Oi gente, tudo bem?
Jackson>
Concordo plenamente com o Jackson, e o motivo é bem simples, a luz externa é apenas uma, o sol, então você precisa usar diversas luzes virtuais para simular a ação de uma luz real, o sol.
Agora numa iluminação interna existem diversos pontos de luz, por isso falei de colocar dois abajures na sala para testar, como um dos leitores fez, porque quanto mais pontos de iluminação tiver, muito mais difícil é para ajustar a iluminação, já que será necessário usar diversas luzes virtuais para simular cada uma das luzes reais.
Quem ilumina bem uma cena interna com diversos pontos de luz, tira de letra uma cena dessa com luz do sol entrando pela janela.
Marinho>
Leia os tutoriais da Três D1, no tutorial "Light Parameters" eu explico em detalhes todos os parâmetros das luzes Standard do 3ds max.
No tutorial "Ray Traced Shadows e Shadow Map" eu explico em detalhes todos os recursos e macetes na utilização destas sombras.
No tutorial "Photometric Lights" eu explico em detalhes todos os recursos e macetes para usar luzes Photometrics.
Sobre sua última pergunta, Fake é falso, é quando você simula GI usando luzes no render padrão do programa.
Relleakin>
O que eu falei para o Marinho serve para você, leia os tutoriais da Três D1 sobre isso que vai ficar sabendo em detalhes sobre todos os recursos das luzes Standard e todos os recursos das luzes Photometrics.
Nestes tutoriais eu já expliquei que luzes Photometrics não funcionam com o render padrão do programa, só com o Radiosity, Light Tracer ou Mental Ray, também funcionam com renderizadores de terceiros, como V-Ray e Brazil Render.
Luzes Photometrics são usadas para simular uma iluminação com precisão física.
Abraços