Olá Hugue,
Novamente, o q diz se o vídeo no Premiere vai ser em tempo real ou não é a capacidade da placa de captura (a minha é vídeo e captura juntas) se comunicar com o premiere através de seu codec, se vc capturar uma filmagem em qualquer formato usando o codec da placa sempre vai ser em tempo real. E o lance do firewire eu sabia mas estávamos falando de placas de capturas, assim presumi que estava a falar de placa de captura com firewire naum uma separada, dessa forma também é possível capturar vídeo, mas é necessário saber se a placa que se pretende colocar o firewire possui suporte a isso, ai só olhando o manual. Mas dessa forma terá que renderizar pois não haverá placa pra fazer o tempo-real. ok?
Quanto ao Deck também conheço, mas eu uso a filmadora mesmo e transfiro em DV direto pro premiere, pois esse deck é caro demais e naum vale a pena 8)
Quanto aos CCDs, procure chegar em uma loja e pedir ao vendedor pra lhem ostrar uma câmera de 1ccd e uma de 3ccd (ambas pro lógico), vc naum vai pegar uma câmera micha de 1ccd e comparar a uma pro de 1ccd. Vê se consegue dar uma filmada com as duas do msm ambiente e compara na tv, esse diferencial é quase imperceptível aos olhos, só é útil no caso de se precisar ajustar os pixels brilho contrastre, pois a malha não vai ficar tão serrilhada e terá melhor resolução. o ccd naum adiciona qualidade a imagem mas sim mais luz, sua diferença pra uma de 1ccd só é visível em ambientes escuros ... estou falando isso porque já trabalhei com os dois tipos de cameras, e atualmente estou com uma DVC7 (1ccd) e é ótima.
Acho que as placas da pinnacle só fazem os efeitos do Premiere e do Hollywoon FX em tempo-real, mas filmagem não.
Quanto as placas de captura, é questão de investimento aplicado, trabalho com edição de vídeo e naum poderia de jeito maneira usar um DV500 q é horrível e acaba com a imagem, tive de fazer um investimento muuuuito maior por questão de satisfação. As placas da MATROX são as melhores em edição que existe, o única problema é q são cheias de frescuras, troquei de placa-mãe 3 vezes pois a placa de captura se recusou a ser utilizada por causa do Chip-set da placa, até achar uma foi uma m**** ;) . O bom é que ela já vem uma placa de vídeo propria que é boa pra cacete, exibe qualquer vídeo sem dar nenhum flick ...
É questão de necessidade, agora, se for pra testar, brincar, ou msm aprender uma DV500 está ótima.
Eu também naum fiz curso algum, acabamos aprendendo pela experiência msm, acho até melhor, pois se aprende mais fuçando mais.
Abraço ... :):):):):)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --