Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

seiya006   Rio de Janeiro - AC
new   Belo Horizonte - MG
clebercmds   Timbó - SC - SC
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

kbecker   Porto Alegre - RS
danielsawaya   Brasil, Atibaia-SP
pixer3d   Belo Horizonte - MG
Julio 3D   Boa Vista - RR

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Caio, sua imagem tah super bacana!!! Eu adorei!! E talvez vc possa me ajudar numa coisa... ainda nao entendi o funcionamento completo do reactor cloth... soh entendi a aplicacao dele em cima de outros materiais... como fazer para aparecer essas dobras como aparece no lencol da cama? ateh
sei q eh um pouco fora do topico, mas como se fala muito nessa revista por aqui, acho q nao tem problema perguntar! Andre, tem como eu assinar a revista Digital Designer mesmo eu morando em Los Angeles? Tenho muito interesse em assina-la! E se nao tiver como vc pode me indicar alguma revista daqui q eu possa comprar? obrigada!
Zulmar, rapaz p/ conseguir um tempo tão baixo só com FG ou só com GI, de fato tava demorando tanto q eu acabei optando por usar só FG. mais aí eu usei uns truques p/ a imagem num ficar mt escura, tipo: Coloquei mr area lights nas janelas e atras da camera tem uma Photométrica Area sem target bem fraquina, todas essas com coloração azul, e uma direct amarela p/ fz a luz do sol. acho q foi vc mesmo a mt tempo atras q me deu essa dica.. hehehe Mais aí eu habilitei só o FG e aumentei os bouces e fui testando com preview até a imagem ficar clara. udei só 500 samples mesmo. foi rapidinho e o tamanho original da imagem sem as linhas pretas é de 1600x800.. hehe ( um dos testes q eu fiz com GI ablitado demorou bem mais, quase 7 hrs e ficou com umas manxinhas nos cantos, por isso eu encrespei de fz a final só no FG ) Ah, qt ao PC, eu usei o meu PCzinho daki de casa mesmo... é um Athlon 64 3700+ com 4Gb DDR 400... mais vc tem q ver q eu usei samples mt baixos p/ a reflexão borrada dp chão, do armário ( q nem aparece direito) e samples mt baixos p/ as sombras das area lights, qt ao sampeamento p/ fz anti aliasing foi min 1 e max 16 apenas.. ;) Laura, seja bem vinda ao Fórum, é muito raro a gente por aqui ver mulheres com interesse em CG, é até um alívio saber que existem algumas.. :D Mais quanto a sua pergunta, p/ falar a verdade eu fiz esse tecido com o cloth do max... mais eu sei uma maneira de fz com o reactor. vc vai fz um plane com o tecido em cima do objeto que pretende que o tecido cubra ( no caso da minha imagem é a cama e o colchão. ) aí la nakela janelinha de preview do reactor vc simula o tecido se adaptando ao objeto até ficar do jeito q vc quer. aí vc trava o tecido nakela posição ( isso tudo explica no tutorial de reactor aki da 3d1 ) p/ fz o tecido dobrar vc pode travar um vértice do tecido a um objeto ( tipo uma efera pequena ) aí com os objetos devidamente setados vc anima essa esfera se movendo p/ a dioreção p/ a qual vc quer q o vertice do tecido se mova ( tem q ta abilitado o self colision p/ num dá problema ) isso dá certo, mais é um sac... de fz seria mt complicado e ia depender de mts testes.. por isso q eu fiz com o cloth normal q vem no max 8. pq nele é só vc irno subobject "faces" e acionar o Live Drag e Simulate e arrastar em tempo real a face desejada.. entendeu? se por acaso vc num entender nd me fala q esse final de semana eu vou ter um tempinho livre aí eu faço um mini tutorial com imagem p/ ficar mais facil... é q agora eu to matando aula p/ mexer na net.. daki a poco tenho q voltar p/ a sala.. tenso né? hehuehuuhe De qq forma, espero ter esclarecido qq coisa aÊ... e André, parabens aÊ pelo ovo patrocinador. UFA!! ;) po, faz um tempo q o Ricmage num pinta por aki... Putz, vo nessa... abração aÊ... fLWz
hahahahhahaha, bem tenso o esquema da aula, mas acontece neh?! bom, eu tb estou no trabalho entao nem posso ficar testando isso! Mas assim q chegar em casa vou testar e te conto se deu certo! muito obrigada!!! bom, eu sou arquiteta e sou encantada com o trabalho de 3D. Tento sempre trabalhar com o 3d Studio desde a primeira vez q vi uma maquete eletronica, mas nunca consegui me aprofundar. Agora estou me dedicando mais, estudando igual uma louca! hehehe Tento sempre fazer 3d de todos os meus projetos, eh muito mais facil de se "vender" o projeto pro cliente, pois ele consegue vizualizar tudo o q eu quero passar. O q nem sempre acontece se soh apresentamos plantas e elevacoes! eh isso! ateh
po, to até agora aqui. uehuehueuhe se tivesse 3ds max no PC do colégio ja tinha até te ajudado melhor, apareceu uma galera aki no laboratório aí eu resolvi ficar.. hehuee :p vc é arquiteta? q massa, é justamente p/ arquitetura q eu vou fz vestibular esse ano.. espero passar nesse troço. tenso. se eu continuar matando aula assim acho q vou escrever desse PC do colégio por mais um ano ainda. hahuauhauhauaha Vc usa q versão do max? talvez ajude. caso não seja a versão 8. tente achar um plugin de tecido free. pq o do reactor é meio fraquinho nessas situações p/ imagim still..
