Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
Ale Marques   Brasil - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Inverno   Jandira SP

Portfólios Ver Mais

Street360   Brasil - SP
Crysstek CG   Campinas - SP
juliano.lins   Recife-PE - AC
humbertovasconcelos duar   Porto Seguro- Ba- Brasil - BA

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação (Fakeosity)

Por: Adminin  

Em: 20/09/2004 22:54

então, estamos aqui pra aprender mesmo, fazer perguntas por mais simples que sejam é totalmente válido. quanto à sua pergunta, o tema do estudo é simular iluminação global através de luzes standard. a iluminação global, é justamente o efeito causado pela interreflexão da luz através dos objetos, sendo que temos a fonte de luz direta, no caso a omni principal, e então os objetos refletem entre si a luz perdendo um pouco a cada interreflexão, até que a luz acaba. isso gera sombras suaves, efeitos legais. por isso esse monte de omnis, as omnis auxiliares são cmo se fossem a iluminaçao global, mas podem ser usadas spots e direct tb, dependendo do caso. Um abraço e bom estudo!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
entendo, quando coloco uma um omini no sofa´eh para dar um efeito um masi real, mas esta omini tem shadows? ~quando eu faço minha cena coloco varias ominis no teto para iluminar o ambiente, e se eu coloco sombra em todas, elas projetam cada uma, uma sombra diferente fazendo uma maçaroca no chão, principalmente em baixo da mesa de centro e tambem coloco varias luzes para iluminar soh o teto, eh correto?
Ricardo Patricio
eu costumo usar as omnis auxiliares com shadows tb, mas para esse problema nao acontecer, tem que colocar bastante omnis. geralmentye a gente usa shadowmap nessas luzes porque raytracing fica muito pesado. no caso de usar shadow map, pode diminuir o tamanho do mapa e aumentar o sample range assim a sombra dá uma borrada e ajuda a mesclar mais facilmenmte aom as das outras luzes. eu as vezes uso a opção instance na hora de duplicar as luzes, assim os parametros que eu citei antes são propagados entre todas as luzes, economizando bastante tempo e paciência :). Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Olá pessoal, gostei muito desta idéia de experimentar e resolvi entrar nessa. Olha comecei a estudar o 3DS 6 a pouco mais de um mês nos horários de folga... desculpa o amadorismo... Valeu!
Foi mal... coloquei duas vezes a foto... esta é o correto...
Mensagem editada por Sandro:
Sempre há mais espaço...
me desculpe pela pergunta, desconsidere.
Sempre há mais espaço...
Oi galera, Eu sou novo por aqui e ainda não sei bem como isto funciona, mas gostei do que vi até agora. Eu sou profissional sofredor da área e estou aqui para aprender e dar a minha contibuição. Para já só quero cumprimentar e adorei esse forum sobre iluminação. Eu já sofri muito com isso, em especial porque tb trab com animação e as minhas imagens têm q ter um tempo de renderização bem baixo (até 2min) senão não dá. Vou fazer o exercício só não sei como se coloca a imagem, mas eu chego lá... Um abraço Filbr2 :)
Oi, Este é o meu primeiro estudo... Não coloquei texturas já que só estamos falando só de luzes. Seria bom introduzir-se alguras regras com tempo de renderização e tamanho da figura pois fazer trabalhos com tempos de renderização absurdos (tipo 10h e mais) ficam inviáveis para se trabalhar comercialmente (embora não se aplique a este caso, mt embora se tornarmos esta imagem mais complexa o computador deixa de ter capacidade para calcular as sombras). Outra coisa - ESTÁ DE DIA, ENTARDECER OU É DE NOITE ??? É IMPORTANTE DEFENIR-SE ESSAS VARIANTES. Aqui vai a minha imagem Se alguém desejar eu direi como coloquei as minhas luzes. :) Tempo de renderização - 10s imagem 720x480 tipo de luzes usadas: (9) omni's e (2) target sopt's Nota alterei os vidros tornando-os transparentes
eu também acho que deveriamos postar as configurações de hardware e tempo de render, porque dependendo da configuração, uma solução em fake pode demorar até mais que uma em gi. seria legal passar parâmetros tb das luzes, como o tipo das sombras(shadow map, raytrace, area...) , enfim, qq parametro que seja útil para comparar os renders. Um abraço a todos!!!
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711090.

Total de membros registrados: 138577

Últimos membros registrados: nowslimkapselnkaufen, cardizoom, NowSlimCapsulesBeoordelingNL, lemoteron, SanguinemPressura, Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026.

Usuário(s) on-line na última hora: 886, sendo 5 membro(s) e 881 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NowSlimCapsulesBeoordelingNL, cardizoom, Frederico Wagner N. R., Rodrigo, nowslimkapselnkaufen.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.