Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Wagner Souza   Londrina - PR
Sarandini   Joinville - SC
Antonio   São Paulo - AC
highlife   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

studio21   Curitiba - AC
Marcelo   São paulo - capital - SP
Clovis.L   São Paulo - AC
tobiasbueno   São Paulo

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

Caros tirmey, mucio e Caio Lamas, obrigado pelos comentários e dicas... fiquei testando as configurações e consegui essa imagem, creio que ainda não esteja perfeita, mas, agora vou começar a testar as dicas de vocês, pois essa eu fiz apenas testando sem ter lido antes as respostas que foram colocadas aqui. Só para constar, a cena levou 26 minutos para ser renderizada, na outra levou cerca de uns 32 minutos, já diminuiu um pouco, mas creio que possa diminuir mais ainda. Obrigado mais uma vez pelas dicas... Abraços...
Site sendo reformulado!!!
"Caio Lamas" disse: Eu achei que o tempo de render está alto demais, quando for setar uma cena com caustics, comece com baixo numero de photons, depois que tiver adequado os valores de radius e max num photons aí sim você pode começar a aumentar o numero de photons na cena, mas mesmo assim meia hr para uma cena que só possui o efeito de caustics é muito tempo
Evilwata, só para complementar o que o colega Caio falou: Se você salvar o mapa de fótons o tempo cai vertiginosamente. Eu tive essa experiência e relatei aqui mesmo no grupo de estudos. Agora, se esse tempo já é com o mapa de fótons salvo, realmente está demorando demais!
Não é não tirmey, o tempo na verdade é com o calculo dos phótons, ainda não testei esse lance de salvar o mapa de phótons, mas, vi pelos seus posts que realmente ajuda... depois vou testar isso tbm... vlw!!!
Ola, galera!!! NOVATO aqui na area de estudo do Mental Ray!!! A galera ae tah falando em salvar o mapa de photon.... pow isso é muito bom economiza muito tempo na setagem do RENDER.... ajusta os photons sem antialiasing e Final Gather e também com o tamanho do render baixo, salva o mapa e ja era!!! Dae pra frente é só alegria!!!
Jefferson Santana
evilwata: O que os colegas estão dizendo esta correto, mas só pra complementar, e especificamente no caso do caustics, quando você tiver calculado o mapa de photons e achar que esta adequado, pode salvá-lo e posteriormente modificar o radius dos photons, que não irá necessitar que calcule tudo novamente, o radius é a chave para conseguir um bom efeito de caustics, por que os photons dado um mesmo material, com as mesmas caracteristicas, sempre irão reagir de maneira semelhante, então o truque é mecher no radius até que se tenha o resultado esperado. No caso da sua segunda imagem, deu pra notar uma melhora consideravel, o tamanho dos photons ainda não esta bom, pois você nota facilmente varios pontos no caustics, nesse caso você pode ate mesmo usar menos photons, o que vai fazer ficar mais real é setar o num. photons per sample e o radius dos photons. E claro, usar o FG para suavizar esses photons é uma boa idéia. Mas ainda acho o tempo de render meio alto, pois mesmo com o FG suavizando esses photons eu chuto que levaria no max uns 10 min pra renderizar. Abraço.
Olha eu aqui de novo... hehehe... desta vez eu fiz o lance de salvamento do mapa de photons, e a mesma imagem que antes estava levando cerca de 32 minutos para renderizar (fazendo os cálculos do mapa de photons), usando o mapa salvo levou 5 minutos, e numa qualidade até um pouco maior. Agora que consegui um resultado até que animador... vou ver se começo a testar volume caustic aproveitando o embalo... Abraços!!! Editado: Na verdade estava olhando e achei meio complicado o volume caustic... vou deixar para quando estiver com um conhecimento melhor... por enquanto vou estudando outras coisas do MR.
Evilwata, fala cara, td bem? Rapaz, ja deu uma melhorada considerável. Mas, 32 minutos ainda é um tempo muito grande, como eu disse, uma cena simples só com um copo e caustics, com o FG ligado não pode passar de 10 min, senão é desperdício de tempo. Vou te fz umas perguntas, que tipo de luz vc está usando? fique espero para não usar luzes Omni, pois elas lançam photons para todos os lados, o que vai te custar um tempo de render muito grande, quando for usar spot ou directinal lights não deixe a largura do spot muito grande, ou muito maior do que a cena, pois vai estar calculando photons que são lançados no nada no espaço 3D, o que custa também muito tempo de render. Eu pessoalmente quando faço efeito de caustic uso duas luzes... uma delas que lança mais photons apenas encima do objeto que pretendo fazer o caustics e que influencie apenas esse objeto, e outra que vai influenciar no resto da cena e nas sombras. Ou então faço um render pass de caustics para compor na pós... Não adianta querer diminuir tempo de render sem esse tipo de macete, ou até mesmo pós produção... pois esperar um render ultra pesado e fisicamente real as vezes é demorado, então nos resta usar esse tipo de artifícios... lembre-se de que o resultado final é o que importa! Abraço.
Obs: É legal ver seus testes, que estão usando posição de camera e luz diferentes, pois assim podemos perceber como as posições influenciam na forma da curva caustica. É muito legal isso, as vezes quando to tomando uma cerveja com os amigos, em algum lugar, fico reparando o efeito de caustics dos copos e da cerveja. É particularmente um efeito muito bonito. Quanto ao volume caustics, não tem segredo e também não é muito pesado se for bem setado... faz tempo que eu não brinco com isso, mas tenho umas cenas aqui de estudos antigas ja.. vou dar uma olhada nelas e escrevo alguma coisa pertinente aqui. Abraço.
Então Caio Lamas, estou usando MR Area Spot nessa cena... mas, acho que você não entendeu o que escrevi... quis dizer que na primeira cena que eu postei aqui levou cerca de 32 minutos (sem FG, só caustic)... nessa última cena levou cerca de 5 minutos (sem FG, só caustic) para ficar com uma qualidade até um pouco melhor, isso devido as dicas que recebi aqui, ao qual sou muito grato, mas, agradeço suas dicas. Abraço!!!
Tudo bem então, mas é que você disse que levou 5 min usando o mapa de photons salvo.. mas e se vc for calcular o mapa denovo? será q não vai demorar mais 32 min? entendeu? foi a isso que eu me referi, me desculpa se não me expressei direito. Abraço, e bom estudo aí.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711272.

Total de membros registrados: 138803

Últimos membros registrados: Diegokz, Glucofitsverigese, mojifiv, spirulinairon, hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku.

Usuário(s) on-line na última hora: 626, sendo 18 membro(s) e 608 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Diegokz, spirulinairon, jessicatorres, Lucas Reis, Le_Andro, Luan, GuiToma, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Glucofitsverigese, Gabriel.C, gilson antunes, CNC, guigui14, mojifiv, Starter, Gibran Farfud, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.