Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ycneiva   Barcarena PA - AC
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
bobnewsjr   Curitiba - PR
arcademaster   Rio Grande da Serra (sp) - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

jjacq   são paulo - AC
EVANDROREIS   cascavel paraná - PR
guilherme3394   Fortaleza - AC
annaluiza   Mairiporã-SP - AC

GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação (Fakeosity)

Por: Adminin  

Em: 20/09/2004 22:54

então, estamos aqui pra aprender mesmo, fazer perguntas por mais simples que sejam é totalmente válido. quanto à sua pergunta, o tema do estudo é simular iluminação global através de luzes standard. a iluminação global, é justamente o efeito causado pela interreflexão da luz através dos objetos, sendo que temos a fonte de luz direta, no caso a omni principal, e então os objetos refletem entre si a luz perdendo um pouco a cada interreflexão, até que a luz acaba. isso gera sombras suaves, efeitos legais. por isso esse monte de omnis, as omnis auxiliares são cmo se fossem a iluminaçao global, mas podem ser usadas spots e direct tb, dependendo do caso. Um abraço e bom estudo!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
entendo, quando coloco uma um omini no sofa´eh para dar um efeito um masi real, mas esta omini tem shadows? ~quando eu faço minha cena coloco varias ominis no teto para iluminar o ambiente, e se eu coloco sombra em todas, elas projetam cada uma, uma sombra diferente fazendo uma maçaroca no chão, principalmente em baixo da mesa de centro e tambem coloco varias luzes para iluminar soh o teto, eh correto?
Ricardo Patricio
eu costumo usar as omnis auxiliares com shadows tb, mas para esse problema nao acontecer, tem que colocar bastante omnis. geralmentye a gente usa shadowmap nessas luzes porque raytracing fica muito pesado. no caso de usar shadow map, pode diminuir o tamanho do mapa e aumentar o sample range assim a sombra dá uma borrada e ajuda a mesclar mais facilmenmte aom as das outras luzes. eu as vezes uso a opção instance na hora de duplicar as luzes, assim os parametros que eu citei antes são propagados entre todas as luzes, economizando bastante tempo e paciência :). Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Olá pessoal, gostei muito desta idéia de experimentar e resolvi entrar nessa. Olha comecei a estudar o 3DS 6 a pouco mais de um mês nos horários de folga... desculpa o amadorismo... Valeu!
Foi mal... coloquei duas vezes a foto... esta é o correto...
Mensagem editada por Sandro:
Sempre há mais espaço...
me desculpe pela pergunta, desconsidere.
Sempre há mais espaço...
Oi galera, Eu sou novo por aqui e ainda não sei bem como isto funciona, mas gostei do que vi até agora. Eu sou profissional sofredor da área e estou aqui para aprender e dar a minha contibuição. Para já só quero cumprimentar e adorei esse forum sobre iluminação. Eu já sofri muito com isso, em especial porque tb trab com animação e as minhas imagens têm q ter um tempo de renderização bem baixo (até 2min) senão não dá. Vou fazer o exercício só não sei como se coloca a imagem, mas eu chego lá... Um abraço Filbr2 :)
Oi, Este é o meu primeiro estudo... Não coloquei texturas já que só estamos falando só de luzes. Seria bom introduzir-se alguras regras com tempo de renderização e tamanho da figura pois fazer trabalhos com tempos de renderização absurdos (tipo 10h e mais) ficam inviáveis para se trabalhar comercialmente (embora não se aplique a este caso, mt embora se tornarmos esta imagem mais complexa o computador deixa de ter capacidade para calcular as sombras). Outra coisa - ESTÁ DE DIA, ENTARDECER OU É DE NOITE ??? É IMPORTANTE DEFENIR-SE ESSAS VARIANTES. Aqui vai a minha imagem Se alguém desejar eu direi como coloquei as minhas luzes. :) Tempo de renderização - 10s imagem 720x480 tipo de luzes usadas: (9) omni's e (2) target sopt's Nota alterei os vidros tornando-os transparentes
eu também acho que deveriamos postar as configurações de hardware e tempo de render, porque dependendo da configuração, uma solução em fake pode demorar até mais que uma em gi. seria legal passar parâmetros tb das luzes, como o tipo das sombras(shadow map, raytrace, area...) , enfim, qq parametro que seja útil para comparar os renders. Um abraço a todos!!!
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710373.

Total de membros registrados: 137792

Últimos membros registrados: mariwr, lupym, jramrls, Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 518, sendo 25 membro(s) e 493 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Alessandro.Marcos, Celso Borttoloto, Antonio, billypaul, mariwr, Nuno, Adalberto Rocha, joo123456, Geraldo Nunes, gago, DiogodaRosa, emersonforentin, amauri brandao, marcel.souza, Roberto Movanni, Ogranderoubo, Henrique Ribeiro, Fabio Catelleno, diegogrimm, Duda, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Eduardo Ramos, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.