Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
mdpontes   Macapá - AP
Uilian   Santa Maria
Ricardo 3D   Brasil - BA

Portfólios Ver Mais

Fontanetti   São Carlos - SP - SP
Nego7   Teresópolis,rj - RJ
ad_ribeiro   Sao Paulo
Licarion   João Pessoa - PB, Brasil

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

muito obrigada andre! eu pensei em assinar a revista exatamente por conta das suas materias, q eu li aqui na secao de artigos e adorei! vou ver se acho por aqui alguma revista legal pra comprar! em relacao ao cloth eu ainda nao tive tempo de testar pois trabalhei o final de semana inteiro! nao tive tempo pra respirar direito! assim q conseguir um tempo eu testo e te falo como foi! mais uma vez obrigada!
Comecei meus estudos de Mental Ray, e por enquanto estou adorando os resultados. Já li os tutoriais básicos, e agora estou seguindo esse grupo de estudo, desde os primeiros posts, para não perder nada e não correr o risco de fazer uma pergunta que já foi feita e respondida. Estou pensando 100% Mental Ray, usando suas luzes, sombras, seus matérias, e por enquanto estou me virando bem, acho que meus 15 anos de 3ds estão facilitando um pouco...rs. Por enquanto só estou me assustando com os tempos de renderização, que são muito mais altos do que render feitos só com scanline e radiosidade, mas nem discuto o ganho de qualidade. Antecipadamente, gostaria de agradecer a todos que participam desse fórum.
"Luiz Feitosa" disse: Comecei meus estudos de Mental Ray, e por enquanto estou adorando os resultados. Já li os tutoriais básicos, e agora estou seguindo esse grupo de estudo, desde os primeiros posts, para não perder nada e não correr o risco de fazer uma pergunta que já foi feita e respondida. Estou pensando 100% Mental Ray, usando suas luzes, sombras, seus matérias, e por enquanto estou me virando bem, acho que meus 15 anos de 3ds estão facilitando um pouco...rs. Por enquanto só estou me assustando com os tempos de renderização, que são muito mais altos do que render feitos só com scanline e radiosidade, mas nem discuto o ganho de qualidade. Antecipadamente, gostaria de agradecer a todos que participam desse fórum.
8:) qnto as sombras eu costumo usar a ray traced shadown sempre o mental ray se da super bem com ela.
DEUS é maior!
"Andre Vieira" disse: Oi Zulmar, tudo bem? Eu precisei fazer isso numa animação lá na TV e tive que recorrer ao recurso de Overlay, que o próprio Glare oferece. Porque testei um pouco aqui e não consegui usar o recurso Label dele, que é justamente para isso. No manual da Lume não explica nada, é péssimo o manual deles. Eu tentei colocar o Label por G-Buffer, por Custom Attributes e por Script, nada funcionou. Se descobrir como fazer, posta aqui. Com o Overlay você pode tirar a imagem do Glare para usar em composição, assim, na composição fica fácil de retirar o que não deseja, ou pode até render só o objeto em questão para ter o Glare só dele, ai é só chegar e colocar em cima na composição. Dá certo perfeitamente, só que é mais trabalhoso. Abraços
8:) é colega até ai tudo bem... ja tentei com Overlay tb, mas estes outros métodos não.
DEUS é maior!
Essa imagem é um dos meus primeiros testes com Mental Ray. Usei um arquivo que já tinha, não me preocupando com as texturas, apenas com a GI e as luzes. Sei que não é bom usar texturas nos testes iniciais pois dificulta a analise da GI, mas depois mudo isso e coloco tudo cinza, e uma parede com alguma cor. Estou feliz com os resultados que estou obtendo, tenho algumas duvidas a respeito das luzes, mas não vou perguntar ainda, afinal não acabei de ler todos os tópicos desse grupo de estudo, estou só na pagina 11, então alguém já pode ter tirado minha duvida.
Luiz Feitosa, boa sorte aí nos seus estudos, mais não se acanhe não rapaz...Estamos aqui p/ isso mesmo né? hehehe abraço
