeuB79, Roberto Movanni, Leonardo, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, [email protected], Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.