GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

laura_serafini! Que bom que vc conseguiu corrigir, tb já resolvi muitos bugs criando uma cena nova e dando o merge, mas as vezes é bom descobrir o problema e não remediar! mas tudo depende do tempo disponivel pra isso!!! Agora mesmo eu to com um bug no Mental Ray, mas esse é em qualquer cena!!! Eu crio uma cena nova, posiciono os ojetos, as luzes, habilito o GI, rederizo e fica tudo escuro... quebrei a cabeça e descobri que tinha que habilitar o controle manual de GI nas Luzes!!! agora o pq disso não sei! se alguem ai souber posta aqui!
Gente, to mei aperriado mas, peguei agora o mr novo do max 9 pra fuçar, Achei Muito Bom, mas ainda mexi pouco. Consegui fazer um negócio q apesar de q deve ter um jeito fazer em outras versões anteriores,mas eu nunca tinha conseguido nem visto por aqui, q é iluminar por fora e por dentro só com um tipo de iluminação. e agora Usando e ajustando o Daylight system, consegui iluminar externa e internamente uma cena, Bacana, não ficou 10, mas achei bem bacaninha, apesar de ter poucos objetos, não ter textura, e não ter objetos muito pequenos mas, ficou um render rápido. estou com a animação pra mostrar pra vcs, mas perdi o site onde eu hospedava de graça coisa com tamanho maior, essa ficou avi +- uns 30 mb, alguem tiver uma sugestão de site pra hospedar de graça esse tipo de coisa... por favor... Ainda ficou um pouco claro demais fora, os photons meio grandes, mas curti. Interna com luz da atmosfera e luz do sol: Interna só com luz de atmosfera( skylight ): Externa com luz de atmosfera e sol: Externa só com luz de atmosfera: alguem aí dá o toque de site pra hospedar avi de +- 30 mb pra mim colocar lá ;) até agora tô achando Massa! o Max9 tava pra desistir por causa de algumas coisas q naum via solução no MR, ê ainda tem essas coisas, depois vo colocar mais duvidas aqui, não tinha mais aparecido por aqui, mas é q meio chêi de coisa pra fazer ... Bração! Ricmage
"GILL VELOSO" disse: laura_serafini! Que bom que vc conseguiu corrigir, tb já resolvi muitos bugs criando uma cena nova e dando o merge, mas as vezes é bom descobrir o problema e não remediar! mas tudo depende do tempo disponivel pra isso!!! Agora mesmo eu to com um bug no Mental Ray, mas esse é em qualquer cena!!! Eu crio uma cena nova, posiciono os ojetos, as luzes, habilito o GI, rederizo e fica tudo escuro... quebrei a cabeça e descobri que tinha que habilitar o controle manual de GI nas Luzes!!! agora o pq disso não sei! se alguem ai souber posta aqui!
