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GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Aê marcelo! Nunca vi tanta gente disposta à ajudar como aqui na 3d1. Nunca estamos sozinhos... abrs!
"eduardoqf" disse: Olá Pessoal! Zulmar, obrigado pelos elogios! Dei uma estudada boa no capítulo de photon basic, mas queria saber de vc se esse recurso é muito usado em cenas internas. No vray, eu usava um recurso parecido em cenas externas quando um gramado emitia muito GI em uma parede branca ou para ter mais controle sobre algum objeto "desobediente" rsss! Mas o meu maior problema ainda persiste que é a demora nos testes usando os materiais borrados. O problema todo está na demora de processamento do FG. O cálculo de photons é bem rápido, o render também mas o FG... Sobre as luzes: usei apenas duas photometrics free area um pouco maiores que as luzes do teto. Fiz os testes com "override material" para testar o granulado e ficou legal com 8 no subdvs. ............ !
qndo uso o parametro "global ilumination " habilitado sempre costumo usar o shader photon basic para controlar bem os photns... cenas internas e externas.
DEUS é maior!
olá pessoas.....gostaria de dizer q estou vendo a conversa de vcs ai..............e qdo eu tiver algum coisa de util a dizer eu volto a falar.... abços a todos
www.marcospaulo.com
oi pessoal...tava fazendo alguns testes com uma luz artificial e me deparei com esse problema da luz nos cantos que, no mapa de photons, piorava conforme eu aumentava o raio dos photons. Tentei de tudo já, aumentei o decay e diminui o energy... diminui o numero de photons e nada. A unica maneira que consegui tirar isso foi reduzindo bastante o numero de "Maximun Num. Photons per Sample", algo em torno de 5....essa é a unica meneira de tirar essas luzes? pra que realmente serve essa opção? agradeço a ajuda de vocês
No curso de mental ray aqui do site o André usa um exemplo bem legal para explicar isso, ele faz uma colmeia e coloca uma luz dentro de cada compartimento, o lance é não deixar a iluminação de uma luz vazar para o outro lado. Foi ai que eu entendi como funciona o Radius dos Photons. Com certeza absoluta o seu problema é porque o Radius dos Photons está grande demais, ele deve ser menor do que a espessura da parede, se não, nada que faça vai tirar essa luz dos cantos.
Múcio
Oi Aquiles, tudo blz ?, Olha eu te recomendo comprar o CD de mental ray aqui da 3D1, no sétimo vídeo explica com uma clareza que vc não vai achar em nenhum outro lugar o porque desse problema e como se resolve, te garanto que não tem no mercado outro material dessa qualidade, da uma olhada aqui ao respeito do CD de mental ray, te explica ao respeito dos 22 vídeos do CD. Abraço
Mucio - era mesmo o tamanho dos photons, vou arrumar e ja posto uma atualização...valeu estebanXRK - blz cara e ae...então, ja faz um tempo que to estudando mr e nunca tinha acontecido esses problemas...só apareceram quando comecei a testar com iluminação artificial...vou continuar tentando senão vou ter que seguir seu conselho...valeu
Pessoal, Estou estudando iluminação e gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas duas cenas. Estou colocando duas imagens de cada uma. Uma com FG e outra sem FG (para mostrar os fótons sem suavização). Ambas as imagens foram renderizadas com a máquina que está descrita no meu perfil. Os tempos de render estão altos? Imagem 1: 720x486 - 70.000 fótons - 6´06" de render Luzes Utilizadas: MrSun simulando a luz do sol + 1 MRArea na janela Imagem 2: 720x486 - 70.000 fótons - 10´00" de render Luzes utilizadas: MRArea SPOT simulando a luz do sol + 4 MRArea ( 1 em cada janela, 1 na porta e 1 no cômodo anexo) + 1 omni (no centro da sala, sem gerar sombras). Sugestões?? Críticas?? Comentem, por favor!!
Seguem as configurações das imagens:
tirmey: Não sou nenhum especialista em Mental Ray, mas vamos lá: .Acho que é errado usar diffuse bounces no FG junto com fotons, ele é para apenas quando se usa só o FG. .Como a solução de fotons é mais rápida para calcular que o FG, você poderia criar uma mapa de fotons com muito mais fotons (5x a 10x ou até mais). Depois você o salva e cria uma mapa de FG bem mais leve configurando seu radius. .Também achei que você usou valores muito baixos em "Maximum Num. Photons per Sample". .Para economizar luz omni e diminuir os cálculos você poderia tirá-la e apenas aumentar ambos Trace Depth (o mesmo tanto) - "Max Depth" e "Max Reflections" - e assim clarear a cena.

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