Oi gente, tudo bem?
Zulmar>
Eu ainda não uso o Max 9 não e provavelmente nunca vou usar, vou fazer igual fiz na versão 6, que também era muito ruim, fiquei com o Max 5 até sair o Max 7, então, vou ficar com o Max 8 até sair o Max 10.
O Max 9 eu só uso para brincar, para testes e para ficar por dentro das novidades, que são totalmente dispensáveis, mas é bom ficar por dentro.
Todos estes testes que postei na última mensagem foram feitos com o Max 9, no caso da maquete eu usei a MR Sun e a MR Sky, só que no Max 8 com o Shader MadSky e a IES Sun o resultado seria idêntico.
Lephreshawn>
Eu agradeço muito pela propaganda e fico muito feliz de saber que gostou do vídeo curso de Mental Ray da 3D1.
Espero que tire muito proveito dele e no que precisar, estou à disposição aqui para ajudar.
Sobre o Max 9, eu acho que deveria esperar mais para migrar, porque no Max 8 você faz tudo que o Max 9 faz no MR, até o céu físico, só precisa de Shaders de terceiros, mas isso não é problema e agora que já pegou o jeito do Mental Ray, é até legal estudar Shaders.
Eu particularmente não gosto do Max 9, mas certamente o render será mais rápido nele.
Bernardo>
Seja bem vindo ao nosso grupo de estudo, tenho certeza que vai esclarecer muita coisa sobre o Mental Ray lendo todas as mensagens.
Se deseja mesmo aprender o Mental Ray, eu acho que ler o grupo e os tutoriais do site será um bom começo, mas não tem como aprender um render igual a este apenas com esse material.
Como percebeu na internet, não tem muito material de estudo sobre o Mental Ray, a grande maioria será para XSI e Maya, que tem o Mental Ray integrado a mais tempo, serão raros os tutoriais de Mental Ray para o 3ds max.
Neste sentido só existem dois materiais no mundo, um é o vídeo curso de Mental Ray da Evermotion e o outro é o vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Com um destes materiais você vai conseguir entender melhor o Mental Ray, mas o CD da Evermotion foi feito no Max 6, que é bem diferente do Max 7 e 8.
Já no Max 9, mudaram um monte de coisas e fica mais difícil começar por ele, porque se já é raro material sobre Mental Ray nas versões mais antigas, imagine então numa versão super recente e toda modificada como o Max 9.
As suas conclusões não estão totalmente certas e nem totalmente erradas, é mais ou menos isso, mas não interessa nada disso.
O importante é saber que os Photons são a coisa mais importante do mundo para o Mental Ray, sabendo configurar e controlar os Photons adequadamente você faz tudo que quiser e o Final Gather serve para suavizar estes Photons.
Sabendo disso, basta estudar muito bem as configurações e Shaders para controlar os Photons, tendo um bom mapa de Photons para a cena, poderá usar valores super baixos no FG para suavizar a cena e obterá bons resultados com o menor tempo de render possível.
O segundo segredo do render é a configuração dos Radius, que determinam a resolução do GI e do FG.
Não existe Interpolate Over Num FG Points, isso é um parâmetro babaca e problemático adicionado para atratir os iniciantes que não conseguem aprender como configurar os Radius, então, basta colocar 30 lá que ele suaviza, só que nem sempre dá certo.
O método do Radius, que também pode ser habilitado no FG do Max 9, é o método mais confiável, mais preciso, mais robusto e mais antigo, portanto, não tem problemas e sempre dá certo, sempre foi assim que se configurava o Mental Ray desde as primeiras versões. Só que tem que saber configurar o Radius.
Esquece desse parâmetro, faz de conta que não existe e use o Radius do Final Gather.
Sabendo configurar os Photons e os Radius, faz o que quiser com o Mental Ray e obtém os melhores resultados com o menor tempo de render possível.
Esteban>
Eu agradeço muito pela propaganda e fico muito feliz de saber que gostou do vídeo curso de Mental Ray da 3D1.
É muito gratificante saber que um comprador gostou e aprendeu com o curso, porque eu falar que é bom ou algum moderador do site falar, não tem o mesmo peso que você e o Lephreshawn falarem, porque vocês compraram e gostaram do conteúdo.
Realmente tem muita informação e fica difícil absorver tudo de uma só vez, é normal ter que assistir os vídeos várias vezes.
Mas eu me coloco a sua disposição aqui para ajudar no que for preciso, qualquer dúvida que tiver no decorrer do curso, posta aqui que eu vou ter o maior prazer em te responder.
Luiz>
Realmente o Mental Ray é fantástico, e se você acha que vai aparar de se surpreender com ele depois que aprender, está enganado, porque ele vai te surpreender pelo resto da vida.
Eu estudo o Mental Ray desde o Max 3, então, faz mais de 6 anos, e ainda hoje me surpreendo com ele em várias situações.
As vezes acontece alguma coisa estranha em algum teste ou em algum trabalho, ai quando vou estudar o porque daquilo, percebo que eu estava errado e o Mental Ray estava certo.
Porque eu não consigo perceber a realidade das coisas como ele, quando paro para ver a realidade, percebo que ele estava certo e eu errado, por isso aconteceu determinado efeito, já que na realidade aconteceria a mesma coisa, mas eu não percebi até ele me mostrar.
O Mental Ray é um programa fabuloso, quando começa a entrar com Shaders de terceiros então, ai que a pessoa percebe a diferença absurda que existe para os renderizadores menos profissionais como o V-Ray e o Brazil Render.
Sobre o seu carro, está muito bom, mas o brilho numa superfície metálica polida deve ser bem agudo e na frente ele ficou muito difuso.
Ajuste o brilho que vai ficar perfeito.
Abração a todos