Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
tonyantunes   Curitiba - AC
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

izabellima   Vitorino-PR - ES
ricardodestro   sao paulo - AC
ozielcarvalho   Santa Barbara d\'Oeste - SP - SP

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Bernardo, Você tocou em um dos pontos que mais tenho dúvida: Salvar mapa de fotons. Queria saber melhor como funciona isso. Se eu salvar um mapa de fótons ele só vai servir para aquele ângulo, ou depois de salvo eu posso carregá-lo sempre não importando o ângulo da câmera? Sobre o diffuse bounces, eu pensei que fosse o "rebatimento" dos photons pela cena, o que a tornaria mais clara, e eu utilizaria também com o GI. No campo Max Num Photons per Sample, eu fui aumentando até obter os fótons com aspecto de algodão (como o andré costuma dizer). A partir de 60 eu não vi nenhuma alteração na cena, e parei por aí. Bom, me falta embasamento teórico para configurar o MRay adequadamente. Assim que possível vou comprar o vídeo-curso que aí eu tenho certeza que vai dar pra entender tudo. Valeu pela luz cara! Agora sei que dá pra otimizar esse treco!
Doe medula óssea! Doe vida!
tirmey: O mapa de fotons salvo pode ser usado em qualquer ângulo, já o de Final Gather não. Isso porque os fotons são disparados das luzes enquanto o FG da câmera. Quanto ao "rebatimento" dos photons pela cena", ele ele ajustado no "Trace Depth" do GI e o rebatimento dos raios do FG no parâmetro de mesmo nome do FG. Eu também não entendo direito o funcionamento do "diffuse bounces", mas o interpreto como o número de rebatimentos dos raios do FG que levaram informação da cor de um objeto para o outro e emitiram luz (que cria a radiosidade na cena).
"bernardomb" disse: Eu também não entendo direito o funcionamento do "diffuse bounces", mas o interpreto como o número de rebatimentos dos raios do FG que levaram informação da cor de um objeto para o outro e emitiram luz (que cria a radiosidade na cena).
Perfeito.... Gerando então uma leve radiosidade, coisa que o GI já faz.... Habilitar GI e usar diffuse bounces é fazer cálculo à toa. Grandes explicações!! Vou salvar o mapa de fótons com 1.000.000 de fótons aprox. e depois utilizar esse mapa com configurações bem mais modestas, assim como deixar em 0 o dif. bounces. Também vou retirar a omni e trabalhar com o trace depth Depois digo qual a diminuição no tempo de render! Muito obrigado mesmo, Bernardo...
tirmey: sobre o salvamento ou não do mapa de photons do GI ou do mapa do FG (Final Gather): Mapa de PHOTONS (mapa do parametro GI): como sempre eu começo ajustando os photons da cena e depois vou partir p ajustar o FG, qndo acho o mapa de photons IDEAL, sempre salvo e vou começar a setar o FG, independente de ser STILL ou animação - sempre salvo, para todo teste q for fazer com os ajustes de FG o mental ray não precisar recalcular o "photon map" mais uma vez, se ja calculou o "photon map" salva... em animação he q vc deve salvar mesmo o "photon map"... risos... Mapa FInal Gather: - So costumo salvar o mapa de FG se for para animação, apesar de nunca ter feito nenhum trampo de animação, mas estou me preparando... apesar de todos saberem q o calculo dele he viewport dependente, no entanto ele he dividio em etapas e tem algumas etapas q são reaproveitas nos frames seguintes, sendo calculado somente o acrescimo q se fizer necessário nos frames seguintes, se vc abilitou algumas funções no final gather e setou corretamente o os parametros de GI... mas para STILL (estatatica = somente um frame), pelos testes q fiz, o tempo de render aumenta se vc salvar o mapa de FG... quer ver... faz o teste ai e vem aqui contar se o tempo do render da STILL aumentou! No caso em Still não costumo salvar o mapa de FG.
DEUS é maior!
Pessoal, estou maravilhado com a utilização de um photon map pré-salvo! Ainda não testei nas cenas que postei anteriormente, mas testei em uma cena com caustics, que tinha GI+FG e demorava 04:20 min pra renderizar em 320x240. O tempo caiu para 00:28!!!!!! Não estou nem habilitando o final gather, só no GI a imagem está muito boa. Pessoal, não tenho como agradecer as dicas! Acho que minha produção vai melhorar e muito. Valeu!! Aproveitando, vou dar uma editada de leve agora que mexi em uma cena com outro perfil. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Como eu faço para otimizar uma cena onde os materiais são muito "pesados"? Pois mesmo criando o mapa de fótons, o tempo de render continuou bem alto em uma cena com materiais de metal com reflexo borrado, vidro dieletric, displacement, etc. Também há como otimizar estes materiais? Abraços!
Pessoal, resultados não tão animadores quanto em meus testes iniciais, porém bons de qualquer jeito: Na cena 1, o tempo baixou de 6:06 para 4:23. quase 30% de tempo a menos, e com a mesmíssima qualidade. Já a cena dois, que já está com materiais aplicados, nem, consegui gerar o mapa... o Mental ray fechou, pois não conseguiu alocar 164.308.244 bytes, algo em torno de 157 MB. Acho que 1GB está pouco para usar o Max...
Doe medula óssea! Doe vida!
Boa noite galerinha 3D1, estava estudando caustic (testando) esses dias e consegui esse resultado, gostaria de saber é isso mesmo e se está bom assim, ou se poderia melhorar, levou cerca de meia hora mais ou menos para renderizar da maneira e tamanho que está sendo mostrada nessa imagem. Abraços!!!
Site sendo reformulado!!!
Olá Ewilwata, acho que seu caustics está muito difuso... Se você diminuir o Max num phpotons per sample do caustics, o efeito fica mais definido. Vai brincando com os parâmetros do caustics na aba "indirect ilumination" da janela render scene até chegar em um resultado satisfatório. Acima alguns exemplos de caustics no mundo real. (fonte: google imagens)
evilwata, diminui o Radius dos Photons de Caustics e aumenta bastante a quantidade deles, só com isso já vai ficar bom.
Múcio
evilwata: É isso aí que os colégas disseram, repare no fenomeno da curva caustica real, e verá como ela no geral possui linhas mais finas e definidas, a não ser é claro que o material possuisse refração borrada, aí teriamos linhas mais difusas. ( Mas não é o caso) Eu achei que o tempo de render está alto demais, quando for setar uma cena com caustics, comece com baixo numero de photons, depois que tiver adequado os valores de radius e max num photons aí sim você pode começar a aumentar o numero de photons na cena, mas mesmo assim meia hr para uma cena que só possui o efeito de caustics é muito tempo, você poderia ter usado um numero menor de photons, com toda a certeza. No proprio help do max ja possui o material que você precisa ler para entender como setar o caustics, dê uma olhada na parte Rendering > mental ray > caustics... provavelmente é isso mesmo. Abraço, fique em paz.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711268.

Total de membros registrados: 138798

Últimos membros registrados: angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku, jakesbmx, arthromd, Coving, Devernth026, chockspvp.

Usuário(s) on-line na última hora: 199, sendo 2 membro(s) e 197 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: angelaeng, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.