Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
julioras   Curitiba
lzanlorenzi11   curitiba - AC
Bruno   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

kblopsa   Novo Hamburgo RS
ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
luizsouzah   São Paulo - AC
g.neder   SP - São Paulo

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

peguei a cena do blackyoko...vou postar meu teste daqui a pouco...to terminando de setar...mas num to seguindo o tempo não...pq com gi fg e caustics e glare e etc...num da pra fazer em 3 minutos... externa até fica boa em 3 minutos...mas interna com photons...demora mais...acho q meu render vai dar 10 minutos...mas como eu vou salvar o calculo de gi e fg e caustics...posso mexer no logarithm exposure e regular a claridade e etc, mudar o angulo da camera ,renderizar até um video e etc...com um render de 1 minuto por quadro,isso é bem util... já posto meu teste.. abraços
usei GI, FG e caustics...luzes Skylight azul claro e uma MR SUN laranja claro...shaders metal (lume) e glass (lume), pra parede branca o arch e design só pra usar o AO diretamente e arredondar as bordas vivas um pouco com o round corners...e o shader car paint pro negócio q eu fiz e coloquei na "piscina"... tempo de render...15 minutos...mas como salvei o cálculo...posso renderizar de outro angulo ou mexer na claridade e etc...em 1 minuto por frame, em 640x480. ainda num esta tudo certinho, mas podem tacar o pau... OBS: no max 8 antes com calculo de GI, o final gather era mais rapido...agora sem o GI, só com final gather em externas...pode aumentar bem o valor do initial fg point density e rays per fg point...q fica muito bom e não é tão lerdo... mas com GI junto...tive q deixar o initial fg point density no 0,2 e rays per fg point no 100...senão fica muito pesado... mas só com FG em externa initial fg point density no 15 e rays per fg point no 900...fica perfeito...e não pesa taanto...q nem FG com valor baixo mas com GI junto. e isso me parecia q era o oposto no max 8...tendo GI o calculo do FG era mais rápido e mais inteligente...do q o FG sozinho. essa foi a lição q tirei heheh...e tb outra lição..eu fui muito confiante nesse teste de interna...mas vi q eu to muito melhor em externa ultimamente...pq quase nunca mais testei nada em internas... resumindo, demorei 5 horas pra fazer tudo..e render de 15 minutos. Abraços
se eu for fazer mais algum render...vou tentar fazer o noturno...ou algum outro teste... só q q nem eu disse acima...eu queria ter colocado mais qualidade no FG, só q fiquei com preguiça pq demorou muito... quem tiver feito o teste...posta ai tb...vamo testar uns efeitos em cima dessa cena tb...alem de tentar fazer renders rápidos...ia ser legal...fazer uns com um tempo médio de 15 a 30 minutos...e com alguns efeitos diferentes...por ex. difração de luz...em um cristal...com o shader q escreveram...q tem aqui disponivel no site...volume caustics tb e etc... qq vcs acham?
Oi gente, tudo bem? Eu fico feliz com a iniciativa de vocês, acho que só assim poderemos progredir, porque se depender só de mim, eu não tenho como dar conta. Mas tem que ter bom senso e seriedade em tudo, estamos num país que não tem lei e ninguém liga para nada, mas aqui no site eu quero que façam de conta que moramos no primeiro mundo, pelo menos na moralidade. Se a cena é de um CD da Dosh, é um absurdo colocar aqui para download, porque é um material comercial, não é gratuito. Se pegou de forma ilegal e ainda está distribuindo de forma ilegal aqui pelo site, está sujeito a expulsão, como consta nas regras de postagem que estão disponíveis na primeira mensagem de todos os fóruns. Qualquer pessoa pode modelar uma cena como essa rapidamente, não há necessidade de usar material comercial de forma ilegal. Eu não gostaria que fizessem isso com as cenas que acompanham o CD de Vídeo Curso de Mental Ray aqui da 3D1, então, não posso admitir que façam isso com cenas de outras pessoas ou empresas. Continuem os estudos como desejarem, mas usando outra cena, o próprio Luiz Feitosa já disponibilizou uma ótima cena gratuitamente para todo mundo, usem o modelo dele, não a cena da Dosh. Quanto as colocações feitas desde a minha última postagem, não são todas que estão corretas e tem detalhes que não foram mencionados, o que pode confundir iniciantes passando uma idéia errada de como as coisas funcionam, mas isso eu comento numa outra oportunidade com mais tempo. Abraços
Oi André, tudo bem? Eu acho que as cenas da Dosh são royalty free, não? Depois que eu comprei, posso fazer o que quiser, certo? Além do mais, é só ver a complexidade da cena (ela não veio com materiais tão bonitos quanto os do nosso amigo ai). Mas se você quiser, eu posso apagar :) Vamos usar a do Luiz então... É que eu to um pouco pegado no trabalho e não tive tempo (leia-se, preguiça, tsk, tsk, tsk) de modelar uma ceninha só para isso... Outra coisa que poderíamos fazer também é usar a cena que vem no tutorial de GI+FG do próprio max (acho que só vem no 9). E aproveitando que você tá na área, eu vou comprar o seu CD do mental ray. Mas eu gostaria que você postasse um screenshot para eu ter noção da qualidade, pois espremer 10 horas de aula em 700 megas é digno de um McGiver hein?! Abraços e desculpe qualquer coisa! Daniel "Blackyoko" Monge