Oi gente, tudo bem? Laura> É uma pena, mas não deu para eu continuar escrevendo na revista, demanda um certo tempo, que eu não disponho no momento, e estava tendo muita confusão com perda de imagens, de textos, tinha que enviar várias vezes, como o tempo já estava curto, achei melhor parar de escrever, tanto que nem enviei a última matéria que escrevi. Mas vou publicar todas aqui no site, inclusive essa última que não enviei. Semana que vem eu posto mais uma, falando sobre os Shaders que controlam os Photons do GI. Nos EUA tem muitas revistas legais de CG, aqui no Brasil só tem a Digital Designer, é uma pena. Luiz> Você está indo muito bem, parabéns. Certamente a sua experiência e a sua facilidade com 3D te ajudaram sim, porque normalmente leva alguns meses para começar a se entender melhor com o render. Posta suas dúvidas com luzes aqui, se puder ajudar, será um prazer. Não se preocupe com os materiais do Mental Ray no começo, eles podem ser estudados depois e são a parte mais complexa do render. O Mental Ray é totalmente compatível com o 3ds max, você pode usar os materiais dele sem problema e pode mesclar com Shaders do Mental Ray. No começo é melhor não usar materiais puros do Mental Ray, porque tem seus macetes, e os materiais do Max funcionam perfeitamente. Dê preferência para o material RayTrace padrão do Max, ele é muito bom e o Mental Ray aceita numa boa. Sobre a sua cena, normalmente não se aumenta tanto assim o Decay, o valor 2 é ótimo, as vezes diminui um pouco, para 1.9 ou 1.8. Se estava muito claro, então, era melhor diminuir a intensidade das luzes, o decay muda o tempo que a energia leva para se dissipar nos Photons. Se está suavizando o Photon Map com o Final Gather, o parâmetro Sampes dos Photons pode ser bem menor, só usa valores altos quando está suavizando o Photon Map sem Final Gather. Zulmar> Se descobrir como colocar o Label no objeto, posta aqui, porque será uma grande descoberta. Eu preciso pesquisar um pouco na net sobre o Glare, pode ser que tenha alguma coisa, porque pelo manual da Lume não dá, é muito ruim. O lance é descobrir como colocar o Label 1 ou o Label 2 num objeto. Por G-Buffer não deu, por Custom Attributes também não, e nem por Script. Abraços
8:) Andre Vieira: Qual é o endereço do site da Lume mesmo? tinha aqui... mas não estou encontrando... :oops:
DEUS é maior!
8:) dúvida em Units setup! 1)_até q ponto a modificação de (1) e (2) influencia na setagem de ilminação com mental ray?... [i:2771a3bb1d]obs.: o q percebo é que toda vez q passo (3) de "metro" para "centimetro" ou vice-versa... os valores de (2) são passados para o mesmo tipo de unidade escolhido em (3). ex.: se estou em "cm" e passo para "m" em (3) os valores de (2) passam de "cm" para "m"... mas (1) permanece no mesmo valor! :?[/i:2771a3bb1d] Outra coisa q percebi é: - Se deixar sempre (1) em "1,0 inches" ... independente de (3) esta em "m" ou "cm" ou "Generic Units" consigo dominar a setagem bem no GI e no FG. :!: Mas se alterar, por exemplo: (3) passar para "1 metro" a MANEIRA de setar o mental ray no GI e FG altera completamente o raciocínio... independente do q estiver em (3) :(:( :? alguém sabe explicar o pq disso?
DEUS é maior!
Pensei que não ia acabar nunca...rs...mas finalmente acabei de ler as 36 paginas desse grupo, e com certeza foi muito útil, agora me sinto mais a vontade para tirar minhas duvidas. Ainda estou na fase do fazer mil teste com a mesma imagem, mas já deu pra descobrir o perigo que pode ser mudar de escada no 3ds. Provavelmente isso deve acontecer com o pessoal que trabalha com Autocad, nos arquitetos que não vivemos sem ele. Sou acostumado a trabalhar no Autocad com 1 unidade sendo igual a 1 metro. Os primeiros testes que fiz, um deles essa imagem que esta logo acima, usei a unidade padrão do Max. Resolvi mudar a unidade do Max igual ao Autocad, foi ai que quase fiquei louco, demorei horas pra conseguir fazer a mesma imagem, os valores para configurar ficaram completamente diferentes. Como estou começando a aprender agora, vou tentar começar usando o que pra mim seria mais correto, usar a unidade metro no Max. Segue anexo a imagem que estou usando para testar. Só por curiosidade, a imagem do quadro é minha namorada, estou usando para dar mais inspiração...rs. Obrigado a todos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 725, sendo 10 membro(s) e 715 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Celso Borttoloto, Sergio1987, Renatto, Roberto Movanni, Hot, Luan, maxoliveira.archviz, Eng Damasceno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.