Olá pessoal!
Finalmente estou fazendo o meu primeiro trabalho para apresentar para cliente todo no mentalray. Sei que a qualidade não ficará tão boa quanto os meus trabalhos no vray, renderizador com o qual eu usei durante mais de um ano, mas isso por enquanto hehehe! Como eu faço os renders para os meus projetos, então se ficar algo "mais ou menos", eu consigo contornar com o cliente numa boa. Já estou bem animado porque não preciso mais usar os vtaymtl e não posso negar que o conhecimento em vray até está sendo útil em determinadas horas pela semelhança. Minhas dúvidas nesse momento ficam por conta da otimização dos testes e das possibilidades de iluminação. Então vou tentar explicar melhor:
1º - Estou fazendo uma cozinha que tem um montão de materiais borrados. Estou usando o shader metal (lume) no canal reflection. Para os testes rápidos de render o ideal é que o efeito borrado seja desabilitado, mas os materiais são muitos e perco muito tempo acessando os materiais e desabilitando esse efeito. Será que da mesma maneira que na ficha comon temos o "area light / show as points" para desabilitar a sombra soft, podemos ter um controle para habilitar e desabilitar todos os materiais borrados de uma vez?
2º - Nesta cena, tenho 2 luzes fluorescentes no teto e quero representar uma iluminação sem a interferência do sol. Quero o ambiente bem claro, como deve ser, mas apenas com as luzes do teto. Já testei photometricas target area, acrescentei umas mromni bem fracas... os results não estão ficando legais. Gostaria então de sugestões.
abraços!