Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP
leoaks   Brasil - MG
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
Weverson M   Guarapari - ES

Portfólios Ver Mais

Fidelis   Salvador
Bremer   Recife - PE
Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC
SilvioRibeiro   Embu-SP - AC

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Oi gente, tudo bem? Por fim eu vou abrir outra mensagem para postar alguns testes que eu queria mostrar para vocês e vou aproveitar para postar os testes que fiz no tópico de Caustics lá no fórum de CG, porque é um assunto legal de Mental Ray que acabou sendo discutido lá e ficaria melhor se fosse discutido aqui, até movimentaria mais o tópico. Teste de vaso corroído usando Shaders de terceiros do Mental Ray, o princial foi o Solid Volume, mas como todo o material precisa ser procedural, usei também vários outros Shaders, como o Dots e o Fractal Noise, por exemplo, mas não curti a textura, não ficou como eu queria, só o corroído que ficou como eu queria. Modelo original Render Usando a mesma técnica eu tentei fazer um vaso de isopor estragado que imitava madeira, tipo os usados em cenário, esse eu acho que ficou melhor, acertei mais na textura procedural. Agora o teste que eu fiz de tempo de render com e sem o Hair And Fur, a configuração não está com a qualidade adquada, percebe-se nas janelas, só por causa delas teria que aumentar os Samples numa imagem Still, então, poderia renderizar a janela separado e compor depois ou então usar Shaders de terceiros para controlar essa janela separadamente e renderizar tudo junto. Com o Hair And Fur usando 100 fios e transformando em MR primitive, levou 18 minutos em 640x480, eu tirei um print screen para mostrar o tempo e as configurações. Com algumas modificações nas configurações e sem o Hair and Fur leva menos de 3 minutos com essa qualidade. Que é um render de preview de ótima qualidade e o render final de alta qualidade não passaria de meia hora, levando em conta que estou usando Displacement em tudo, na grama, na parede de pedra, nas colunas de pedra e na calçada. Abaixo estão as imagens e vídeos que postei no tópico sobre Caustics no fórum de CG, onde testei Caustics e água com efeito volumétrico. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_caustics_wire.avi,320,280] [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_caustics.avi,320,280] Abraços
8:) eai Andre? - ja esta usando max9 (64 bits)? nesta cena ai da externa da maquete, esta usando mr sky e mr sun?
DEUS é maior!
Ola Andre! Obrigado pelas palavras de propulsao, sem duvida o Video Curso de Mental Ray eh uma imersao nesse programa.Simplesmente espetacular. Obrigado tambem pelas dicas do "olho-clinico"! :)) Valeu!
"...a procura da batida perfeita..."
Oi gente, tudo bem! Essa é a primeira vez que posto no grupo de estudo e já comecei mal, já que ainda não li o tópico inteiro então desculpa se o assunto já foi discutido, mas creio que esse é o melhor local para postar minha dúvida. Vamos ao que interessa: Após uma ótima resposta do Andre sobre como começar a entender o FG, eu procurei na internet sobre como era seu funcionamento. Só achei material sobre o Maya e o Xsi e como meu inglês não é tudo isso vou postar minhas conclusões para serem comentadas: - O FG lança raios a partir da camera, esses recebem informações da iluminação primária pelo scanline. - Esses raios refletem e refratam: Controlado pelo Trace Depth. - Depois que esses raios refletem/refratam eles se espalham em todas as direções em forma de esfera: O número de raios criados a partir de cada raio primário e espalhado é determinado no Rays per FG point. - A área de atuação de cada raio primário lançado pela câmera e consequentimente o número de raios lançados pela câmera é pelos valores de radius - Essa área também pode ser controlado mesclando os campos Initial FG Point Density que controla a densidade (número de raios/área de imagem) de raios lançados pela câmera e o Interpolate Over Num. FG Points que controla a quantidade de interpolação a partir dos raios do PG. Além de saber se minhas conclusões estão certas, gostaria também de saber com os Photons do GI e os Diffuse Bounces interagem no FG. Obs: Minha intenção é teorica (não estou procurando "formulas mágicas"), já que entendendo o funcionamento teórico do MentalRay, vou ter base para começar a configurar o render.
