GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Muito boa a entrevista mesmo... Olha só, André, de boa mesmo, acho q a mental images ja te deve uma boa grana cara, vc é um difusor de mental ray pelo país, você tem convicção da coisa e mostra muito bem que esta certo, tem esse grupo de estudos, uma vídeo aula e defende todas as características do render, acho q oq vai fazer os usuários migrarem do vray p/ o mental ray não são as novidades, é um parametro chamado André Vieira, que não esta em nenhuma interface do programa, mais é mais instrutivo do que qualquer um ja foi. Eu nem sei se ja agradeci, mais eu só mecho nesse troço porque desde o início eu senti confiança em você. abraço
MARCOS PAULO, [quote:705f873140]comts off: qq era aquele cabelo dele...rs.....tipo tem um rabinho parecendo um traficante colombiano...rs.. saca ? e a voz.....quem ve a foto dele aqui no forum pensa q sera um voz tranquila e fina.....caraca....o cara tem voz grossa e fala hein....fala pra caramba......metralha as palavras...rs.....[/quote:705f873140] E rapaz, eu tb vi aquele "Rabinho"... pô adré, to contigo, tb tenho o cabelo grande, e quando vou em algo social, vo parecendo um gangster, todo posudo!!! ehhehehe Sobre a voz, eu levei um susto, quando assite o CD do MR, pensei que ele tinha contratado um locutor, mas ele falava com muita enfase, dai vi que era a voz dele mesmo!!! Caio Lamas, Se tu rodar pela net, nos sites gringos tu vai ver que tem muitos MRman, Mas no Brasil, o André ganha em disparado mesmo!!! Agora tb encontrei muita gente falando muito bem do Renderman for Maya, que em muitas produtoras, já substituiu o MR... um exemplo é a Conspiração, que trocou o Maya Software/Mental por RenderMan for Maya, a gente pode conferir o resultado na produção da série de comerciais dos Limões da Pepsi. Agora, será que vai sair uma versão para o MAX??? Flw!!!
Oi gente, tudo bem? Sobre a questão de criar presets para o render, eu acho que funciona bem para preview, porque você pode fazer uma configuração baixa que tenha GI e gere os principais efeitos na cena rapidamente e sem qualidade. Basta salvar no Preset de render padrão do max mesmo e pode usar quando quiser, sempre que for fazer um preview. Agora, para o render final, refinado, perfeito e com o menor tempo possível, não existe preset, porque tem que adptar o cálculo do render exatamente a sua cena para obter a melhor qualidade no menor tempo possível. As vezes, só de adicionar mais um objeto na cena é necessário modificar os valores, então, não tem como fazer preset decente, a não ser que exagere nos valores e perca muito tempo de render para ficar bom. O importante mesmo é saber o que é e para que serva cada parâmetro dele. Tudo nele tem uma lógica certa sim, no vídeo curso aqui da 3D1 eu levo 10 horas e meia para explicar a lógica de todos os recursos de todas as fichas da janela Render Scene, além dos macetes das luzes e do uso dos principais Shaders. Tudo na vida tem seus macetes, até para andar a gente apanha no começo e cai bastante. Phnseed> Tem algum problema com a versão que está usando o Shader de RPC do Mental Ray, ou então não está com o Shader instalado, ou não está instalado corretamente. Eu testei o Shader da Archivision para RPC aqui e funcionou perfeitamente no Max 9, nas outras versões o Shader é comercial, tem que ser comprado. Marcos> Fico feliz que viu a entrevista no CGMaxTV e curtiu. Eles me pegaram de surpresa, eu não gosto muito de estar na frente das câmeras, estou acostumado a ficar atrás delas. Mas eu falo pacas mesmo né, isso é um defeito grave, meus amigos dizem que se eu começo a falar sobre 3D, só paro abatido a tiros. :) :) A entrevista é rápida, sabe como é TV, mas o Edurado não editou nada, deixou na íntegra, até os erros, eu curti pacas que ele dispos todo esse espaço para o site. Sobre aquele negócio que você viu pendurado atrás da minha cabeça, era um rabinho sim. :) :) Uso cabelo comprido desde os 15 anos, ai quando fui ficando careca, percebi que seria pior ainda de cabelo curto. :) Porque o tufo