Oi gente, tudo bem?
Sobre a questão de criar presets para o render, eu acho que funciona bem para preview, porque você pode fazer uma configuração baixa que tenha GI e gere os principais efeitos na cena rapidamente e sem qualidade.
Basta salvar no Preset de render padrão do max mesmo e pode usar quando quiser, sempre que for fazer um preview.
Agora, para o render final, refinado, perfeito e com o menor tempo possível, não existe preset, porque tem que adptar o cálculo do render exatamente a sua cena para obter a melhor qualidade no menor tempo possível.
As vezes, só de adicionar mais um objeto na cena é necessário modificar os valores, então, não tem como fazer preset decente, a não ser que exagere nos valores e perca muito tempo de render para ficar bom.
O importante mesmo é saber o que é e para que serva cada parâmetro dele.
Tudo nele tem uma lógica certa sim, no vídeo curso aqui da 3D1 eu levo 10 horas e meia para explicar a lógica de todos os recursos de todas as fichas da janela Render Scene, além dos macetes das luzes e do uso dos principais Shaders.
Tudo na vida tem seus macetes, até para andar a gente apanha no começo e cai bastante.
Phnseed>
Tem algum problema com a versão que está usando o Shader de RPC do Mental Ray, ou então não está com o Shader instalado, ou não está instalado corretamente.
Eu testei o Shader da Archivision para RPC aqui e funcionou perfeitamente no Max 9, nas outras versões o Shader é comercial, tem que ser comprado.
Marcos>
Fico feliz que viu a entrevista no CGMaxTV e curtiu.
Eles me pegaram de surpresa, eu não gosto muito de estar na frente das câmeras, estou acostumado a ficar atrás delas.
Mas eu falo pacas mesmo né, isso é um defeito grave, meus amigos dizem que se eu começo a falar sobre 3D, só paro abatido a tiros. :) :)
A entrevista é rápida, sabe como é TV, mas o Edurado não editou nada, deixou na íntegra, até os erros, eu curti pacas que ele dispos todo esse espaço para o site.
Sobre aquele negócio que você viu pendurado atrás da minha cabeça, era um rabinho sim. :) :)
Uso cabelo comprido desde os 15 anos, ai quando fui ficando careca, percebi que seria pior ainda de cabelo curto. :)
Porque o tufo que ainda sobrou na frente, cobre a careca quando eu prendo tudo puxando para trás. :)
É foda ficar velho. :)
Fora que eu sou muito gordo, né? Vocês viram na tela como ficou aquela pança bem saliente.
Não estou acostumado me ver de corpo inteiro, quase me internei num SPA depois que vi a entrevista. :)
Quase fiz greve de fome aqui. :)
E sobre a voz e a agitação, eu sou agitado pacas mesmo, falo pacas mesmo e tenho essa voz estranha e fanhosa. :)
Eu fumo muito, minha garganta deve estar toda ferrada e falei muito lá no evento com muitas pessoas, então, fiquei mais rouco.
No vídeo curso do site está o tom de voz natural que eu tenho.
Caio>
Eu fico feliz de saber que também viu e gostou.
A Mental Images não me paga nada e eu não defendo o Mental Ray, eu tento falar o que eu achei de cara renderizador que eu estudei.
Certamente eu achei o Mental Ray o melhor de todos e não sou apenas eu que acho isso, então, quando me perguntam eu falo as vantagens que encontrei no Mental Ray em relação aos outros.
Mas se me perguntar do V-Ray, eu vou falar as coisas que gostei de usar nele, o mesmo para o Final Render e o Brazil Render.
Eu acabei ficando conhecido pela questão do Mental Ray, mas como disse na entrevista, eu sou melhor em animação do que no Mental Ray, só que o Mental virou moda agora e eu já sabia usar ele antes de ser integrado ao Max, então, tive mais facilidade para pagar as manhas das novidades e acabei se destacando por causa dele.
Tenho o maior carinho pelo render e falo dele com prazer, porque é uma super ferramenta mesmo.
Nem quero que usuários de V-Ray migrem para o Mental Ray, mas quem vai aprender agora, é melhor aprender Mental Ray do que V-Ray, porque é melhor se apoiar o mínimo possível em plugins.
Mas quem já domina o V-Ray, nem deve pensar em migrar, porque bom é o render que você domina.
Gill>
Que legal saber que você também usa cabelo comprido.
O meu eu tenho desde os 15 anos, mas mantive depois de velho para ajudar a esconder a careca.
Uso sempre preso, acho que nem minha noiva me viu de cabeço solto. :) :) :)
Achei engraçado vocês falarem da minha voz, dela ser grossa e rouca.
Eu acho que é por causa do cigarro, até achava minha voz meio afeminada quando era mais jovem. :) :)
Fico feliz de acharem que é grossa. :)
Agora, voz de locutor é o melhor heim!!!
Assim me dá vontade de abrir um Tele Sexo aqui em casa. :) :)
Sobre o Renderman, é o outro super render do mundo, ele é tão bom quanto o Mental Ray, os dois são da mesma época, tem o mesmo tempo de desenvolvimento.
O problema do Renderman é que a própria Pixar já falou uma vez, quando estavam reclamando de recursos novos nele, recursos que estavam saindo nos renders de nova geração, como SSS por exemplo.
A Pixar veio a público falar que eles são artistas e fazem filmes, não são desenvolvedores de software, não sou uma softhouse.
Então, o Renderman mesmo só é super poderoso na Pixar, o que os outros usam por ai não é o mesmo e a atualização não é tão frequente como no Mental Ray.
Abraços