Fala GILL,blz? em primeiro lugar...me desculpe se o q eu estou falando vc já sabe...estou falando pelo q eu entendi,e nem sei do seu conhecimento no mr..pq faz tempo q num particio aqui...mas se nao servir...pra quem nao sabe, servirá... então,o pq disso...é pq o GI vem da luz....e se vc tivesse 5 luzes na cena...e só quisesse q uma luz gere GI,vc tem esse controle....pra num pesar...e etc...mas isso é exemplo....pq no mental ray....2 luzes são mais do q suficientes...eu sempre uso sky e a ies sun...agora o principal....todos parametros sao importantes....mas o das luzes é o fundamental...lá sim q vc fala quantos photons vai ter...qual a energia deles...isso e aquilo...parametros a toa no MR não tem...o manual sim é o bom de usar...nao o automatico... OBS:ta bem confuso esse post...pq to escrevendo sem revisa...hhehe um conselho pra galera q não conhece mental ray,pra q conhece e pra quem interessar....na minha opinião... Eu vejo q tudo mundo tem várias dúvidas no mental ray...eu sei um pouco...nao tudo,longe disso...só sei me virar com o q eu precisei até agora...mas algumas duvidas simples...pra q quebrar a cabeça?insistindo ou desistindo por causa de alguma coisinha "besta".... o André fez um video tutorial...q esta aqui no site á venda...eu não assisti ainda...mas tenho certeza...q muita coisa boa...e muitas duvidas de varios...e tb minhas vao ser comentadas lá...claro q é o 1º video de vários q vao vir...pq mental ray não da pra falar sobre tudo de uma vez só assim... eu to mexendo faz um tempinho já no mental ray...se eu tivesse um video desse antes na mão...num teria passado madrugadas tentando entender o mr...não q eu possa dizer q eu entendo bem...mas o pouco q eu entendo...foi quebrando a cabeça em cima sempre...alem do forum tb...q sempre ajuda.... mas isso é o q eu vejo,o principal é a maioria continua com as mesmas duvidas...metade desisti e vai pra outro render....q no caso...resolve os problemas mais facilmente,mas q é muito limitado...o mental ray...é cheio de manhas...nada vem prontinho pra usar como muitos sabem...tirando a ultima versao com presets...e eu odeio presets,nao vale a pena,na minha opiniao...mas entao vai a dica... mental ray vale a pena...não é facil,e não é dificil,só q precisa treinar bastante ..ou ter um bom video tutorial na mão....e treinar só "muito" hahaha.... sei la...é o q eu acho.,... eu to falando isso...pq conheço várias pessoas,q começam e param com MR... e conheço muita gente...q acha q mental ray é uma "M.erda" pq alguns somente apertam "ativar" mental ray....e esperam a mágia acontecer....quem já mexe o pouco q seja,,sabe q num funciona assim... agora,tem muitos renderizadores bons, num to falando mal de nenhum....apenas falando q o mental ray se bem estudado,,pq seria usado em tudo q é filme "grande"? pq é bom...não é pq vem junto com o max...q é o pior...ou q outro é melhor...NADA A VER ISSO.,já ouvi mmmuito disso por ai... tudo q eu to falando tem um significado...pq já ouvi tuuudo isso....aqui mesmo no fórum...e em outros... e to falando não pra critica não.....to falando pra q tenham mais gente usando...mas gente,sabendo do poder do mr tb,mas gente CONTINUANDO a usar...pra q tudo mundo evolua junto aqui...um aprendendo com o outro....como já acontece....mas q poderia acontecer mais... pra quem ta desistindo,pra quem num sai de certo ponto...eu aconselho o tutorial aqui da 3d1...e boto minha mão no fogo...q muita coisa boa...e muitas dúvidas vão sumir...é isso...num to fazendo divulgação..nem ganhando com isso ehehe....é apenas...pq é bom pra mim, pra todos e pro site,q indiretamente atinge todos q participam aqui... abraços pra todos
Estou estudando Mental Ray a um pouco mais de um mês, e não vivo mais sem ele...rs. É simplesmente maravilhoso. Não tenho duvida nenhuma que vou comprar esse vídeo-curso aqui da 3D1, ate parei de querer perguntar algumas duvidas que tenho, afinal não é justo ficar tirando duvidas aqui, antes de verificar se elas serão tirados apos ver todo o curso. Uma coisa eu posso garantir, afinal sou uma prova viva disso, da para conseguir bons resultados, só estudando aqui pelo fórum, mas para isso, antes de ficar perguntando, será necessário ler todos os tópicos já existentes sobre Mental Ray.
