Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
NataliaEM   Carlos Barbosa, RS - RS
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC
dallest91   Porto Alegre - RS - RS

Portfólios Ver Mais

DanielMaia   João Pessoa - PB
Heltonciriaco   Natal/RN - RN
ANDRELENZI   CURITIBA - PR
Jhonny   mg. Belo Horizonte . Brasil - MG

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Oi gente, tudo bem? Fiz um teste bobo aqui de translucência, só para testar como fica com o Shader Glass, sem usar os recursos de SSS ou o Shader Translucency, deveria ter usado uma luz area para ficar melhor, porque as sombras ficaram duras, mas o importante do efeito foi demonstrado. A renderização é super rápida compondo o Shader dessa forma, apesar que usei muito pouco Samples, o certo seria usar bem mais, tanto que está granulado o material translúcido. Como é uma simulação, a sombra não é gerada pela difusão da luz no material, por isso que a sombra ficou dura, porque com translucência de verdade a sombra ficaria suave mesmo com luz comum e Raytrace, só que o tempo de render seria muito maior também. O Shader mais perfeito para usar neste caso é o SSS Physical, mas além de ser bem mais chato para configurar, também é muito mais pesado no render. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_translucency.avi,320,280] Esteban> Eu não estou sentido o GI na sua cena, acho melhor não colocar todos os efeitos juntos e estudar um só por vez, quando cada um estiver perfeitamente configurado, ai poderá ligar todos juntos. Sugiro que teste apenas o GI primeiro. O problema que vejo é você estar usando o Max 9, é melhor acompanhar e estudar o curso no Max 8, só mudando para o 9 quando conhecer muito bem os recursos e configurações. De qualquer forma, não tem como falar se as configurações estão boas ou ruins sem saber as dimensões da cena. O que eu percebo é o baixo número de Photons, 80 mil é muito pouco para ter um GI com alta resolução. Se a cena está no tamanho padrão de mundo do 3ds max, certamente 80 mil não está preenchendo o ambiente com 1 no Radius, porque os Photons estão muito pequenos. Se a cena está em escala real, então, é por isso que não sente o GI na imagem, já que 1 é um valor imenso. Não modifique os valores de Trace Depth a não ser que tenha certeza absoluta da necessidade, porque aumenta o tempo de render e não vai mudar nada se não tiver necessidade de valores maiores. Certamente não tem necessidade na sua cena, pois não tem reentrâncias complexas ou materiais transparentes dentro de outros materiais transparentes. Também não há necessidade de Sky Ligh numa cena interna como essa, Sky Ligh é para cenas externas. Esse lance de usar luzes que não emitem sombra é para técnicas de Fakeosity, que não é o caso no Mental Ray, todas as luzes da cena devem emitir sombra. Por fim, sugiro novamente que volte para o Max 8 e estude bem os vídeos nele, porque todo iniciante que foi para o max 9 direto, não tirou o mesmo proveito do curso, só quem tinha já uma boa experiência. Abraços
Oi Bernardo, Obrigado pela dica, vou dar uma olhada. Oi André, Obrigado, vou seguir teus conselhos vou reinstalar o Max 8 e vou fazer os testes um por um. Só uma duvida quando vc fala de “tamanho padrão do mundo do max”, é não alterar o sistema de unidades padrão verdade ?. Bom se isso for assim a duvida é respeito do tamanho; 1 unidade equivale a 1 polegada ?. Indo ao exemplo pratico da mesinha que defini na imagem, ela tem no mundo real, aproximadamente 50 centímetros x 80 centímetros x 30 centímetros, quantas unidades teria que utilizar se estou com as configurações padrões do Max ? Abraço
Segue meu primeiro render de uma imagem externa usando Mental Ray. Como a perspectiva é somente para estudo de projeto, não tem muitos detalhes, uma idéia volumétrica já era suficiente. Gostei dos resultado obitidos com o Mr Sun e Mr Sky.
Galera to comendo a ultilizar mais o Mray. porem to com problema Quando eu coloco o displacent la no materia 3d meta ray. ela n fica igual, mas quando eu coloco um bump fica legal. So q eu notei quanto amsi distante fica da camera o bump desaparece n fica legal como resolve isso??
3D Reality

