Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Fabio   Tubarão
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
Joao Neto CG   Recife PE - PE
Bada   Osasco, SP - SP

Portfólios Ver Mais

izabellima   Vitorino-PR - ES
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
zedavida   goiania - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Eu basicamente uso o Vray, mas gosto de entender os outros Renders, pois nunca se sabe o que vai acontecer, de uma hora para outra um software pode deixar de existir. No tutorial sobre Final Gather que está na capa do Fórum vc pode acessar a página pessoal do autor, http://www.mariomalagrino.com/ Além do tutorial já citado vc encontrará um outro tutorial de Caustics no MentalRay, eu fiz e vejam o resultado
Olá pessoal Sou iniciante, e gostaria de saber o pq desse erro ou alguma idéia de como tira-lo Estou usando Final Gather do MR e tem dado esse erro sempre.. Por favor, se alguém souber.. e obrigado ai =-) MSG 0.0 error: Custom translation interface for mtl/tex 'lumRPCShader': Shader declaration "RPC_geometry" not found. MSG 0.0 error: Custom translation of instance 'RPC Mental Ray Object01': failed to translate the geometry shader.
aqui no meu processador atlhon 3.5 renderizou em 34 segundos... e na configuração de 640x480 levou 2 min e 20 segundos.
Estou tendo problemas com a iluminação usando o Mental Ray . Como podem vizualizar na imagem (renderizada) nao estou conseguindo um bom balanço nas cores. A parede esta estourada enqto a calçada e o restante nao está tao bem iluminado. Estou usando texturas e na parede é uma cor branca, cinza clara standard. Nas outras imagens coloquei o posicionamento das luzes e suas intensidades. Estou fazendo alguma coisa errada, mas nao sei o que, nao estou conseguindo uma boa iluminacao. Detalhe, estou usando o Final Gather apenas, pois se tentar usar o Global ele trava. Essa imagem nao está finalizada, o proposito nao é a modelagem, e sim a iluminaçao, esta faltando varias coisas a modelar e muita coisa esta em hidden. Desde já eu agradeço
Olha gente, sou novato no MentalRay. Mas depois q ví este grupo formado resolvi também aprender. Alguns parâmetros mínimos q cheguei a conseguir pra chegar a uma boa e razoável qualidade de render no MR. Isso pra q seja até q rápido a velocidade do render. Todos esses valores são apenas testes q fiz. Não é definitivo e eficaz pra todos. Só testei pra áreas externas. então vamos lá: No Radius, os valores variam de acordo com o tamanho da parte menor de um objeto médio em relação aos outros(objetos). O valor do radius é cerca de 90% á 98% menor q o objeto(tamanho médio) O Radius do "Volume" também é o mesmo valor. Já o FinalGather, o Radius já é com cerca de 10% e 95%(mín Radius) menor q o tamanho do objeto médio. Já os outros campos pra configurar já é outro assunto. Não precisa ser do jeito q fiz, porq também depende da medida do teu objeto e também do cenário. E também da textura criada. (exemplos): GI -GI - nº de photons per sample: 500 à 1000 -Volume - nº de photons per sample: 100 à 50.000.000 -Light Properties -Aver. GI per light: 10.000 à 50.000 -Light Properties -Global energy multiplier: 1 à 10. -Light Properties -Decay: 1 à 2 Final Gather -Samples: 500 à 1000 -Ativar o Fast Lookup (Slower GI) Os valores acima deve ser aumentado se necessário. As configurações de sombreamento da luz(MR area Spot) é muito importante, e ou escolher o tipo de sombreamento. O mais fácil de usar é o tipo: Ray Traced Shadows. No campo "Área Light Parameters" - Type: Rectangle, height: 10, width: 10, Samples de U:10 e V:10. Observação: usei Multiplier: 1,0 com um ponto de luz. Então é só, fica assim então. :00: abraço.
inh3, eu tb ja tentei formar fórmulas p/ facilitar o serviço, mais em alguns casos vc tem q fugir das formulas e adaptar à cena e a situações totalmente inusitadas, por isso acho q é melhor entender o funcionamento dos photons e do FG mesmo. Mesmo pq tal coisa costuma confundir a cabeça dos iniciantes. abraço
8:) inh3 antes de mais nada devemos louvar a sua iniciativa de tentar arrumar uns PRE-SETs para cenas externas utilizando o mental ray... o prório Max9.0 no mental ray tem uns pré-set prontos por lá... no entanto vou logo lhe dizendo... o que foi bom para uma cena pode ser péssimo em outra, se permanecer com a mesma setagem! - No entanto existe umas setagens ABSURDAMENTES ALTAS q concerteza dariam certo nas maiorias das situações, no entanto, qndo for colocar para renderizar vc verá q não foi a melhor saida, o tempo de render será muito elevado, consumirá muita memória RAM etc. Até agora eu só vi um caminho para se entender o mental ray: minha dica é: "- Entenda a teoria, o resto é prática." - zulmar júnior.
DEUS é maior!
zulmar jr, meu... adoro críticas. Me faz correr ainda mais pra chegar na perfeição :-P (no caso MR). Ainda vou chegar perto. Mais se ver direito o MR não é o bicho de 7 cabeças. O incrível que ví a demonstração do 3dsmax9 e Maya8 ontem(dia 22) em (SP) promovido pela Cadritech+Autodesk+outros patrocinadores. O MR é muiiito rápido. Salvando em render passes, elements,... Incrível. Não precisa de outro software de render. Faz de tudo e ainda mais em ambos os softwares 3D. MentalRay, passei a adorá-lo. :obcecado: :maluco:
8:) inh3 boa sorte! e continuemos os estudos!
DEUS é maior!
inh3, Escuta o que o pessoal falou, não existe uma setagem, padrão pra qualquer cena... o Mais importante é saber pra que serve e como funciona cada parâmetro dele!!! Só um exemplo, Se não tiver Volume (Ex. Volume Light), pode colocar "0" que não vai mudar nada... Ray Traced Shadows - é a sombra padrão pra trabalhar com Mental... no help já informa isso!! Área Light Parameters - height, width, vai depender do tamanho da área de luz que vc quer, ex. tamanho de uma janela. Sobre os Samples dela, o melhor é ajustar até conseguir eliminar o granulado, mais que isso é desperdício de tempo no render. Etc. Etc...... Repetindo, o importante é saber pra que serve e como funcionam os parâmetros... imagine se vc não soubesse que a Light é pra gerar a luz na cena... heehhehe não ia nem conseguir iluminar!!! Flw!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138757

Últimos membros registrados: kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984.

Usuário(s) on-line na última hora: 819, sendo 10 membro(s) e 809 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kellylops, Eduardo Ramos, Willmitnick, Figurol696, Ricardo Paranhos, Nuno, JesusEnzo , Hot, Thiago Couto, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.