Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Raphael.   Itararé - SP - AC
Antonio   São Paulo - AC
RSFX   São Paulo
Alexandro   Cascavel - PR
virino   Macapá/AP - AP

Portfólios Ver Mais

flauretti   São Paulo - SP
Anderson   Guararapes - SP - SP
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB

GRUPO DE ESTUDO: Global Illumination (GI)

Por: Sandro Medeiros  

Em: 04/01/2005 17:37

fala amonra blz? cara no meu ponto de vista o que vc poderia ligar o FG... o caustics sera mais uma opção e tal... normalmente em maquetes não costumo ver efeitos de caustics, até por que aumenta o tempo de render!! vc pode colocar o vaso e o prato para gerar caustics..
Uma pergunta para o Sandro Qunto que vc cobraria por um trabalho desse???
[quote:f083a998c9]BMG disse: [i:f083a998c9]Fugindo um pouco....nunca consegui usar o caustic do MR pois quando mandava renderizar aparecia uma mensagem q não havia emissores de photons de caustic, mas nas propriedades da luz, na aba do MR, eu havia marcado Generate Caustic....além é claro de ter ligado o caustic na janela em q se liga o FG e o GI. O q falta para funcionar? [/i:f083a998c9][/quote:f083a998c9] A solução para esse problema é simples, voce tem que entrar nas propriedades do objeto que deseja aplicar o efeito caustics (botão direito sobre o objeto). Vai na guia ''Mental Ray'' e ativa a caixa ''Generate Caustics''.OK? ;)
olá a todos !!! Nunca havia postado imagens aqui no forum , mais este tópico me chamou muito a atenção , pois gosto muito de trabalhar com o VRAY , mais ainda estou aprendendo a usar o bichinho e vendo que existe alguns super feras do assunto ( a começar pelo mestre Sandro Medeiros ) , não tive dúvidas , fiz os meus testes aqui e estou postando para receber mais algumas dicas . Meu PC Pentiun 4 3.0 HT 2 GB RAM Placa de vídeo GECUBE 9200 256 MB Tempo de render 1 hora e 40 minutos Usei o VRAY com 2 luzes VRAY + 1 spot e 1 omini interna Valeu pelo tópico .... T+ ;)
[quote="rubnet"]olá a todos !!! ... [quote] Olá =) Não entendo de Vray, na verdade nao entendo de nada hehehe :P MAs queria ser o primeiro a dizer q sua imagem tá bem massa casa! Esse tópico só tá me levando a um pensamento o.O Que apesar de todo mundo sempre dizer o contrário Vray deixa a imagem bem mais bonita q o MR :P
Amon-Ra, o MentaRay é o melhor de todos os renderers, deve ficar atrás apenas do Renderman, mas como eu disse em outro post, até agora não vi nenhuma imagem bonita que fosse feita com ele. Na minha opnião, VRay é disparadamente o melhor para arquitetura. rubnet, seja bem vindo a Comunidade 3D1. ;) Seu estudo está ficando muito bom, mas a omni nesta cena ai não é necessária, se bobear ela até mata a solução de GI, deixa só as vraylights na janela e em vez da spot, coloca uma direct light, mudando os parâmetros dela para que sua iluminação cubra toda a area das janelas. Flw! T+! :joiad:
Fala moçada ... Não sei dizer qual seria o melhor não , mais pelo menos de todos que estudei encontrei maior facilidade em entender o funcionamento do VRAY , além de ter encontrado muito mais material para estudo . Valeu pelas boas vindas HAWF e principallmente pela dica , vou fazer um teste e já coloco aqui o resultado . ;)
Oi rubnet, tudo blz? Eu também acho que o VRay apresenta ótimos resultados com bem pouco tempo de uso e material para aprender a usá-lo é o que não falta na internet. Esqueci de lhe dizer no outro post para que coloque imagens com tamanho máximo de 800px de largura para que as tabelas do fórum não fiquem distorcidas. ;) Flw! T+! :joiad:
