Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Matheus   Itapetinga - BA
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Ale   Joinville SC - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

fefacabrera   São Paulo
andre.csant   São Luís - MA - MA
Discipulo   São Paulo - SP
klayton   Cuiabá/MT - MT

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Oi Luiz, este é o meu e-mail para vc enviar o cenário em 3ds. [email protected] abraço
Aff!!! Finalmente terminei de ler essa bagaça! Bem interessante... Vi que em geral o assunto fica mais restrito à maquete eletrônica, photons, FG e coisas do gênero. Gostaria de propor um estudo de efeitos mais interessantes, como os obtidos com Participating Media. Isso inclui volume caustics, volume light, efeitos de fog, mist, etc... Da primeira página até a 49 só se fala de maquete :) E isso são quase 3 anos de grupo de estudos!
blackyoko, Tb concordo o grupo ficou muito voltado pra Maquete Eletrônica, mas no MR, Photons e GI é a base da iluminação, não dá pra deixar de lado mesmo estudando o que vc propôs, pq em uma cena completa tudo vai atuar junto, pra que o resultado seja satisfatório!!! Poderíamos estudar cada shader, não só os do Participating Media, pois é neles que o poder do MR está!!! Mas pode sugerir o que a gente vai tentar primeiro, que eu to dentro!!! Outra coisa que eu tinha pensando, é dispor um arquivo padrão, pra criação de materiais prontos, como as galerias do V-Ray e Maxwell, e os resultados se satisfatórios, a gente repassa pro André disponibilizar no site!!! Flw!!!
Sim, verdade, os photons são a base e tal, mas 3 anos falando disso é fogo, né? hehehe. Além do mais, uma coisa que eu vi é que tem muita gente conseguindo ótimos resultados MAS.... em 40 horas de render! Se vamos continuar estudando voltado para maquete eletrônica, então eu proponho algo mais organizado. Que acham do seguinte: Vamos montar uma cena com vários objetos free mesmo, interna, e outra externa. Algo com uma boa quantidade de polígonos. Algo entre 200.000 e 500.000 pois é por ai que uma cena de produtora costuma circular. Vamos decidir de que vai ser feito cada um dos objetos. Agora a parte legal. Ao invés de se concentrar em ter um ótimo resultado, vamos nos concentrar em um ótimo resultado com BAIXO TEMPO DE RENDER! O desafio maior vai ser fazer a cena renderizar em menos de 5 minutos. Que tal? Sabemos que o mental ray é capaz disso pois, como o André costuma falar, o Mental Ray é para animação! Não é possível que uma cena para animação demore 12 horas para render cada frame! Os métodos para baixar o rendertime eu já vou falando: Nem sempre um material de vidro precisa ser dieletric, glass, etc! Se está longe, porque não colocar um raytracezinho ou até um standard com pouca opacidade?! :) O DGS é lindo, fisicamente correto, etc, mas demanda muitos samples. Pq não usar o metal no reflexo? É bem mais rápido! E, finalmente, uma cena interna não precisa ter só luz onde viria na vida real. Técnicas de fakeosity também são bem vindos pois são usadas na vida real em fotografia. Como um fotógrafo amigo meu disse, em uma cena interna uma regra é: a luz do interior é sempre maior que a do exterior, pois é isso que você quer valorizar. Para não estourar, basta ajustar a exposição da câmera. No caso do 3ds, não precisa trabalhar com aquela exposição logarítmica, só precisa usar menos energia nos photons. Além disso, depois de ler esse batalhão de páginas, não vi ninguém falando uma coisa muito importante com relação à photons e FG. [u:b328d2c59c]Quando se usa os dois juntos, pode-se com segurança reduzir para 1/3 a quantidade de photons da cena com nenhuma perda perceptível![/u:b328d2c59c] Por isso é importante ter uma solução de photons a mais soft possível para que se use bem poucos samples de FG. Eu, por exemplo, raramente passo de 150 samples de FG. Se estiver com manchas, basta diminuir o raio (ainda não aprendi a usar o mental do max 9, por isso eu sempre boto ele para usar o cálculo antigo). Bom, é isso e espero não ter parecido nem chato nem metido com minhas colocações, mas é que eu estou procurando gente empolgada por mental ray há tempos para trocar umas idéias e quando vi essa oportunidade, agarrei-a :) Abraços e força no trabalho de vocês! Daniel "Blackyoko" Monge
blackyoko, Como disse to dentro de qualquer estudo que queira fazer!!! Monta a cena ai e bota pra baixar, que a galera vai participar com certeza!!!! flw!!!
Grande Blackyoko!! Acho que eu estou no lugar certo! Eu sou iniciante com o MR, até hoje sempre utilizei fake nos meus trabalhos estáticos e animados. Tomei como desafio fazer uso racional e produtivo do MR. Na verdade sempre resisti em utilizá-lo justamente pelo o que vc acabou de comentar: cenas lindas mas a um custo de tempo de render estratosférico!! Sua proposta vem de encontro ao que eu estou buscando embora eu acredite ser o menos esperiente em MR aqui. Bom, como eu já escrevi pala alguns amigos aqui, eu criei um site para registrar meus tropeços e avanço no estudo. http://www.graffista.eng.br/mentalray/estudo-mr.htm Vou continuar registrando até eu conseguir alcançar meus objetivos. Quanto ao cenário para estudarmos acho que poderiamos partir do cenário do feitosa pois já teriamos um nível de qualidade a superar, as imagens dele estão ficando boas. Faltaria somente colocar mobília. Isto se ele concordar é claro! Abração!
Marcelo Guarrata: Estava viajando e só agora vi sua mensagem. Estou te enviando a cena de estudo por e-mail.
Luiz!!!..... Tô me batendo que nem peixe fora d`água pra iluminar o seu ambiente!! Assim que eu tiver alguma coisa que possa ser visto eu posto aqui! Abraço
Manda para mim também, ou então para o e-mail que eu criei para o grupo de estudos. O meu é [email protected]. Falow!
Marcelo: estou usando 3 luzes pra iluminar a cena, uma em frente a cada janela do lado de fora e outra para simular o sol. Ainda tenho um pouco de duvidas como configurar as luzes MR em frente as janelas que simulam a luz irradiada, qualquer parâmetro que mudo pode fazer um grande estrago...rs. Blackyoko: te enviei a cena de estudo por e-mail. Vou começar a mobiliar a cena, que por enquanto esta assim:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 603, sendo 10 membro(s) e 593 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Eng Damasceno, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Daniel Monteiro, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.