GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Então, peço desculpas pelo comentário, o problema era no meu monitor, fui mecher em um programa de DOS aqui e ele pede p/ abaixar a qualidade do display p/ 16-bits, e eu tinha esquecido, mais eu estava falando era da compactação mesmo, desculpa aí cara. P/ não perder o post, vou baixar essa cena aí, na verdade ja faz um tempo que eu tava queredo baixar. vlw Seus testes estão indo bem, logo logo teremos outro André Vieira, MAster of Mental ray por aqui se continuar assim. abraço
fala gil veloso cara suas imagens estão boas mesmo, porem percebo que os cantos parecem um pouco iluminados demais, tenho grandes problemas com isso, e não há um grande contraste em sua cena (cores).
www.render3d.com.br
Caio Lamas, Eu de Master of Mental ray, vai demorar, ainda tenho muito o que estudar!!! Stephan, É verade, esses claros nos cantos, não estão corretos, provavelmente é devido a forma que foi modelado, nessa parte o teto foi encaixado e não soldado a base, o que pode ocasionar o vazamento de luz. Sobre as cores, eu optei por só testar a iluminação e não a ambientação do espaço, com cores e objetos... Talvez eu faça uns testes nesse sentido. Flw!!!
tava pensando aqui... como criar uma lâmpada fisicamente correta, na questão de shaders do mental ray...e shaders de camera tb do mental ray e etc... tipo por ex. tem a parte de vidro...dai a parte de dentro q tem a luz....como faria isso? André...eu lembro q vc fez um lance desse no mr bem legal...se vc puder dizer tb...como vc fez... valeu abraços
"Marco Tomaselli" disse: tava pensando aqui... como criar uma lâmpada fisicamente correta, na questão de shaders do mental ray...e shaders de camera tb do mental ray e etc... tipo por ex. tem a parte de vidro...dai a parte de dentro q tem a luz....como faria isso? André...eu lembro q vc fez um lance desse no mr bem legal...se vc puder dizer tb...como vc fez... valeu abraços
8:) aqui mesmo neste grupo de estudos em paginas anteriores temos explicações a respeito... e este é o link aonde eu falei e mostrei efeitos aonde usei tecnicas p desenvolver a minha "LUZ" ... mas existe outras forams de se obter o resultado esperado... vai depender da pessoa e da situação: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16026&postdays=0&postorder=asc&start=0
DEUS é maior!
Oi gente, este é o meu primeiro trabalho feito diretamente com o MR. Eu quase fiz em fake como de costume mas na teimosia eu encarei de MR mesmo. Por favor opinem, tem muito que melhorar ainda. O tempo de render foi de aproximadamente 2 horas para uma tela de 1280x960. Eu modelei tudo que há na cena tentando deixar a menor quantidade de poligonos possível. Mesmo assim, por causa da piscina de pedras e das samambaias ainda tenho muitos poligonos!! Enfim me ajudem a melhorar com a iluminação. abraço
"GILL VELOSO" disse: Caio Lamas, Eu de Master of Mental ray, vai demorar, ainda tenho muito o que estudar!!! Stephan, É verade, esses claros nos cantos, não estão corretos, provavelmente é devido a forma que foi modelado, nessa parte o teto foi encaixado e não soldado a base, o que pode ocasionar o vazamento de luz. Sobre as cores, eu optei por só testar a iluminação e não a ambientação do espaço, com cores e objetos... Talvez eu faça uns testes nesse sentido. Flw!!!