que ainda sobrou na frente, cobre a careca quando eu prendo tudo puxando para trás. :) É foda ficar velho. :) Fora que eu sou muito gordo, né? Vocês viram na tela como ficou aquela pança bem saliente. Não estou acostumado me ver de corpo inteiro, quase me internei num SPA depois que vi a entrevista. :) Quase fiz greve de fome aqui. :) E sobre a voz e a agitação, eu sou agitado pacas mesmo, falo pacas mesmo e tenho essa voz estranha e fanhosa. :) Eu fumo muito, minha garganta deve estar toda ferrada e falei muito lá no evento com muitas pessoas, então, fiquei mais rouco. No vídeo curso do site está o tom de voz natural que eu tenho. Caio> Eu fico feliz de saber que também viu e gostou. A Mental Images não me paga nada e eu não defendo o Mental Ray, eu tento falar o que eu achei de cara renderizador que eu estudei. Certamente eu achei o Mental Ray o melhor de todos e não sou apenas eu que acho isso, então, quando me perguntam eu falo as vantagens que encontrei no Mental Ray em relação aos outros. Mas se me perguntar do V-Ray, eu vou falar as coisas que gostei de usar nele, o mesmo para o Final Render e o Brazil Render. Eu acabei ficando conhecido pela questão do Mental Ray, mas como disse na entrevista, eu sou melhor em animação do que no Mental Ray, só que o Mental virou moda agora e eu já sabia usar ele antes de ser integrado ao Max, então, tive mais facilidade para pagar as manhas das novidades e acabei se destacando por causa dele. Tenho o maior carinho pelo render e falo dele com prazer, porque é uma super ferramenta mesmo. Nem quero que usuários de V-Ray migrem para o Mental Ray, mas quem vai aprender agora, é melhor aprender Mental Ray do que V-Ray, porque é melhor se apoiar o mínimo possível em plugins. Mas quem já domina o V-Ray, nem deve pensar em migrar, porque bom é o render que você domina. Gill> Que legal saber que você também usa cabelo comprido. O meu eu tenho desde os 15 anos, mas mantive depois de velho para ajudar a esconder a careca. Uso sempre preso, acho que nem minha noiva me viu de cabeço solto. :) :) :) Achei engraçado vocês falarem da minha voz, dela ser grossa e rouca. Eu acho que é por causa do cigarro, até achava minha voz meio afeminada quando era mais jovem. :) :) Fico feliz de acharem que é grossa. :) Agora, voz de locutor é o melhor heim!!! Assim me dá vontade de abrir um Tele Sexo aqui em casa. :) :) Sobre o Renderman, é o outro super render do mundo, ele é tão bom quanto o Mental Ray, os dois são da mesma época, tem o mesmo tempo de desenvolvimento. O problema do Renderman é que a própria Pixar já falou uma vez, quando estavam reclamando de recursos novos nele, recursos que estavam saindo nos renders de nova geração, como SSS por exemplo. A Pixar veio a público falar que eles são artistas e fazem filmes, não são desenvolvedores de software, não sou uma softhouse. Então, o Renderman mesmo só é super poderoso na Pixar, o que os outros usam por ai não é o mesmo e a atualização não é tão frequente como no Mental Ray. Abraços
Ok, mais não foi uma crítica, foi apenas um observação q eu tentei fazer engraçada, rs. Eu sei disso q vc falou e acho correto apresentar a verdade, mais infelizmente eu sou dakeles q perdem o amigo mais não perdem a piada. :oops: foi malz
Andre Vieira, Concordo que o Renderman ainda não é tão poderoso fora da PIXAR, mas parece que eles resolveram mudar um pouco esse diálogo, e tão apostando umas fichas no Renderman for Maya, se não me engano a versão dois for Maya, ta em fase beta, e segundo eles, os usuários é que vão indicar o que precisam no render, e eles vão buscar soluções pra resolver as necessidades!!! Só resta esperar pra ver!!! Enquanto isso vamos continuar brincando com o MR!!! hehehehehe Flw!!!
Colegas de render, uma discução sobre Ambient Oclusion, no Mental é claro, sigam o link q amigo Feitosa postou vários links interessante e deu boas dicas, muito uteis p/ vcs q gostam de arquitetura e mental ray. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17973&postdays=0&postorder=asc&start=0 abraço a todos.
