Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Uilian   Santa Maria
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
biomarx   São Paulo - AC
Primo   Araçatuba-SP - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
NickBoy3D   Breves-Pa - PA
undernight   Rua Maceió nº67 Santo Agostinho - Volta Redonda - RJ - RJ

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Zulmar, conforme prometido, estou colocando o Wire da cena anterior.
8:) feitosa: hehe.. legal e muito louco este recurso q vc usou na jalena... colocou um spotzinho só no local do "burado" da passagem da luz pela curtina? outra... e dentro do banheiro vc colocou uma luz spot?
DEUS é maior!
8:) Outra dia estava fazendo uns testes e percebo q não consigo GERAR de maneira alguma, sombra tipo área (sombra difusa), com a "luz mrspot" qndo coloco ela no modo DIRECTIONAL em Light Type... [i:335e14c368]obs.: mesmo estando com o "Area Light > on" e sombra "Ray traced Shadows"[/i:335e14c368]Pergunta: -Será q a "mrspot > directional" não gera sombra difusa pq todos os seus "raios de luz" são paralelos? :? se a resposta for sim... então pq aparece ainda a possibilidade de se colocar "on" em "Area light" qndo esta neste modo "directional"??
DEUS é maior!
a ies sun tb né...acho ruim a ies sun nao poder dar uma suavizadinha na sombra...nao precisava ser tao dura. tanto q a mr sun da..a nova luz de sol do mr...mas ainda prefiro a ies sun...só tirando esse problema. mas o area light do mr spot funciona sim....se for oq eu estou pensando... eu faço um teste e te mando a cena...pra vc ver se é isso...
Zulmar, blz?! Isso mesmo, coloco um spot em cada abertura, pelo menos nos testes que fiz, foi o que achei que deu melhor resultado, tentei com Omni, mas não cheguei no mesmo resultado. Também exclui dessas luzes tudo que esta logo a frente, como o montante da janela e a cortina, por exemplo, como é só pra simular a luz irradiada pela janela, a sombra desse objetos iria atrapalhar. Coloquei uma Mr Spot na frente da porta do banheiro, pra tentar simular o pouco de luz que ainda pode passar pela porta. Marco Tomaselli: No caso de se usar uma IES Sun, não poderia usar as sombras "Adv. Ray Traced", para poder suavizar as bordas da sombra, ou ate "Area Shadows"? Bem, pelo menos é assim que eu fazia.
Feitosa, então...o pior q num funciona... ó o erro da adv ray traced MSG 0.0 error: Shadow generator "Adv. Ray Traced" on light "Sun01" is unsupported (mental ray only supports raytraced and shadow maps). Using raytraced shadows. nessa mensagem olha isso: mental ray only supports raytraced and shadow maps só suporta o shadow maps q é a mental ray shadow map ou a raytraced shadow....mas eu coloco e fica mó estranho...nunca mexi muito nos parametros...vou testar agora...e depois eu falo.. EDIT 1º: q bom q eu toquei nesse assunto...a mental ray shadow map...vem de default ridicula e serrilhada...mas nada q depois de 5 minutos testando...vc descobre... pode parecer ridiculo pra todos hehehe....mas eu num suavizava borda de ies sun nunca...pq quando comecei a mexer no max...dava esses serrilhados nela...e desencanei na época...sorte q eu fucei denovo... EDIT 2 º : iii...acho q falei rápido demais...em outra cena fui testar....e uns pedaços da sombra ficaram totalmente estranhos...aumentei muito qualidade tb..e continuou dando erros estranhos,não é só setagem não viu...mas peço ajuda aos q já testaram isso.. olha q porcaria...(não levem em conta Final Gather ou outra coisa,ta tudo otimizado) cada a sombra das bolas? pq a sombra fico certa num pedaço...e a ponta do teapot pegou sombra num lugar nada a ve? estranho eim... alguem costuma usar a mental ray shadow maps na IES SUN? já tiveram problemas? olha a mesma coisa....mas com sombra ray traced certinho né... abraços
Marcos: agora entendi, realmente nesse caso de usar esses tipos de luzes com Mental Ray eu não tenho nenhuma experiência.
Marco, não entendi uma coisa, a sombra que ficou com falha é uma shadow map ou é ray tracedshadowde uma mr sky?? Você embolou tudo aí, heehe... se for shadow map, aparecerem artefatos não é uma grande surpresa. Eu acho... abraço.
Falai Caio...então ó... render normal com sombra dura: sombra raytraced shadows e etc render tosco com sombra mais suave e errada: mental ray shadow map pelo jeito da bug mesmo...pelo q tão falando;;; abraços
Ah, agora eu entendi perfeitamente, de fato shadow map no mr não é tão seguro de não sair sem defeitos, o engraçado é q não está pixelizada essa sombra, e sim cheia de pontinhos, como se fosse uma area shadow com poucos samples, de fato mt bizarro esse erro com shadow maps.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 840, sendo 12 membro(s) e 828 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Celso Borttoloto, Luan, Frederico Wagner N. R., Thiago Couto, Carla Franco, lack francisco, Fabián, WFortunato3D, AlexTerra, marcelo de moraes, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.