Oi Bernardo, tudo blz ?, Bom respeito de tuas conclusões acho vou deixar para alguém com mais experiência no mental ray, pois eu estou começando a aprender ele. Mas se vc quer ter um conhecimento bem amplo respeito do mental ray, eu te recomendo o CD de mental ray daqui da 3D1, nele cada um dos vídeos (um total de 22) te explica com total detalhe cada um dos parâmetros. Eu já vi todos os vídeos, e realmente é fantástica a quantidade e qualidade da informação dos mesmos, claro que é tanta informação que agora tenho que começar a ver eles novamente prestando atenção a cada detalhe para assimilar cada um dos conceitos. Eu já vi outros vídeos, mas nenhum tão claro e detalhado como esses. Para mas informação consulta aqui na 3D1 que te explica os conteúdos de cada um dos vídeos.
Sei tão pouco ainda sobre Mental Ray, mas cada vez que brinco com ele fico mais encantado. Essa imagem foi meu primeiro teste usando o MR no Max 9. Estava relutando em usar o Max 9 pelo fato de ter iniciado meu aprendizado em MR no Max 8, e como tudo em MR é muito novo pra mim, estava com medo de perder o pouco que aprendi no Max 8, mas já estou perdendo o medo...rs.
Opa Luiz! Eu tambem sou um iniciante no MR, minha maquina de producao pifou na semana passada e agora nao tem jeito, tou pra encomentar um "guindaste" mais atualizado e junto com ele, o upgrade pra versao 9 finalmente. Tou doido pra explorar os recursos do MR nessa versao do Max.E me arrisco a dizer que a gente nao esquece nao. Quanto a tua imagem, So discuto, (e isso certamente vc ja viu), eh a pintura na lateral da frente do carro, deve ser aquele novo material do MR no max9, eh questao de tempo pra alcancar o controle sobre ele No mais ela ta feroz, o piso, os metais... Valeu!
"...a procura da batida perfeita..."
Oi gente, tudo bem? Zulmar> Eu ainda não uso o Max 9 não e provavelmente nunca vou usar, vou fazer igual fiz na versão 6, que também era muito ruim, fiquei com o Max 5 até sair o Max 7, então, vou ficar com o Max 8 até sair o Max 10. O Max 9 eu só uso para brincar, para testes e para ficar por dentro das novidades, que são totalmente dispensáveis, mas é bom ficar por dentro. Todos estes testes que postei na última mensagem foram feitos com o Max 9, no caso da maquete eu usei a MR Sun e a MR Sky, só que no Max 8 com o Shader MadSky e a IES Sun o resultado seria idêntico. Lephreshawn> Eu agradeço muito pela propaganda e fico muito feliz de saber que gostou do vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Espero que tire muito proveito dele e no que precisar, estou à disposição aqui para ajudar. Sobre o Max 9, eu acho que deveria esperar mais para migrar, porque no Max 8 você faz tudo que o Max 9 faz no MR, até o céu físico, só precisa de Shaders de terceiros, mas isso não é problema e agora que já pegou o jeito do Mental Ray, é até legal estudar Shaders. Eu particularmente não gosto do Max 9, mas certamente o render será mais rápido nele. Bernardo> Seja bem vindo ao nosso grupo de estudo, tenho certeza que vai esclarecer muita coisa sobre o Mental Ray lendo todas as mensagens. Se deseja mesmo aprender o Mental Ray, eu acho que ler o grupo e os tutoriais do site será um bom começo, mas não tem como aprender um render igual a este apenas com esse material. Como percebeu na internet, não tem muito material de estudo sobre o Mental Ray, a grande maioria será para XSI e Maya, que tem o Mental Ray integrado a mais tempo, serão raros os tutoriais de Mental Ray para o 3ds max. Neste sentido só existem dois materiais no mundo, um é o vídeo curso de Mental Ray da Evermotion e o outro é o vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Com um destes materiais você vai conseguir entender melhor o Mental Ray, mas o CD da Evermotion foi feito no Max 6, que é bem diferente do Max 7 e 8. Já no Max 9, mudaram um monte de coisas e fica mais difícil começar por ele, porque se já é raro material sobre Mental Ray nas versões mais antigas, imagine então numa versão super recente e toda modificada como o Max 9. As suas conclusões não estão totalmente certas e nem totalmente erradas, é mais ou menos isso, mas não interessa nada disso. O importante é saber que os Photons são a coisa mais importante do mundo para o Mental Ray, sabendo configurar e controlar os Photons adequadamente você faz tudo que quiser e o Final Gather serve para suavizar estes Photons. Sabendo disso, basta estudar muito bem as configurações e Shaders para controlar os Photons, tendo um bom mapa de Photons para a cena, poderá usar valores