www.3dreality.com.br
Oi gente, tudo bem? Esteban> O maior problema da maioria das pessoas com render é justamente por causa de pensar em unidades no Max. É ai que está o problema. O Max não foi feito para trabalhar com medidas precisas na modelagem e em nada, foi feito para modelar artisticamente, olhando e fazendo igual sem ter que medir para isso, entende? Então, fazendo as coisas com medidas em qualquer unidade, vai ter problemas, porque se mudar para metros e fazer com essas unidades, vai ficar tudo minúsculo se comparado com o tamanho padrão de mundo do 3ds max. Se fizer em unidades genéricas pensando como metros, fazendo uma unidade igual a um metro, tudo vai ficar minúsculo da mesma forma. Se fizer em unidades genéricas pensando em centímetros, vai ficar bem maior, só que ai costuma ser grande demais para uma casa, o ideal é um meio termo entre esses dois. Então, para facilitar a vida, já que quem é cadista tem essa paranóia com medidas e não consegue perder fácil, eu acho que a melhor forma é você deixar em unidades genéricas e em Inches dentro do botão System Units Setup, ai você modela tudo pensando em metros e nem se preocupa que vai ficar minúsculo. Depois de tudo pronto, quando terminar de modelar, agrupa tudo e aumenta 10 vezes, 12 ou 13 vezes seria o ideal, mas 10 vezes é mais fácil, é só colocar 1000 no Scale. Ai você texturiza, ilumina e renderiza neste projeto 10 vezes maior, assim, vai evitar milhares de problemas bobos que você não precisaria ter, porque vai ter que fazer muito menos configurações para ajustar todos os recursos que for usar. Quando trabalha com tudo minúsculo em unidade real, também dá certo, a diferença é que você tem que mexer em muito mais configurações de todos os recursos que for usar no programa, porque as configurações padrões de coisas que nem precisaria mexer, não são adequadas para um modelo minúsculo, entende? Não é só pelo Mental Ray, é por tudo que não vale a pena trabalhar com projetos minúsculos em escala real, só para modelar mesmo. OBS: Eu vi lá no fórum de opnião você falando que não se sentia a vontade no meio do pessoal mais experiente aqui no tópico e pedia uma seção para iniciantes, falando que achava que estava atrapalhando. Então, eu quero te dizer que não tem nada disso não, nem encana com isso que é bobeira, porque todo mundo está aprendendo aqui, eu estou aprendendo Mental Ray há 6 anos e tenho muito para aprender ainda. Então, é bom para todo mundo essa discussão que rola aqui, de gente mais experiente e gente que está começando, porque é uma troca que ajuda os iniciantes e deixa os experientes mais afiados. Eu não conheceria tão bem o Max se não respondesse o fórum por esses 7 anos. Luiz> Parabéns, você está indo bem nos seus estudos. Iluminação de exterior é a parte mais fácil, porque a luz é sempre a mesma, em interiores as coisas complicam dependendo das fontes de luz e dos materiais da cena. Por isso você faz muito bem de estudar exteriores primeiro. Eu sugiro que você melhore a textura do asfalto, é o que mais chama a atenção, o resto ficou muito bom. Pode ser que fique melhor ainda se randomizar um pouco as plantas nos canteiros, onde uma fica do lado da outra e são iguais. Modifica levemente a cor delas com o Color Map no menu Output do mapa Bitmap, assim, vai dar mais diferença entre elas. Em todas as plantas, aplique a mesma imagem do Diffuse no canal Bump, o Mental Ray tem um Bump poderoso, muito melhor do que o do Scanline, então, vai dar mais realismo nas plantas. PKopp> Qualquer sistema de Displacement depende de alguns critérios para ficar bom. No caso do Scanline tem até que aplicar o modificador Disp Approx para funcionar. No Mental Ray não, mas precisa configurar os recursos de Displacement que estão no final da ficha Renderer na janela Render Scene. Também é importante que a malha tenha uma boa resolução, para economizar memória e tempo de render, pois assim o Displacement precisa fazer menos subdivisões. Se você está iniciando, então, nem deve se preocupar com os recursos exclusivos de materiais e Shaders do Mental Ray, deve estudar como configurar o render usando os recursos padrões de materiais do Max, pois são perfeitamente compatíveis. Basta aplicar um mapa de Displacement no canal Displacement do material Standard mesmo que vai funcionar perfeitamente, se estiver bem mapeado e a malha estiver adequada, mesmo que não modifique nada nas configurações de Displacement na janela Renderer. Bump é outra coisa, Bump não tem o mesmo efeito de Displacement. Abraços
obrigadão andre eu aprendi mt com sua dica. TO ate pensando em pegar o seu cd, ja q tou migrando para o mray To usando o displacent do shader mental ray Mas alguns problemas percistem. se alguem poder me ajuda. 1- Note q a medida q distancia da camera o displacent comeca a fica confuso, parecendo q dei um noise. Sera q é pq eu coloquei o FG em draft. Ou sera q é a resolução baixa? OBS: la no render coloquei o displacent pixel 0,5 e em 64 k para melhorar os resultados 2- Regulei e regulei mais ainda n ta legal ta um displacent meio feio ainda. Ta ai as configurações o q acha q pode melhorar?
3D Reality

