Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Weverson M   Guarapari - ES
Erlon   João Pessoa - PB
Fabio   Tubarão
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

Thunders32   Joinville - SC
kaiosuzuki   Londrina-PR
PETRAGLIA   florianópolis-sc - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

o tópico ta meio parado né...um assunto legal q agente pudia falar...é sobre as mudanças do final gather no max 9... eu entendi um pouco...consigo tirar resultados legais...mas num consigo explicar...por ex. qq cada parametro realmente faz...tipo...eu acho q cada parametro faz mais de alguma coisa..essa q é a questao...e eles funcionam entre si..como antes...num ficou muito claro na minha mente ainda...mesmo conseguindo cenas boas...prefiro entender bem...e no testômetro...ainda num resolvi 100% minhas dúvidas.. no max 8 tinha o radius q era o tamanho e etc...quanto menor melhor...pq pegava mas detalhes em tudo q era pedacinho...mas necessitando de mais samples... dai agora são mais parametros... consigo resultados até melhores do q no max 8...mas...tem hora q me confunde meio a cabeça e eu num consigo explicar...por exemplo pra algum amigo...q não entenda tanto de MR... pode ser bom..e etc...mas q confundiu um pouco confundiu...pra q mudar o nome samples? os nomes são tão iguais...q é isso q mais confunde...
Como comecei a aprender Mental Ray usando o Max 8, só vou mudar para o Max 9, depois que comprar o curso do André, porque senão vou confundir tudo..rs.
Marco Tomaselli, no Max 9 trocaram o Radius pelo Interpolate Over Num. FG points... Também ainda não entendi direito como se configura esse parâmetro, mas no Help do Max tem um bom conteúdo sobre isso.Vc ainda pode usar o radius habilitando o "Use Radius Interpolation Method". Abraços
Como sofremos no inicio dos aprendizados...rs. Essa é a cena que estou fazendo agora pra continuar meus estudos sobre Mental Ray. A imagem 01 foi o meu primeiro teste, configurei mais ou menos com os parâmetros de uma cena anterior minha, já na primeira vez que renderizei, ficou assim. Ate ai beleza, meu próximo passo era tentar melhorar, coisa que por enquanto, só fiz o contrario, já estou no meu 11° teste de configurações, e a imagem só piora, e o pior que não salvei as configurações da primeira imagem, pra pelo menos poder recomeçar dela. A imagem 02 é a versão piorada do meus estudos.
Oi gente progredi um pouco os meus estudos. Pelas últimas configurações que eu fiz percebi a importância do Sampling Quality na qualidade da imagem. Confiram e me ajudem a "destrinchar" o mental ray. Dê uma olhada nos meus registros: http://www.graffista.eng.br/mentalray/estudo-mr.htm Estou registrando todas as configurações que vou utilizando e gostaria de opiniões e conselhos. Eu até gostaria de comentar as imagens que são apresentadas aqui com o mental ray mas são tantos parâmetros que eu não consigo nem sugerir qual deveria ser alterado por isso estou fazendo esse meu "diário" de estudo para o MR. Dá trabalho mas vale a pena. Abração Abraço.
Marcelo: Realmente o Sampling Quality é muito importante, afinal ele controla a qualidade do antialiaser da cena, eu uso 1/4-4 para fazer os testes, e pra final, quanto maior melhor, mas claro que demora mais pra renderizar, se eu não me engano, o Filter Gauss é melhor, acho que já li isso em algum lugar aqui no site. Já no Final Gather, costumo usar entre 10 a 100 Samples para fazer os testes, e de 500 a 1000 para imagens finais. Continuando os meus testes, para resolver os problemas que estava tendo na cena anterior, comecei tudo de novo, era tanta coisa que tinha mexido, que começar de novo foi a melhor solução.
Acho que estamos chegando mais ou menos nas mesmas conclusões então. Até onde eu estudei o MR do max7 precisa de uma configuração mais alta para ter a mesma qualidade oferecida pelo MR do max8. Embora não dê para gerenalizar, no meu cenário de estudo eu usei o FG próximo a 2000. Seria legal se vc pudesse disponibilizar o seu cenário pra gente fazer o estudo junto!! Abração
Marcelo: Claro que posso disponibilizar o meu cenário. O arquivo esta salvo no Max 8, mas se for o caso poderia exportar para 3DS. Se quiser te mando por e-mail.
Luiz...sabe nos cantos da imagem 01... q estoraram a luz...isso mexendo até da pra diminuir...mas vai uma dica.. o ambiente oclusion deixa os cantos mais escuros...matando um pouco isso tb... eu tava vendo isso no help...nesse caso...vc até pode usar o shader arch e design...pra parede branca..e só nela habilitar o AO do shader...é uma boa...
Luiz Feitosa, Acho que a configuração do Radius, ainda não tá correta pra sua cena, por isso ainda tem umas manchas! Se poder me passar sua cena, pra eu dá uma estudada tb! acho que eu vou poder ajudar melhor!!! Flw!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 796, sendo 11 membro(s) e 785 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Pedro Juliato, Ronaldo Junior, Leonardo, JMDesign, Victor Mendonça, magster, Eduardo Ramos, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.