Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Mepi 3d   Goiania - GO
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
ti_roc   Mauá, SP - AC
claudiosdr   Brasil - CE

Portfólios Ver Mais

cjoe   Portugal - Internacional
guardianoo   Valentim Gentil/SP - SP
sidi   SergioCosta sidi
Gaona   Brasil - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Muito obrigado Caio e Zulmar. Vou esperar ansioso para aparecer a matéria sobre Caustics aqui na Tresd1 Cada vez que faço meus testes, mais me apaixono pelo Mental Ray. Pequei esse arquivo do grupo de estudos sobre GI, e estou utilizando ele para fazer meus testes. Segue minha primeira imagem com esse arquivo.
vc está indo bem nos estudos de iluminação... Essa Cena do Sandro Medeiros é bem legal mesmo p/ começar... note que no pé da mesinha redonda e do banco no canto inferior esquerdo da imagem temos uma area super iluminada. nesse caso acho q é só mecher um pouco nos photons q vai concertar. Ficou mt bem satada a iluminação em geral. quero ver com materiais agora ehim. hehe ;) abraço
Oi gente, tudo bem? O site da Lume é http://www.lume.com/ Mas não tem nada de bom lá, tem o mesmo manual fraco que acompanha o Max. Tem cenas de exemplo, mas não são para o Max, são para o Mental Ray Standalone. Sobre a questão das unidades, sempre usei o Max com as unidades padrões. O comportamente do Mental Ray muda completamente dependendo das unidades que colocar. Nos testes que fiz com unidades no Max 6, logo que saiu a conexão, se mudasse para Meters no Display Units e deixasse Inches no System Units, o Mental Ray parava de funcionar. Não sei como está nas versões mais recentes, não sei se modificaram alguma coisa nisso. Mas lembrando as versões mais antigas, do Mental Ray Standalone que usava no Max 3, 4 e 5, ele nem funcionava se as unidades do Windows não estivesse no sistema americano, usando o separador decimal como ponto em vez de vírgula. Se o Windows estava com vírgula, o Mental Ray não rodava. Ou seja, o Mental Ray foi feito para trabalhar em polegadas, da mesma forma que o Max, internamente é tudo em polegadas. Portanto, acho que não é boa idéia mudar as unidades do progama. Tem que testar bastante depois que mudar para ver como ele se comporta. Se eu tenho que fazer coisas com medidas, adoto o mesmo sistema que usava no AutoCAD, falo que uma unidade genérica é um metro e boa, tudo poderá ser feito com medidas precisas usando as unidades genéricas. No AutoCAD não se define que vai trabalhar em metros ou polegadas, apenas usa a unidade genérica dele como sendo a unidade que você quiser. Sobre as matérias que escrevia na DD, essa semana ainda eu vou publicar a próxima, que fala sobre o uso do Shader Photon Basic para controlar o GI e também fala do menu Diagnostic, para ajudar a configurar a cena. No final do mês eu vou postar a primeira matéria sobre Caustics, falando de Caustics na reflexão. Abraços
"Caio Lamas" disse: ... note que no pé da mesinha redonda e do banco no canto inferior esquerdo da imagem temos uma area super iluminada. nesse caso acho q é só mecher um pouco nos photons q vai concertar. ...
agora qnto a "reigião super-iluminada" no pé da mesinha... dependendo de como a luz pega nela faz este efeito mesmo. Agora se vc quiser controlar melhor este local especificamente vc vai controlar colocando um "shader photon basic" no slot photons do mateiral da mesinha, dai escurece um pouco o "specular" (parâmetro dentro do shader photon basic!) q o efeito de estouro da iluminação no chão vai diminuir ou desaparecer com certeza. ;) 8:) tb andei fazendo testes de iluminação com esta cena a muito tempo atrás :) ... tem la na seção de estudos esta minha cena... ai eu só coloquei 2 mr spot nas janelas com area retangualr do tamanho da janela e setei o GI e ou FG para obter o efeito desejado. obs.: não repare no BG enem no tapete... kkkk era so teste de iluminação... :-P :P
DEUS é maior!