Marco Tomaselli! desabafando é? Eu dificilmente posto perguntas, tb acho que antes o cara deve pesquisar bastante e só quando não tiver jeito mesmo perguntar, prova disso é que das poucas perguntas que fiz, não obtive respostas, pois acabaram sendo uma dúvida coletiva!!! Quanto as Luz, no MR, eu sempre uso a opção manual, mas constatei que quando em automatico, ela não emitia photon nenhum!!! o pq disso que é a minha dúvida! Quanto ao CD, já pedi o meu e aconselho que quem quer ter uma boa noção no MR, compre tb, já comprei 2 da Gnomon, mais era direcionado ao MR do MAYA! Esse que o André fez pro MAX é o único que vi em português! Flw!!!
marco eu estou começando o Mental Ray agora e escolhi ele pq eu boto é muita fé nele e sei que é o mais completo e difícil de todos. E eu NÃO estou conseguindo colocar uma luz imitando o sol na minha cena. Como faz pra habilitar manula ou automatico? e copmo eu faço essa luz??? áhhhh e se puder me falar como eu faço uma grama, tb ficaria muito agradecida! infelismente ainda nao tenho grana pra comprar esse curso de Mental Ray do andré, numa dureeeeza! Então se vcs puderem me ajudar... valeu!
Fala GILL,blz? claro...se eu tenho algo pra fala...e q seja útil...eu falo mesmo hehe... agora entendi sua dúvida...já passei por isso.... deve ser escala ou intensidade de suas luzes...q no automatico....só com valores muito altos apareceriam os photons....pode fazer isso....aumenta exageradamente...só pra vc comprovar oq eu to falando.... Falai Kaki,blz? então...nas luzes no mental ray indirect ilumination se não me engano o nome...vc configura isso....posta certinho seu problema...q fica mais facil....grama um bom mapa...e displcament do mr...configurado certinho...e em determinados angulos...fica otimo..mas nem sempre...é teste,...depende muito da cena....a abraços
Fala GILL,blz? claro...se eu tenho algo pra fala...e q seja útil...eu falo mesmo hehe... agora entendi sua dúvida...já passei por isso.... deve ser escala ou intensidade de suas luzes...q no automatico....só com valores muito altos apareceriam os photons....pode fazer isso....aumenta exageradamente...só pra vc comprovar oq eu to falando.... Falai Kaki,blz? então...nas luzes no mental ray indirect ilumination se não me engano o nome...vc configura isso....posta certinho seu problema...q fica mais facil....grama um bom mapa...e displcament do mr...configurado certinho...e em determinados angulos...fica otimo..mas nem sempre...é teste,...depende muito da cena....a abraços
aê Pessoal, abaixo ta o link para baixar a animação q fiz e falei no meu ultimo post acima, Um tipo só de iluminação pra externa e interna usando Daylight system do Max 9 Mr novo. resolução 720 por alguma coisa, 30 fps, +- 20 segundos de video, +- 1:30 h de render pra gerar toda a animação, salvando os mapas de photons GI e FG. ta em rar. ficou uns 20 mb eu acho, e mal aí o compressor cinepak, mas só tava com ele la de +- pra esse formato, e tem em quase todo pc. Link pra animação: http://rapidshare.com/files/837703/mrmax9test.rar.html dá o parecer de vcs aí quero acertar essa iluminação, estou testando com mais objetos, texturas, ainda ta esbranquecendo muito oque estar em externo, e o bleed( cor de um objeto pra outro ) acho q ainda ta muito forte, nessa ani é pq quase tudo é branco, e outra experimentei botar uma textura no material, ficou quase branco, Ha , dúvida.... não referente a essa animação quando se usa FG e GI, a cor q passa de um objeto pro outro q ta +- perto da pra ser controlada pelo shader, Isso pelo GI, mas a cor passada pelo FG naum da pra se controlar, a naum ser q se mude a cor difuse do objeto, ou se limite a distancia com falloff acho do FG, mas se fizer isso e colocar o limite start e end zero e zero acaba com FG, Alguém aí sabe como fazer ??! Ricmage
eai ricmage blzz??? eu vi sua animação......ta tudo perfeito pra mim.....gostei da luz,modelagem e texturas e do traçado da camera tbem..... unica resalva......eu diria pra vc testar usar Lens 50mm (+ proximo da visão humana) e tbem mexer no depth field.......de resto td certo vai postando ai q eu quero ver mais abços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711222.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 765, sendo 1 membro(s) e 764 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Janva026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.