e eu ainda to no trabalho (mas sao 4 horas de diferenca entao tah tranquilo) sou arquiteta ja ha 3 anos! :) eh, acho bom vc nao matar aula nao... vale a pena estudar e entrar no curso logo... por q ele eh maravilhoso!!! eu to usando o max 8!
Então se é versão 8 p/ fz tecido a melhor opção é o cloth mesmo... é muito facil de mexer.. qq duvida pode mandar uma MP ou fz um tópico novo q eu te ajudo.. qt ao reactor, na minha opinião é o brinquedo mais divertido do 3ds max.. hehe, mais p/ imagem still ele vai ser mais complicado.
Oi gente, tudo bem? Caio> Obrigado pela felicitação do patrocinador, realmente é muito bom e me alivia um pouco, porque eu já estava ficando preocupado. Sobre Photons, FG e Bouces do FG. Na verdade, fica muito mais rápido o render usando Photons e Final Gather do que apenas Final Gather com o recurso de Bounces, além deste recurso ser indicado para cenas externas. Se você configurar legal os Photons, se apoiando bem neles, colocando bastante Photons para fechar a cena como deve ser, poderá usar valores baixos de Final Gather para renderizar com qualidade, a emissão de Photons é rápida, o Final Gather que é demorado, então, vale mais a pena se apoiar nos Photons e usar o mínimo possível de Final Gather. Sobre os raios, é difícil de explicar legal assim numa mensagem de fórum, mas depende puramente o tramanho dos objetos da cena, na sua cena eu mediria o tamanho do pé da sua cama e colocaria um raio nos Photons por volta deste valor. Depois ajustaria a quantidade de Photons para fechar com esse raio e pronto. O Final Gather pode testar sem Raio primeiro, se ficar ruim, depende das manchas, se for nos detalhes, precisa usar raio pequeno, se for um granulado em locais fáceis, precisa usar raios maiores. Laura> Eu não sei te informar, eu não escrevo mais na revista. Todos as matérias que eu publiquei nela, estou atualizando para o Max 8 e publicando aqui no site, já coloquei duas, na próxima semana eu pretendo colocar outra, falando sobre Caustics. É que estes artigos que escrevi foram o primeiro material sobre Mental Ray publicado em português, então, ná época, eu indiquei bastante para o pessoal, porque aqui no site não tinha nada ainda. Mas vou colocar todas aqui, vou atualizando aos poucos, por causa do tempo, mas vou colocar todas com certeza, inclusive a última que eu não publiquei, é inédita por enquanto. Sobre o seu problema com tecidos, tanto o Reactor Cloth quanto o Modify Cloth são bons para isso, o Reactor Cloth faz muita coisa que o Modify Cloth não faz, mas o contrário também é verdadeiro, depende da situação. Num caso como esse da colcha, os dois fazem perfeitamente. E sem vantagens nem para um e nem para o outro. Tanto no Cloth quanto no Reactor você pode usar recursos de interação em tempo real com o tecido, então, pode modificar e arrastar diretamente na simulação, sem ter que animar nada, depois, é só congelar o tecido neste ponto, já que está fazendo uma imagem estática. No tutorial do Modify Cloth aqui na Três D1 eu explico o Live Drag do Modify Cloth, para você mover diretamente na Viewport puxando o tecido como desejar. No tutorial do Reactor Cloth aqui na Três D1 eu não lembro se falo do recurso dele, mas é bem simples, é clicando com o botão direito do Mouse. Clica e arrasta na janela de Preview do Reactor para você ver. Moverá o tecido como se estivesse pegando com a mão. Os links: Matérias que sairam na Digital Designer atualizadas. Mental Ray parte 1 - http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640 Mental Ray parte 2 - http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300 Tutoriais tecidos. Modify Cloth - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363 Reactor Cloth - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15293 OBS: Precisa de conexão banda larga boa para aparecer todos os vídeos. Abração
8:) André - vc sabe fazer um "ajuste fino" do shader GLARE... aquele que colocamos no output da câmera. 1)_tem como eu determinar q só alguns objeto especificos gerem este efeito e outros não? se tem como é?
DEUS é maior!
Oi Zulmar, tudo bem? Eu precisei fazer isso numa animação lá na TV e tive que recorrer ao recurso de Overlay, que o próprio Glare oferece. Porque testei um pouco aqui e não consegui usar o recurso Label dele, que é justamente para isso. No manual da Lume não explica nada, é péssimo o manual deles. Eu tentei colocar o Label por G-Buffer, por Custom Attributes e por Script, nada funcionou. Se descobrir como fazer, posta aqui. Com o Overlay você pode tirar a imagem do Glare para usar em composição, assim, na composição fica fácil de retirar o que não deseja, ou pode até render só o objeto em questão para ter o Glare só dele, ai é só chegar e colocar em cima na composição. Dá certo perfeitamente, só que é mais trabalhoso. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 722, sendo 10 membro(s) e 712 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Celso Borttoloto, Sergio1987, Renatto, Roberto Movanni, Hot, Luan, maxoliveira.archviz, Eng Damasceno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.