super baixos no FG para suavizar a cena e obterá bons resultados com o menor tempo de render possível. O segundo segredo do render é a configuração dos Radius, que determinam a resolução do GI e do FG. Não existe Interpolate Over Num FG Points, isso é um parâmetro babaca e problemático adicionado para atratir os iniciantes que não conseguem aprender como configurar os Radius, então, basta colocar 30 lá que ele suaviza, só que nem sempre dá certo. O método do Radius, que também pode ser habilitado no FG do Max 9, é o método mais confiável, mais preciso, mais robusto e mais antigo, portanto, não tem problemas e sempre dá certo, sempre foi assim que se configurava o Mental Ray desde as primeiras versões. Só que tem que saber configurar o Radius. Esquece desse parâmetro, faz de conta que não existe e use o Radius do Final Gather. Sabendo configurar os Photons e os Radius, faz o que quiser com o Mental Ray e obtém os melhores resultados com o menor tempo de render possível. Esteban> Eu agradeço muito pela propaganda e fico muito feliz de saber que gostou do vídeo curso de Mental Ray da 3D1. É muito gratificante saber que um comprador gostou e aprendeu com o curso, porque eu falar que é bom ou algum moderador do site falar, não tem o mesmo peso que você e o Lephreshawn falarem, porque vocês compraram e gostaram do conteúdo. Realmente tem muita informação e fica difícil absorver tudo de uma só vez, é normal ter que assistir os vídeos várias vezes. Mas eu me coloco a sua disposição aqui para ajudar no que for preciso, qualquer dúvida que tiver no decorrer do curso, posta aqui que eu vou ter o maior prazer em te responder. Luiz> Realmente o Mental Ray é fantástico, e se você acha que vai aparar de se surpreender com ele depois que aprender, está enganado, porque ele vai te surpreender pelo resto da vida. Eu estudo o Mental Ray desde o Max 3, então, faz mais de 6 anos, e ainda hoje me surpreendo com ele em várias situações. As vezes acontece alguma coisa estranha em algum teste ou em algum trabalho, ai quando vou estudar o porque daquilo, percebo que eu estava errado e o Mental Ray estava certo. Porque eu não consigo perceber a realidade das coisas como ele, quando paro para ver a realidade, percebo que ele estava certo e eu errado, por isso aconteceu determinado efeito, já que na realidade aconteceria a mesma coisa, mas eu não percebi até ele me mostrar. O Mental Ray é um programa fabuloso, quando começa a entrar com Shaders de terceiros então, ai que a pessoa percebe a diferença absurda que existe para os renderizadores menos profissionais como o V-Ray e o Brazil Render. Sobre o seu carro, está muito bom, mas o brilho numa superfície metálica polida deve ser bem agudo e na frente ele ficou muito difuso. Ajuste o brilho que vai ficar perfeito. Abração a todos
Ola a todos, Ai vai o meu primeiro teste com mental ray. Demorou 14’21’’. Minha idéia foi com uma sena simples tentar testar vários dos conceitos do CD de mental ray. Apliquei caustic no vidro da mesa e tentei obter uma imagem realista verificando os photons antes de aplicar o final gather. Mas não gostei que no fundo aparece aquela imagem escura no final das reflexões, e o ultimo teapod fica em uma cor azul, não entendi porque. Bom mas com certeza os mais avançados em mental ray vão achar muitos erros que eu não consigo ver. Assim vou postar as configurações de render, talvez alguém saiba o que está acontecendo. Ahhh, luzes, estou utilizando uma mr Sky com intensidade de 0,7, duas omni perto dos espelhos dianteiro e traseiro, com intensidade de 0,1, e outra omni no teto com intensidade de 0,4 que é a única que gera sombra.
Oi gente, tudo bem! estebanXRK: O seu problema esta sendo causado na criação desse espelho com reflexôes infinitas. Vá na ficha renderer e aumente o Max Depth (também o Max. reflections) na ficha Ray Tracing, assim seus espelhos refletiram mais de 6 vezes ou você pode usar um material que permite esse controle como o Arch e Design.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138766

Últimos membros registrados: LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df.

Usuário(s) on-line na última hora: 626, sendo 11 membro(s) e 615 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: madalenapri, Eng Damasceno, heliocrispim, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, Celso Borttoloto, Sergio1987, Leonardo, Rodrigo, Geraldo Nunes, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.