Oi gente, tudo bem?
Vejam só, o Diffuse do Photon Basic controla a cor da reflexão da superfície.
O que é o GI? É a reflexão da luz no espectro de cor da superfície na qual ela incide.
Se ela incide sobre um objeto vermelho, todas as cores serão absorvidas e apenas a cor vermelha será refletida.
Usando o Diffuse você pode fazer um objeto vermelho refletir na cor azul, o que é totalmente fora da realidade, mas permite efeitos psicodélicos.
O Specular define a intensidade dessa reflexão, quanto mais próximo de branco for o Photon Basic, mais reflexivo é o objeto e mais GI ele emite.
Sendo assim, se o Specular for preto, não haverá mais reflexão de GI.
O normal é usar tons de cinza neste parâmetro, mas se for um material metálico, então, neste caso, você usará tons na cor de reflexo, como faria com o Shader Mental no canal de reflexão, ou como faria com o próprio material RayTrace do Max.
O Transparency só é usado em material transparente, branco é transparente e preto é opaco.
O IOR só é usado em materiais transparentes, 1.5 é vidro e 1.3 é agua.
Portanto, se colocar a cor ou a textura do objeto no Diffuse e um tom próximo de preto no Specular, o material vai emitir pouco GI.
Se o objeto é branco e reflexivo, então, o brilho exagerado se deve ao alto valor de reflexo e não ao GI.
Se não estão usando Photons, se estão usando apenas o Final Gather com o Diffuse Bounce do Trace Depth, então, vai ser difícil de arrumar, não é adequado usar o Diffuse Bounce em interiores, não tem controle e gera este tipo de problema, principalmente com valores maiores do que 2.
Sempre use Photons com cenas internas no Mental Ray, além de melhor, o tempo de render será menor.
Laura>
O que eu disse sobre as unidades é a mesma coisa que você disse.
É possível mudar para o sistema de unidade que quiser, como no Max.
Mas como no Max, o normal é trabalhar no sistema de unidades genéricas.
Imagino como deve ser difícil trabalhando nos EUA ou na inglaterra, onde usam unidades esdrúxulas.
Mas no resto do mundo onde trabalham com o sistema métrico, não costumam modificar as unidades do AutoCAD, apenas abre o template de metros e trabalha nele, se quiser usar como centímetros, basta definie que 1 é 1 cm e pronto, vai funcionar na mesma forma.
No Max é assim também, ele trabalha em unidades genéricas por padrão, você pode definir que 1 é 1 cm, ou 1m, ou 1km, depende de você depois seguir essa mesma proporção nos valores que sempre dará certo.
Os iniciantes no Max encontram muitos problemas quando modificam as unidades do programa, porque todos os recursos do programa continuam no valor padrão, então, você terá que modificar muitos valores que normalmente não são usados, para poder ajustar a escala da cena. Com bastante experiência no Max, fica fácil perceber que determinado problema foi causado pelas unidades e só precisará modificar o valor do recurso adequado para corrigir.
Abraços