Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Evandro   Joinville - SC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

Marcelo   Joinville SC - AC
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
Clovis.L   São Paulo - AC
Rafaelart   São Pedro da Aldeia

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Ola luis , cara jah ajustei msm esses parametros e consegui chegar numa imagem mais limpa, ou deja , sem akelas reflexões do sofa e da madeira exagerada... mais ainda o ambiente em geral está muito avermelhado!!!... q dica é bem vinda a todos ai do forum,,,,brigado!!!
CAC - Maquetes Eletônicas
Cac2, acho que pelo Photon Basic ainda deve dar pra melhorar. Olha só o um teste que eu fiz, na imagem 01 não mexi em nada, coloquei as paredes e o piso vermelhos, e um objeto branco, com uma luz omni e mandei renderizar com GI. Na imagem 02, mudei a cor Diffuse do Photon Basic para branco e apesar das paredes vermelhas, gerou um reflexo branco no objeto. Já na imagem 03, fiz o contrario, forcei mais no vermelho no Diffuse e no Specular
Ei Andre, arrumei um tempinho pra vir aqui ver se tinha alguma coisa nova e vi seu comentario a respeito de nao se escolher a unidade de medida no Autocad. Bom, posso ter entendido errado, mas tem como se escolher isso sim. Aqui nos EUA soh se trabalha em polegadas (eu quase morro por conta disso) e pra isso configuro o Autocad no Units pra Architectural. Assim posso fritar meu cerebro aqui com todas essas fracoes hehehehehe. abracos ainda to aqui tentando arrumar um tempo pra estudar mais e testar mais configuracoes do mental ray! assim q tiver alguma imagem nova eu posto aqui!
Oi gente, tudo bem? Vejam só, o Diffuse do Photon Basic controla a cor da reflexão da superfície. O que é o GI? É a reflexão da luz no espectro de cor da superfície na qual ela incide. Se ela incide sobre um objeto vermelho, todas as cores serão absorvidas e apenas a cor vermelha será refletida. Usando o Diffuse você pode fazer um objeto vermelho refletir na cor azul, o que é totalmente fora da realidade, mas permite efeitos psicodélicos. O Specular define a intensidade dessa reflexão, quanto mais próximo de branco for o Photon Basic, mais reflexivo é o objeto e mais GI ele emite. Sendo assim, se o Specular for preto, não haverá mais reflexão de GI. O normal é usar tons de cinza neste parâmetro, mas se for um material metálico, então, neste caso, você usará tons na cor de reflexo, como faria com o Shader Mental no canal de reflexão, ou como faria com o próprio material RayTrace do Max. O Transparency só é usado em material transparente, branco é transparente e preto é opaco. O IOR só é usado em materiais transparentes, 1.5 é vidro e 1.3 é agua. Portanto, se colocar a cor ou a textura do objeto no Diffuse e um tom próximo de preto no Specular, o material vai emitir pouco GI. Se o objeto é branco e reflexivo, então, o brilho exagerado se deve ao alto valor de reflexo e não ao GI. Se não estão usando Photons, se estão usando apenas o Final Gather com o Diffuse Bounce do Trace Depth, então, vai ser difícil de arrumar, não é adequado usar o Diffuse Bounce em interiores, não tem controle e gera este tipo de problema, principalmente com valores maiores do que 2. Sempre use Photons com cenas internas no Mental Ray, além de melhor, o tempo de render será menor. Laura> O que eu disse sobre as unidades é a mesma coisa que você disse. É possível mudar para o sistema de unidade que quiser, como no Max. Mas como no Max, o normal é trabalhar no sistema de unidades genéricas. Imagino como deve ser difícil trabalhando nos EUA ou na inglaterra, onde usam unidades esdrúxulas. Mas no resto do mundo onde trabalham com o sistema métrico, não costumam modificar as unidades do AutoCAD, apenas abre o template de metros e trabalha nele, se quiser usar como centímetros, basta definie que 1 é 1 cm e pronto, vai funcionar na mesma forma. No Max é assim também, ele trabalha em unidades genéricas por padrão, você pode definir que 1 é 1 cm, ou 1m, ou 1km, depende de você depois seguir essa mesma proporção nos valores que sempre dará certo. Os iniciantes no Max encontram muitos problemas quando modificam as unidades do programa, porque todos os recursos do programa continuam no valor padrão, então, você terá que modificar muitos valores que normalmente não são usados, para poder ajustar a escala da cena. Com bastante experiência no Max, fica fácil perceber que determinado problema foi causado pelas unidades e só precisará modificar o valor do recurso adequado para corrigir. Abraços
Andre, eu quase morro aqui por conta dessa confusao de polegadas e pes! Eh a coisa mais burra da historia esse povo continuar com esse sistema de medidas! Mas fazer o q neh?! Desculpe a minha sonseira hehehehe eu entendi a sua colocacao completamente diferente! :) depois li de novo e entendi tudo! foi mal!!!! Continuo aqui na correria... ontem meu chefe me perguntou se podia me clonar!!!! Quase morri!!! Mas enfim, to terminando uns estudos aqui e acho q amanha eu posto! ateh
Bom, continuo nos meus estudos do Mental Ray... esta eh uma imagem de um projeto q estou desenvolvendo no escritorio aqui! Toda a ajuda pra melhorar a imagem eh bem vinda :) uma coisa, a parede roxa tah estourando demais... ja tentei mexer no photons do material mas nao to conseguindo resolver o problema! ateh!
8:) garota braisileiramericana... risos... q estouro de roxo vc esta se referindo? não estou vendo tal efeito :? sim... este efeito de visualização do "FACHO" de luz vc fez no Photoshop?
DEUS é maior!
8:) Alguém sabe como visualizo na VIEWPORT a "área light" das luzes próprias do mental ray? Pergunto isso pq existe a opção de se mostrar no render a "área light" de uma mrspot por exemplo... mas na viewport, durante o trabalho, como faço para ela sempre ficar aparecendo SEMPRE, independente de esta setando a área dela ou não? obs01.: Lembrete... qndo estou setando o parâmetro da área da luz, isso eu ja sei q acontece :lol: . obs02.: comecei a fazer alguns testes com luzes photométricas e percebi q as photométricas de área aparecem sempre na viewport em forma de "retângulozinho" q equivale a área da luz, por exemplo... mas e as mrspot? como faço para acontecer a mesma coisa? alguém sabe?
DEUS é maior!
"Andre Vieira" disse: Oi gente, tudo bem? ...O normal é usar tons de cinza neste parâmetro, mas se for um material metálico, então, neste caso, você usará tons na cor de reflexo, como faria com o Shader Mental no canal de reflexão, ou como faria com o próprio material RayTrace do Max. .... Abraços
8:) no caso dos metais esta colocação que fez acima só é valida se estiver usando o CAUSTICS enable* e o objeto aonde vc colocou o "material de metal" esta abilitado para gerar caustics? *caustics enable: efetio de caustics abilitado nos parâmetros do Indirect Illumination (atalho > F10).
DEUS é maior!
Ei Zulmar!!!!! Olha a coluna de espelho q estah mais proxima, ela esta refletindo uma parede roxa q tem atras, se vc olhar na parte de cima ela esta estourando um pouco no material do teto!!!! Os fachos de luz eu fiz no Photoshop mesmo :) E quando a sua pergunta, eu num tenho nem ideia de como ajudar!!! hehehhe to ainda aprendendo tudo, fucando, testando.... abracos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 842, sendo 11 membro(s) e 831 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, Geraldo Nunes, JMDesign, Adalberto Rocha, nandao, Osvaldo Arquiteto, Luan, Fabio Catelleno, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.