[color=cyan]Oi gente, tudo bem?
Laura>
O efeito de GI na realidade é lindo, eu babo quando vejo um efeito bonito de iluminação na realidade, porque é observando o mundo real que a gente simula com mais realismo em 3D, e o melhor de tudo é que no mundo real os efeitos acontecem em tempo real, é demais.
Aqui no meu quarto quando entra o sol eu fico movendo o pé para colocar na frente do facho de luz, quando acerta o tênis que é branco, dá uma boa iluminada no quarto, é demais.
É legar ver Caustics em tempo real também, se eu vou num bar, fico mais brincando com o copo para ver o efeito do que bebendo. :) :)
O mundo real realmente é lindo. :)
Sobre as imagens que você coloca no PhotoShop, você já testou colocar direto no Max?
Tem muitas vantagens, porque vão participar de todos os efeitos, vão gerar sombras, gi, reflexo, refração e tudo mais.
Neste tutorial eu explico como fazer, é bem simples, ainda mais que você já tem as imagens em alpha.
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14989
Sobre o problema que apareceu na sua imagem, se realmente você já tinha renderizado antes, ficando boa, e sem mudar nada ficou estranha, então, pode ter dado algum pau no arquivo na hora de render, acontece as vezes.
Abre uma cena nova, clica em File>Merge e carrega tudo da cena antiga nessa cena nova.
Coloca as mesmas configurações do render que tinha na cena antiga e renderize.
Deve voltar tudo ao normal.
Caio>
Obviamente não vai acompanhar o valor da área de luz, o Link é um comando que só usa transformações, ou seja, posição, rotação e escala.
Colocar o Plane linkado com o mesmo tamanho da área de luz, depois que já tiver definido a área e sabe o valor, serve para a sua identificação na viewport.
Trabalhar com luzes Photometrics é legalpor causa deste feedback que você tem nas Viewports.
Mas conhecendo bem o Max você faz o que quiser, então, se quiser que o Plane acompanhe os valores usados na área da luz Mental Ray, dá para fazer com facilidade, basta usar recursos de Rig para fazer o Rig entre a área da luz e as dimensões do Plane.
Pode fazer de três formas diferentes, pode fazer com expressões pelo Expression Controller, pode fazer com Wire, pelo Wire Parameters, e pode fazer até com o Reaction Manager.
Abraços
Abraços[/color:d3927be429]