Sim, verdade, os photons são a base e tal, mas 3 anos falando disso é fogo, né? hehehe. Além do mais, uma coisa que eu vi é que tem muita gente conseguindo ótimos resultados MAS.... em 40 horas de render! Se vamos continuar estudando voltado para maquete eletrônica, então eu proponho algo mais organizado. Que acham do seguinte: Vamos montar uma cena com vários objetos free mesmo, interna, e outra externa. Algo com uma boa quantidade de polígonos. Algo entre 200.000 e 500.000 pois é por ai que uma cena de produtora costuma circular. Vamos decidir de que vai ser feito cada um dos objetos. Agora a parte legal. Ao invés de se concentrar em ter um ótimo resultado, vamos nos concentrar em um ótimo resultado com BAIXO TEMPO DE RENDER! O desafio maior vai ser fazer a cena renderizar em menos de 5 minutos. Que tal?
Sabemos que o mental ray é capaz disso pois, como o André costuma falar, o Mental Ray é para animação! Não é possível que uma cena para animação demore 12 horas para render cada frame!
Os métodos para baixar o rendertime eu já vou falando: Nem sempre um material de vidro precisa ser dieletric, glass, etc! Se está longe, porque não colocar um raytracezinho ou até um standard com pouca opacidade?! :)
O DGS é lindo, fisicamente correto, etc, mas demanda muitos samples. Pq não usar o metal no reflexo? É bem mais rápido! E, finalmente, uma cena interna não precisa ter só luz onde viria na vida real. Técnicas de fakeosity também são bem vindos pois são usadas na vida real em fotografia. Como um fotógrafo amigo meu disse, em uma cena interna uma regra é: a luz do interior é sempre maior que a do exterior, pois é isso que você quer valorizar. Para não estourar, basta ajustar a exposição da câmera. No caso do 3ds, não precisa trabalhar com aquela exposição logarítmica, só precisa usar menos energia nos photons. Além disso, depois de ler esse batalhão de páginas, não vi ninguém falando uma coisa muito importante com relação à photons e FG. [u:b328d2c59c]Quando se usa os dois juntos, pode-se com segurança reduzir para 1/3 a quantidade de photons da cena com nenhuma perda perceptível![/u:b328d2c59c] Por isso é importante ter uma solução de photons a mais soft possível para que se use bem poucos samples de FG. Eu, por exemplo, raramente passo de 150 samples de FG. Se estiver com manchas, basta diminuir o raio (ainda não aprendi a usar o mental do max 9, por isso eu sempre boto ele para usar o cálculo antigo).
Bom, é isso e espero não ter parecido nem chato nem metido com minhas colocações, mas é que eu estou procurando gente empolgada por mental ray há tempos para trocar umas idéias e quando vi essa oportunidade, agarrei-a :)
Abraços e força no trabalho de vocês!
Daniel "Blackyoko" Monge