Oi gente, tudo bem?
Primeiro eu quero pedir desculpas por não ter participado muito do grupo, mas ando um pouco enrolado com um monte de coisas, vou tentar participar mais a partir de agora.
Também quero dar os parabéns para as imagens de arquitetura que postaram feitas no Mental Ray, até uns 2 dois anos atrás você não via nenhuma imagem de arquitetura com o Mental Ray, isso fazia algumas pessoas menos informados comentar que não sabia porque o Mental Ray era considerado o melhor render do mundo, já que não via nenhuma imagem boa feita com ele.
A pessoa estava fechada no mundinho dela de maquete eletrônica, onde só usavam V-Ray, não percebia que para ver o que o Mental Ray poderia fazer tinha que ir no cinema, porque até aquele momento o Mental Ray só era usado em produção de vídeo e principalmente no cinema.
Ter integrado o Mental Ray no Max na versão 6 fez este render chegar na mão do pessoal que trabalha com maquete e agora, depois de 3 versões do programa com o Mental Ray, começam a aparecer boas imagens de arquitetura feitas com ele, porque não é fácil de aprender, mas eu realmente fico feliz da vida de ver isso.
Ainda mais sabendo que algumas dessas imagens foram feitas depois de adquirirem o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, é ainda mais gratificante saber que consegui ajudar de alguma forma.
Sobre a questão do Radius comentada pelo Marcelo, como eu explico no curso, colocando raios grandes é obvio que fica mais suave, só que perde qualidade e resolução no sombreamento do FG, eu mostro isso naquele teste com o objeto circular cheio de paredes.
Ajustando o Radius menor, o sombreamento fica melhor, só que exige muito mais Samples, para imagem Still em arquitetura, ter algumas manchas de GI e FG como aparecem no teto da imagem da loja, por exemplo, não tem problema e ajuda a reduzir o tempo de render.
Mas em animação não, vai gerar Flicker, então, para realmente ter qualidade no GI, seria necessário Radius menores e mais Samples.
Essas manchas aparecem em muitas partes da sua imagem, mas para arquitetura passa, dá uma olhada na parte de trás da escada, por exemplo, em animação aquelas manchas iriam mudar de lugar a cada frame, gerando Flicker bem forte.
Sobre a imagem do Lephreshawn, eu queria te dar os meus parabéns, fico muito feliz de ver que você aprendeu rápido com o curso.
É só uma questão de meses até você fazer com perfeição e rapidamente.
Tem alguns detalhes importantes, como a falta de brilho nos vidros, a saturação das cadeiras de tecido preto, o laptop não está legal, é um objeto muito simples, teria que ser bem detalhado para ficar certo, percebe-se que é apenas textura.
Mas o que interessa é que aprendeu a configurar o render, pode ter certeza. Eu fico muito feliz de ver, de verdade.
Só uma dica, veja as manhas no teto, elas acontecem por baixo Samples de FG ou Radius errado, teste melhor isso que você consegue retirar estes pequenos artefatos.
Loj, veja como a imagem fica mais artificial quando colocar esses RPCs de carros, as plantas é legal, de pessoas as vezes até passar se for poucas, mas os carros ficam muito estranhos, parecem de plástico.
Antigamente era legal, mas hoje em dia, fica muito artificial, ou usa carros 3D de verdade, ou nem coloca nada.
Eu particularmente prefiro só o projeto mesmo, porque o que importa na imagem é o projeto.
Use Displacement ou Hair And Fur na grama que vai ficar bem melhor.
Sobre o teste do Sk8erboy, está meio estranho mesmo, porque o render ficou estranho, tem um GI estranho, as configurações de render são estranhas, como o Esteban disse, não tem material adequado para gerar Caustics na cena e o efeito está habilitado no render.
Isso me fez lembrar um teste que eu estava fazendo aqui em casa com o Hair And Fur numa maquete, usando 100 mil fios levou 18 minutos, sem o Hair And Fur fazia em 4 minutos, sendo que tem mais de 700 mil faces na cena, então, esse Teapot com o Box usando GI tinha que ser renderizando em segundos.
Abraços