Ops! Agora que eu vi que você já apagou a minha mensagem, hehehe... :oops: Bom, eu apaguei a mensagem do e-mail que eu criei e vou fazer upload da cena do Luiz (se ele permitir, claro!). Repetindo, o e-mail é: [email protected] Senha: mental3d1 Para quem não leu, eu fiz esse e-mail para poder guardar arquivos. É só acessar no www.gmail.com , botar a senha e lá tem um email com o arquivo. O outro que eu tinha feito eu apaguei já... Espero que esteja tudo em ordem :) Marco: Achei bem legal a cena, hein? Algumas considerações: - O cálculo dos photons de Caustics são bem mais demorados do que os de GI. Você já deve ter percebido isso, né? Pois então? Como não vi nenhum efeito de caustics, é bem provavel que você possa desligar sem nenhuma perda de qualidade e grande melhora no tempo de render. - Com relação aos shader Metal e Glass, aposente-os e use o Arch & Design. Citando o help do max 9: "It is especially tuned for fast glossy reflections and refractions (replacing the DGS material) and high-quality glass (replacing the dielectric material)." ou seja: "Ele é especialmente feito para reflexões e refrações borradas rápidas (substituindo o material DGS) e vidro de alta qualidade (substituindo o material dieletric)." E nada mais verdadeiro! Ele é ótimo! O vidro da janela, por exemplo... Se você pusesse um shader standard com opacidade 5, ia dar o mesmo resultado, já que não estou vendo nenhum reflexo nele! Outra coisa, acho que você só achou que o cálculo de GI era lerdo porque estava junto dos caustics que é lerdo mesmo... É muito comum nem dar para ver ele calculando os photons de tão rápido! Se tá demorando tanto assim, tem algo errado... Uma dica bacana é deixar a janelinha de mensagens do mental ray ligada (ela tá no menu render) para aprender o que o mental tá fazendo por baixo do capô. Nem tudo precisa gerar e receber GI. Uma dica boa é excluir alguns objetos complexos do cálculo dos photons e iluminar esses com luzes fraquinhas spot (tipo fakeosity) que não emitem photons e que tenham um bom falloff. Para usar menos FG, basta ligar o fast lookup, que ele otimiza o cálculo de GI para o final gathering, (ele fica mais lento um pouco, mas não muito) colocando informações a mais nos photons para o FG poder usar. Quanto ao shader Car Paint, o que achou dele? Ainda não testei ele isoladamente para saber se é rápido, mas se não for, acho que pode ir muito bem só com um Arch & Material no negócio da piscina :) Ou até com um standard mesmo com um bitmap no reflection! Tenta essas coisas e me diz se o tempo de render baixou ;) Abraços, Daniel "Blackyoko" Monge
nossa, eu tava mega sumida daqui... por conta da minha mudança de volta para o Brasil :? mas essa noite eu sonhei com o fórum da 3D1 hahahahhaha JURO! sonhei q ia ter um encontro aqui em Belo Horizonte! enfim, tirei um tempinho pra colocar aqui a última cena q fiz com o mentalray! como não tive muito tempo pra praticar, não deu pra avançar muito, mas vamos lah! depois vou dar uma lida pra ver o q anda acontecendo por aqui! abraços a todos
Oi blackyoko, tudo bem? Não é assim mesmo, eu fico impressionado de você achar isso!!! Porque se fosse assim, então você poderia comprar um CD de modelos da Evermotion e distribuir os modelos de graça para todo mundo numa mídia de massa como a Net, porque comprou e pode fazer o que quiser com os modelos. Assim ninguém compraria mais da Evermotion, porque poderiam pegar os que você colocou na net. Isso é chamado de pirataria. Se você comprou um CD de modelos original da Dosh ou um CD de vídeo curso que vem com cenas de apoio, ou mesmo um livro que vem com um CD com exercícios. Não pode de forma alguma distribuir para ninguém. Você comprou para seu estudo, para uso nos seus projetos, não para repassar para terceiros, porque é pirataria. Agora, se comprou de forma ilegal, não sendo original da Dosh, é mais lamentável ainda. Sobre o meu curso de Mental Ray, não é necessário ser o McGiver para colocar 10 e meia de vídeo na resolução de 1024x716 sem nenhum borradinho, nem macroblocks e com som de qualidade em menos de 700 MB, porque ainda tem as cenas que acompanham os vídeos, as texturas, o player e a interface feita no Director. Só precisa ter conhecimento na área de áudio e vídeo, eu trabalho com isso há 10 anos. Abaixo o Screenshot do curso no meio de um dos vídeos, coloquei em tela cheia e dei um print screen, ainda salvei com compressão JPG para web, que diminuiu um pouco a qualidade. Clica na imagem para ver no formato certo, pois o sistema do site diminui para 640x480. Abraços
já q a cena não era do blackyoko...eu já deletei ela, mesmo q não seja pra fins comerciais...sendo um lance pago (q eu não conhecia essa marca)...para não causar problema , joguei fora...
Nossa, acho que perdi alguma coisa...rs. blackyoko: te enviei a cena para o email do gmail. Só pra deixar claro, essa cena é de um estudo de uma casa que fiz no escritório, então podem usar sem se preocupar com pirataria.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 685, sendo 13 membro(s) e 672 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.