A Zulmar, sei lá ehim.. pq se vc reparar ele usou um material difuso branco em todos os objetos. creio que sem especular até. não tem pq ser refletida tanta luz.. talvez se tivesse algum material mais reflexivo no pé da mesa aí sim poderiamos ter algo parecido com isso q vc disse. porem o material, como ja foi dito aparenta ser totalmente difuso. não sei se vão concordar. mais só de bater o olho ja dá p/ sacar. abraços
Obrigado pelos comentários. Continuando meus testes gerei outra imagem, já colocando algumas texturas. Sobre a imagem anterior, aplicando um Shader Photon Basic na mesinha, acho que realmente resolveria o problema. Tive esse mesmo problema nessa segunda imagem, só que em outro lugar, entre os dois moveis encostados na parede, ficou uma parte mais branca entre eles, causado pela GI de um no outro, mas também pode ser resolvido com o Shader Photon Basic, depois vou arrumar. Nessa nova imagem tive outros 2 problemas, um foi a estátua azul que coloquei em cima do móvel, usei um material que pequei aqui no site, "Cera MR", mas como não entendo ainda muito sobre shader, não consegui arrumar. O outro problema foi com o Hair and Fur, que usei dentro do vaso, chegou a gerar o reflexo dentro do vaso e no chão, mas a grama em si não apareceu, detalhe, se Render sem GI, a grama aparece. Uma coisa curiosa, na tentativa de arrumar a textura da estatua azul, aumentei o Final Gather de 500 para 800, mas não achei que a imagem como um todo ficou melhor, tanto que essa postada foi a gerada com o valor de 500. Abraços.´
Oi Luiz, tudo bem? Sobre o material de cêra que baixou aqui do site, ele é feito com o Shader SSS do Mental Ray, que é um Shader que depende das medidas da cena para ficar certo. Uma configuração que fica perfeita numa cena, pode ficar totalmente diferente em outra cena que seja muito menor ou muito maior. Para arrumar você precisa ajustar o valor do Scale Conversion dentro do Shader. Sobre o Hair And Fur, o ideal com o Mental Ray para interagir e preservar todos os efeitos de render, é usando na opção MR Hair Primitive, porque assim o Hair And Fur gera a geometria baseada na primitiva de cabelos exclusiva dele, que ele entende rapidamente e sem pesar no render. Abraços
André, muito obrigado por mais essas dicas, resolveu os pontos que eu tinha mencionado anteriormente. Só não consegui resolver a parte mais branca entre os dois moveis na parede, mesmo mexendo no Specular do Photon Basic de ambos os objetos, imagino então que poderia resolver isso mudando os valores do Trace Depth, porque como os dois objetos estão muito próximos, a iluminação deve estar refletindo muito um no outro causando essa intensidade de brilho maior, mas também poderia estragar o resto da iluminação da cena que achei que esta boa.
OLa Luis Feitosa!!! CAra to estudando o Mental aqui e estou tendo justamente estes problemas q vc teve ai , pois tb naum conheço nada de shader , mais com relação aos móveis estar gerando uma iluminação um no outro, isso aconteceu comigo aqui e tb usei o msm recurso q vc e tb naum adiantou mto naum...hehehe Mais é isso ai vamos ralando juntos aqui e vamos ver se conseguimos desvendar esse mistério!!! Nessa imagem por exemplo estourou o vermelhão das paredes de madeira e nos sofás e no puf tb!!!
CAC - Maquetes Eletônicas
Cac2, Com certeza estamos no melhor lugar para podermos resolver nossos mistérios, o pessoal aqui é muito atencioso, sem falar do André, que esta sempre dando uma força a todos que pedem socorro. Sobre sua cena, pelo menos no que esta relacionado aos pufs, baseado no meu humilde conhecimento, mexendo no Photon Basic deveria melhorar, tenta diminuir a intensidade do vermelho no Diffuse, e deixa um pouco de cinza no Specular. Agora se você já fez isso, pode ser a quantidade de reflexos, minha segunda teoria. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 849, sendo 12 membro(s) e 837 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, TadeuB79, Leonardo, Vladis, Rodrigo, Thiago Couto, Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.