"GILL VELOSO" disse: Andre Vieira, Concordo que o Renderman ainda não é tão poderoso fora da PIXAR, mas parece que eles resolveram mudar um pouco esse diálogo, e tão apostando umas fichas no Renderman for Maya, se não me engano a versão dois for Maya, ta em fase beta, e segundo eles, os usuários é que vão indicar o que precisam no render, e eles vão buscar soluções pra resolver as necessidades!!! Só resta esperar pra ver!!! Enquanto isso vamos continuar brincando com o MR!!! hehehehehe Flw!!!
8:) não vou citar nomes... mas tenho um colega q trabalha em uma empresa aqui no Brasil q era BETA teste do Renderman a empresa (segundo ele...) vivia falando mal do mental ray, dizia q era uma porcaria e outras coisas do tipo... Passou-se o tempo... foi obrigado a mudar de render por algum motivo q desconheço... -- Depois q ele começou a estudar e trabalhar com o mental ray o discurso dele mudou e muito... agora elogia pacas o mental ray... :D é por isso q o André sempre fala: - Fala mal do mental ray quem não conhece o mental ray! obs.: não sei falar sobre outros renderizadores só utilizo mental ray e estou satisfeito.
DEUS é maior!
Fala galera.... Uma duvida q tenho... Muitas pessoas acabam por exagerar no numero de photons ou na energia da luz quando usam GI /Final Gather para obter uma cena clara e limpa...mas muitos nao sabem que o monitor eh que esta decalibrado com a gamma correta......Bom, eu sempre deixo abilitado a gamma correction do meu max ( 2.2) .... o q permite visualizar renderizacoes como realmente deveriam ser vistas.....enfim.....se eu salvo, por exemplo, a imagem como .jpeg e abro em um viewer normal do windows a imagem aparece escura (sem a gamma correction).... Ai eu me pergunto.... se a Imagem vista no max (com gamma correta) esta boa..... e eu posto aqui, por exemplo, pra galera ver....provavelmente ira aparecer escura , bem diferente do que eu vejo aqui no meu monitor..... XIIII.....acho q compliquei todo explicando....deu pra entender???? Qual seria a saida....?
Surf is life... Fuck work, let´s surf!!!
Calibrar o monitor? não sei se entendi, mais, no caso se todos forem ver escuro e você vê claro, então seu monitor deve estar descalibrado, ou não?
Eh o seguinte Caio, .... se vc for em customize>preferences> e ativar a gamma corretion do max, vc vera a imagem na exposicao correta.....pra exemplificar...imagina que vc ira tirar uma foto com a funcao manual ..... vc pode regular a exposicao do diafragma, correto? Vc pode deixar com exposicao de 1/60 segundos, 1/25 seg,...etc.....o q a camera faz eh captar mais luz .....se vc levar essas fotos pro photoshop vera q o nivel de gamma entre essas fotos sao diferentes.....eh a mesma coisa com o monitor....as cores q agente ve sao luzes....e dependendo do sistema de calibragem usado tanto no windows, como no photoshop ou qualquer outro programa....vc tera efeitos diferentes da mesma imagem.... Pra ficar mais facil eu renderizei essa cena (48 seg de render com GI e Final Gather).... Ai vai a cena .... A primeira imagem (abaixo) eh o arquivo .jpeg visto pelo windows picture viewer (no caso da maioria dos usuarios seria essa imagem q vcs viriam no max se nao usassem a gamma correction), A segunda imagem (abaixo) eh o render visto pelo max (com gamma ativa) e tb seria a imagem q vc viria se salvasse como HDR e abrisse no photoshop (pois o photoshop entende a imagem HDR como floating-point e ajusta a gamma automaticamente...) A terceira imagem (abaixo) eu mostro como vc pode mudar o seu working spaces do photoshop,...mudando a gamma do monitor.... eu sempre uso o apple RGB, pois ele deixa o monitor um pouco mais claro q os demais....deixar os detalhes mais visíveis O quero dizer, eh que enquanto o pessoal tenta ajustar a cena e adicional luzes e gastar tempo em enormes renders, vc pode salvar a imagem em HDR, por exeplo e ajustar a gamma no photoshop ou outro programa qualquer.... Alguem me da um help sobre esse tema....
Surf is life... Fuck work, let´s surf!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138758

Últimos membros registrados: alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr.

Usuário(s) on-line na última hora: 891, sendo 14 membro(s) e 877 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Felipe Duarte, Luan, Nuno, RogerSilvaRoger, Carla Franco, AlexTerra, TadeuB79, Leonardo, Renatto, Moura, alceu.camilo, Ricardo Paranhos, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.