Amon-Ra, faça testes da cena começando só com o GI, sem FG, e colocando o Maximum Sampling Radius em 1 ou um valor bem baixo q seja possível ver os photons. Então ajuste o número de photons até um número aceitável e aumente o Maximum... até os photons começarem a se mesclar, ae é só mandar um FG para finalizar. Às vezes é necessário mexer no Global Energy Multiplier e no Decay para o GI aparecer. Outra coisa use somente uma Direct respresentando o sol, nada de Omni. Se vc for ver as sombras da sua imagem verá q elas estão erradas pois enquanto umas vão para cima, outras descem, pois é uma omni, ela manda raios para todos os lados, a direct manda na paralela, igual ao sol. HAWF, na verdade nessa cena eu num vou gerar caustic algum, só aproveitei o tópico para perguntar pois nunca tinha funcionado aqui. Bobeira minha, eu esquecia de ligar o generate caustic dos objetos Telmon, o lance é o seguinte: o programa dizia q nao havia emissores de photons na cena, apesar de eu já ter ligado o generate caustic da luz. Então resolvi ligar o All Objects Receive e Generate Caustic and GI, aí funcionou. O q ocorreu é q num tinha ligado nos objetos q queria o caustic o Generate...mas tb perae o programa fala q não tinha emissor mas tinha, o q não tinha era o objeto q ia filtrar os photons. gigahz, valeu ae, lê o q falei para o Telmon nessa mensagem ;) HAWF, concordo contigo q o VRay é ótimo para arquitetura, ou melhor, para imagens e não animações. Bom, pelo menos quando eu usava o VRay só não dava flick com config alta, o q aumentava bastante o tempo, mas me falaram q tem uma versão q num dá mais flick mesmo com config baixa mas acho meio improvável pois os photons são calculados a cada imagem e às vezes eles não vão para o mesmo ponto da imagem anterior, mudando o tom de determinada área do objeto. Quem tem essa versão boa tente fazer uma simples animação (câmera rodando em volta de uma Teapot) com o GI em 0 e -3, uma skylight e vê se dá ou não flick. ;) Outra coisa foi o motion blur, lentíssimo, no MR achei bem mais rápido. Já saiu alguma versão do VRay para o Max7? :?: Valeu
Eai BMA, blz? Realmente, o VRay é um fracasso nas animações, mas uns amigos que tem a ultima versão 1.46.10.70 me falaram ser ótima, o novo algoritmo de GI Lightmap ajuda muito. Eu ja fiz um teste de animação usando global photon map puro, naquele tutorial que traduzi e está no site 3D1, na segunda parte, se você aproveitar o calculo do ultimo teste (o mais demorado), poderá usar photon map no First e Secundary Diffuse bounces para animações e não gera flicker nenhum, na minha misera máquina, um athlon 1.2 com 256 de ram (na época), levou 1 hora de calculo e o render de cada frame não passava de 50 segundos, sem flicker nenhum. Ta certo que existe o problema dos cantos escuros e tudo mais, mas com uma máquina um pouco melhor pode caprichar um pouco mais na quantidade de photons emitidos pelas luzes e diminuir muito isso. Depois, nada que uma pós no after effects ou combustion resolva. :D O Motion blur, realmente é uma droga, eu ja tentei usá-lo uma vez e me arrependi, demorou pacas para sair uma porcaria o resultado. E sobre versões para o max7, todas as para o max6 funcionam perfeitamente nele, inclusive as novas versões. ;) Flw! T+! :joiad:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710369.

Total de membros registrados: 137790

Últimos membros registrados: jramrls, Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-.

Usuário(s) on-line na última hora: 543, sendo 26 membro(s) e 517 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Gabriel.C, Le_Andro, Thiago Couto, Starter, Leonardo, rabellogp, gilson antunes, Augusto Peixoto, look, Pierrejr78, Moura, ., Nuno, João Von Rondow, Matheus Gouvea, Duda, Antonio, marcel.souza, jramrls, Reinaldo Silva, rafaelgmarotta, billypaul, Rodrigosouza3D, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.