Oi gente, tudo bem?
Caio>
Obrigado pela felicitação do patrocinador, realmente é muito bom e me alivia um pouco, porque eu já estava ficando preocupado.
Sobre Photons, FG e Bouces do FG.
Na verdade, fica muito mais rápido o render usando Photons e Final Gather do que apenas Final Gather com o recurso de Bounces, além deste recurso ser indicado para cenas externas.
Se você configurar legal os Photons, se apoiando bem neles, colocando bastante Photons para fechar a cena como deve ser, poderá usar valores baixos de Final Gather para renderizar com qualidade, a emissão de Photons é rápida, o Final Gather que é demorado, então, vale mais a pena se apoiar nos Photons e usar o mínimo possível de Final Gather.
Sobre os raios, é difícil de explicar legal assim numa mensagem de fórum, mas depende puramente o tramanho dos objetos da cena, na sua cena eu mediria o tamanho do pé da sua cama e colocaria um raio nos Photons por volta deste valor.
Depois ajustaria a quantidade de Photons para fechar com esse raio e pronto.
O Final Gather pode testar sem Raio primeiro, se ficar ruim, depende das manchas, se for nos detalhes, precisa usar raio pequeno, se for um granulado em locais fáceis, precisa usar raios maiores.
Laura>
Eu não sei te informar, eu não escrevo mais na revista.
Todos as matérias que eu publiquei nela, estou atualizando para o Max 8 e publicando aqui no site, já coloquei duas, na próxima semana eu pretendo colocar outra, falando sobre Caustics.
É que estes artigos que escrevi foram o primeiro material sobre Mental Ray publicado em português, então, ná época, eu indiquei bastante para o pessoal, porque aqui no site não tinha nada ainda.
Mas vou colocar todas aqui, vou atualizando aos poucos, por causa do tempo, mas vou colocar todas com certeza, inclusive a última que eu não publiquei, é inédita por enquanto.
Sobre o seu problema com tecidos, tanto o Reactor Cloth quanto o Modify Cloth são bons para isso, o Reactor Cloth faz muita coisa que o Modify Cloth não faz, mas o contrário também é verdadeiro, depende da situação.
Num caso como esse da colcha, os dois fazem perfeitamente.
E sem vantagens nem para um e nem para o outro. Tanto no Cloth quanto no Reactor você pode usar recursos de interação em tempo real com o tecido, então, pode modificar e arrastar diretamente na simulação, sem ter que animar nada, depois, é só congelar o tecido neste ponto, já que está fazendo uma imagem estática.
No tutorial do Modify Cloth aqui na Três D1 eu explico o Live Drag do Modify Cloth, para você mover diretamente na Viewport puxando o tecido como desejar.
No tutorial do Reactor Cloth aqui na Três D1 eu não lembro se falo do recurso dele, mas é bem simples, é clicando com o botão direito do Mouse.
Clica e arrasta na janela de Preview do Reactor para você ver. Moverá o tecido como se estivesse pegando com a mão.
Os links:
Matérias que sairam na Digital Designer atualizadas.
Mental Ray parte 1 - http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15640
Mental Ray parte 2 - http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=16300
Tutoriais tecidos.
Modify Cloth - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15363
Reactor Cloth - http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15293
OBS: Precisa de conexão banda larga boa para aparecer todos os vídeos.
Abração