www.3dreality.com.br
Uma duvida surgida na minha migração do Max 8 para o Max 9, usando Mental Ray. Entrei num arquivo que tinha feito usando o Max 8, inclusive é uma cena que fiz que esta aqui para download para estudo. Para minha surpresa, quando foi renderizar usando o Max 9, a iluminação ficou muito estourada, na verdade estourada é pouco, digamos que a imagem desapareceu e apenas uma imagens branca apareceu. Se não mexi em nenhuma variável, achei isso muito errado, afinal na minha opinião, se não mudei nenhuma configuração no arquivo, o render deveria sair igual. Se alguém tiver alguma dica, agradeço. Abraços.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
olha feitosa, quando eu mudei pro 9 rolou a mesma coisa, mas ate hj nao sei o q era...vou ficar no aguardo da resposta pra sua pergunta, fiquei intrigado tambem...
BRINCAR É A COISA MAIS SERIA QUE EXISTE - Rodrigo Amarante
Feitosa, eu acho q sei o que é....Vá no menu "rendering" depois em "Enviroment" então em "exposure control" certifique-se que esta em escolhido o Logathmic Exposure Control, e logo embaixo na aba "Logaritmic Exposure Control Parameters" veja se esta marcado o iten "Exterior Day Light", ele deve estar marcado para cenas externas com mental ray.......não sou nenhum expert mas uma vez resolvi meu problema assim.
Oi Luiz, Não sei responder o porque aconteceu isso. Mas segundo foi falado aqui na 3D1 o max 9 esta com muitos bugs que podem te dar muitas dores de cabeça. Acho que o melhor seria continuar trabalhando com o max 8 que o André falou que é muito mais estável que o 9. Eu também tinha instalado o 9, inclusive alguns trabalhos teve que continuar no 9 pois já tinha começado e não tinha como voltar eles para o 8. Mas já instalai o 8 de novo e tudo o que faça daqui em diante vai ser com ele. Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138769

Últimos membros registrados: julianogpimentel, cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14.

Usuário(s) on-line na última hora: 795, sendo 11 membro(s) e 784 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, JMDesign, Celso Borttoloto, Sergio1987, emersonforentin, Roberto Movanni, nandao, magster, Daniel Monteiro, Vladis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.