8:) Galera este tipo de respostas ja foram sitadas aqui no forum varias vezes... em postes anteriores e respondidas pelo André e companhia.... sendo assim é bom dar uma LIDINHA antes nos posts né.... até p quem faz a pergunta e para quem responde não perder tempo... né não? :lol: mas como fizeram a pergunta e eu tenho alguns principios a respeito deste PROBLEMA em particular qndo acontece... lá vai.... Basicamente são 3 coisas qndo se tem cantos estourados de iluminação e o restante da cena esta com solução de iluminação entre boa e excelente: 1) o principal é a energia dos photons q esta muito grande.. geralmente a tendência da pessoa é logo mecher no "energy" ... mas a minha dica é colocar um "shader photon basic" no slot PHOTONS do material > entrar neste shader e colocar uma tonalidade de zinza do parametro specular deste shader > com isso estaremso diminuindo a "POTENCIA" da energia dos photons q estão saindo daquele material (é uma especie de ajuste fino da energia dos photons sem mecher no parametro "energy"). OBS>: este passo (01) só é valido se vc estiver usando o glogal illumination abilitado... se estiver gerando photons na cena... claro! :lol: agora se estiver utilizando para iluminar a cena somente final gather... dai este controle do (1) não terá utilidade - pois não teremos PHOTONS na cena p controlar pelo shadre "photon basic". 2) o tamanho do raio dos photons e e/ou do raio do final gather podem esta com valores inadequados para a cena e especialmente para as regiões de detalhes da cena ... como é o caso dos cantos... ;) dai tem q se achar o valor do raio dos photons e do raio do Final gather ideal para se corrigir o problema. 3) he.... realmente a sua malha pode estar aberta e deixando passar a luz do lado de fora pelas brechas da parede... a solução é vc consturir uma parede com espessura e tudo e trocar pela parede antiga. bom pessoal é bem por ai... se vizerem estes procedimentos acima e ainda continuarem com problemas... venham e relatem seus problemas aqui... mas na maioria dos casos os 3 passos acima resolve :lol: :D
DEUS é maior!
Bom vou começar com uma duvida que, acho, deve ser bem simples de e resolver, mas eu não estou conceguindo. Quando aplico em um plane um material da cor bege este, por sua vez, faz com q as paredes, de uma salaque fiz, fiquem um pouco bege tb. Porém, quando não aplico o material bege no plane, mesmo assim, as paredes nao ficam brancas, oq estou fzendo de errado? Haaaaaaaaaaaaaaaa!......desculpe! Outra pergunta: Como fazer para que o céu no mrsky fique com nuvens em noise? Qual é o procedimento correto? Obrigado!
Bem amigos, é o seguinte. Eu já uso o Vray a quase 2 anos. Acho ele um excelente render. Não vou nem especificar para qual área, pois tenho a mesma opinião que vários outros colegas aqui, o render independe se é para Arquitetura ou para uma apresentação do design de um objeto, vc tem que saber a base dele e para que servem as funções. Estou começando a me interessar pelo Mental Ray e gostaria de começar a participar deste grupo de estudo. Não sei se aqui vale postar algum projeto pessoal para iniciar algum estudo e tirar as dúvidas, ou se é obrigatório trabalhar em cima dos modelos exemplos disponibilizados aqui. Minha preocupação apenas é que estou usando o Max9 e não acompanhei o Mental Ray das versões anteriores. Não sei se esse seria o correto para inicicar, apesar de que, no Artigo do André fala sobre o novo Mental Ray 3.5 que vem no Max 9, mas que existiram algumas mudanças principalmente na diferença de algumas nomenclaturas do Final Gather, como também algumas outras mudanças que melhoraram até mesmo o tempo de render. Se puder postar algum projeto aqui, já tenho um que servirá de estudo, mas se não puder, começarei dos exemplos aqui postados. Abraço.
Oi loj, primeiramente, seja bem vindo ao nosso humilde grupo de estudos. Sobre postar um projeto p/ estudo, claro que você pode postar, só não deve conter no projeto modelos de terceiros, como os da Dosch e Evermotion... fora isso, pode postar o que quizer, pode inclusive mandar p/ a 3d1 que eles colocam em uma seção própria para isso. Sobre estar usando o max9 p/ estudar o mental ray, bom, eu não vejo nenhum problema, mesmo por que todos aqui que usaram versões anteriores do mental ray ja estão acostumados com a nova nomeclatura, e sem contar que o mental ray 3.5 tem algumas semelhanças com o vray, por isso pode ser até melhor p/ você aprender. Enfim, é isso aí, abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 540, sendo 9 membro(s) e 531 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Luis Antonio, Duda, Hot, Eduardo Ramos, Carla Franco, Renatto, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.