GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

8:) GILL VELOSO: em se tratando de super-produções cinematograficas sempre é assim... eles renderizão tudo separado e depois juntam em um programa de composição de video. Isso acontece p se ter um maior controle de parâmetros separadamente (difuse, reflexo, Global ilumination, sombras, AO etc). Exemplo: se tiver q ajustar a opacicidade da sombra em determinada passagem do filme (animação) é só ir no LAYER q tem as sombras e ajustar no programa de composição de video... sem precisar de renderizar a animação COMPLETA* novamente so p trocar a opacidade de uma determinada sombra... entende? Mas nada impede de vc trabalhar com composição tb! dependendo do trabalho eu particularmente escolho se vou trabalhar com composição ou não. Muitas pessoas chamam este metodo de trabalho, no momento do render, de "[i:7578937c09]render passes"[/i:7578937c09] - renderiza tudo separado e depois junta em software de composição, que no caso de still eu uso Photoshop. *COMPLETA = TODOS canais juntos ( difuse, reflexo etc) obs.: da uma lida noq o andre falou neste post... servirá tb p vc neste caso. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20224
DEUS é maior!
zulmar jr, Eu não me refiria ao "render passes", eu entendo todo esse fucionamento... eu me refiria ao uso do AO, pra reduzir o tempo de render... No Max 9, deram um bom destaque a ele, enfocando o uso em compania com o FG e GI, pq se tentar só com eles um bom sombreamento, o tempo aumenta consideravelmente, e as vezes nem se consegue um resultado realista. O GIF de Cars, é pra mostrar a forma que deve ser o pass de AO, pra coseguir um resultado proximo ao da Pixar!!! Até Mais!!!
8:) GILL VELOSO: pelo jeito eu sei q vc não entendeu... o eu falei foi q o AO pode sim ser utilizado p ajudar no sombreamento! e afirmei q utilizo este recurso em alguns casos. Para stil funciona ate q bem... agora para animação eu não sei: - mas segundo algumas conversas com pessoas q entendem de animação com o mental ray... baixas setagens do FG pode gerar FLICK na animação... foi por isso q indiquei o link do andre logo acima. :) abraço e qndo for ai em altamira vou ai na sua casa p tomar Açai com mental ray... gosto muito... hehe fica com Deus mano!
DEUS é maior!
Pessoal, uma perguntinha sobre o Mental Ray. Fui ao lançamento do Max 9 em Recife e lá o Ranz da AZMT mostrou um Shader que bastava aplicar no em um plano sem estar muito segmentado e lá na Viewport mesmo já aparecia animado e com textura de mar. Alguém sabe informar se esse shader já vem no Max 9 ou tem que haver algum desbloqueio? Ao final da apresentação ele me falou que parece que não saia no render ou algo parecido. Alguém sabe informar sobre isso? Flw.
loj: Bom, se eu entendi direito, ele estava falando do material do Directx9, ele não tem nada haver com o mental ray, e realmente não aparece na renderização, é recurso que ja existe desde o max 8, muito usado por desenvolvedores de jogos p/ criar shaders p/ esses jogos.
Ha tá, exclarecido então. Engraçado que foi mostrado como sendo uma novidade do Max 9, pois nunca tinha visto.
loj: não sei se foi este mas... com o shader " Ocean (lume) " pode se fazer isso facinho.
DEUS é maior!
"Caio Lamas" disse: loj: Bom, se eu entendi direito, ele estava falando do material do Directx9, ele não tem nada haver com o mental ray, e realmente não aparece na renderização, é recurso que ja existe desde o max 8, muito usado por desenvolvedores de jogos p/ criar shaders p/ esses jogos.
Olá Caio, eu acho que foi isso mesmo que ele comentou. Ele modificava em tempo real as amplitudes do shader na Viewport. Detalhe: o Plane ficava sempre na forma primitiva, sem deformações na malha, e por cima o shader ficava atuando. Você sabe como aplicar esse shader? Flw.
Oi gente!! Eu continuo a estudo o MR. Me aventurei nesse trabalho e deu nisso: O trabalho não está finalizado e imagens de outros pontos da loja serão geradas. trata-se de uma loja de 3 pisos sendo que o piso 2 é um mezanino então as luzes deste ambiente devem interferir no ambiente inferior. Nestes 2 ambientes tem 165 pontos de luz de projeto. Acabei seguindo esta informação e também instaleis 165 spots mr. É esse mesmo o raciocínio ou eu devo fazer de outro modo? Obs.: Até agora aquele negócio de colocar no segundo raio do Final Gather 10% do primeiro raio não funcionou. Se eu coloco 30 lá no raio do GI, no FG eu coloco 35 e 25. Conto com a ajuda de vcs.
Salve pessoal! Ainda que toscamente, queria submeter a voces essa imagem.
"...a procura da batida perfeita..."

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138765

Últimos membros registrados: matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato.

Usuário(s) on-line na última hora: 625, sendo 12 membro(s) e 613 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Leonardo, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, matheus050199, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, heliocrispim, Roberto Movanni, jgarquides3d, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.