GRUPO DE ESTUDO: Global Illumination (GI)

Por: Sandro Medeiros  

Em: 04/01/2005 17:37

Nossa, pareeçe que explodiu uma bomba atomica no quintal!! Infelizmente eu não vou poder ajudar por que eu não sei nada de Mental Ray, mas vou tentar fazer uns teste usando o MR e essa cena ai!!!
"gops" disse: Nossa, pareeçe que explodiu uma bomba atomica no quintal!!!!
Hehehehe :lol: :lol: Num foi só no quintal q explodiu não, o tempo de render, perae.....2h para essa blz :x
"regisrock" disse: .... uma pergunta o check sample visibility é indispensável?...
Então Regis, esse item serve apenas quando usamos uma baixa setagem do irradiance, ai tem aqueles vazamentos de luz pela malha e ele ajuda a diminuir isso, não resolve. Mas quando se usa preset high ele não ajuda em nada, pelo contrário, aumenta o tempo de calculo. Faz um teste ai. ;) Abraços. :joiad:
"BMA" disse: Olha o meu teste: Já aumentei a qualidade e está impossível de retirar essas manchas na imagem!! Olhem as configs: Estou usando o MentalRay 3.3 e uma direct para iluminar O q está errado? Valeu
Olá a todos os grandes estudiosos do Forum! Olá BMA! Viu o que dá deixar o fogão ligado e atender ao telefone? :lol: (Brincadeira!) Falando sério... no seu caso a forma de resolver isso é simples: Diminua o seu GEM (Global Energy Multiplier) lá Light Properties, se não me engano ele está em 10! ISSO É MUITO! Abaixe pra 1 e faça um teste. Em seguida vá setando o GEM e o Decay (logo abaixo) até encontrar a cena que você considere ideal. :brinde: Espero ter ajudado! Mais alguma dúvida, posta aí que tentamos ajudar! :D Até mais! P.S.: Não desista do MR. Ainda o considero o melhor renderizador disponível no mercado (apesar de que o maxwell está prometendo muito, vamos ver!)
Ó a porqueira do meu.. Usei 2 omni e 1 skylight.. Tudo recebe e gera Caustic.. and o resto tá na imagem: E ficou aquela porqueira XD hehehe heeeeeeeeeeeelps :P
Oi Amon-Ra, td blz? Você disse que todos os objetos recebem e geram caustic, certo? Será que isso não influi no tempo de render? Na sua cena não tem nada que gere caustic exceto os metais da cadeira. :seila: Posso estar falando besteira, pois não entendo nada de MR. Uma outra coisa é nos seus parâmetros de config. Ali no "Geometry Properties" está desmarcada a caixa "All objects generate & receive GI and Caustics", não aparece uma mensagem de erro quando clica no botão render?
"BMA"]Olha o meu teste: Já aumentei a qualidade e está impossível de retirar essas manchas na imagem!! Olhem as configs: Estou usando o MentalRay 3.3 e uma direct para iluminar O q está errado? Valeu[/quote:31f8c3b5bd disse: Olá a todos os grandes estudiosos do Forum! Olá BMA! Viu o que dá deixar o fogão ligado e atender ao telefone? :lol: (Brincadeira!) Falando sério... no seu caso a forma de resolver isso é simples: Diminua o seu GEM (Global Energy Multiplier) lá Light Properties, se não me engano ele está em 10! ISSO É MUITO! Abaixe pra 1 e faça um teste. Em seguida vá setando o GEM e o Decay (logo abaixo) até encontrar a cena que você considere ideal. :brinde: Espero ter ajudado! Mais alguma dúvida, posta aí que tentamos ajudar! :D Até mais! P.S.: Não desista do MR. Ainda o considero o melhor renderizador disponível no mercado (apesar de que o maxwell está prometendo muito, vamos ver!)
Tá isso q vc falou é para acertar esse incêndio da casa, como falaram ae :lol: , mas e essa baixíssima qualidade da imagem? Esses borrados, como se explica isso? :? Acertei a "fogueira" :demo: Valeu
"Amon-Ra" disse: Grande Sandro! Parabéns pela revista, ainda nao tive oportunidade de ler. Eu sou ruim em 3D, por isso o meu nao ficou tao bom quanto o de vocês. Mas mesmo assim foi legal tentar =)
Olá Amon-Rá! É isso aí, quanto mais estudamos, melhor ficamos! No caso da sua cena, o problema é um pouco diferente do BMA. Vamos ver se consigo te ajudar: 1) O Hawf está certo. Não é necessário, ainda, que você ligue a opção Caustics. Desligue-a, por favor. 2) Desligue também o Final Gather (FG), você ainda não precisa dele, use-o apenas para dar um refinamento à sua cena. 3) Vamos trabalhar suas luzes. Se não me engano, em cena interna, essa sua skylight não ajuda muito. Retire-a da cena, por favor. Agora, com as luzes que ficaram, faça o seguinte: São duas omnis, correto? Então, coloque a primeira com 1 de mutiplier e a outra com 0.5. Na primeira você escolhe o tipo de sombra Raytrace e na outra você desabilita a sombra. Pronto! 4) Em GI vamos regular as opções: Photons per Sample deixe como está. e desmarque o quadro Maximum Samp... Em Volumes, aumento o Maximum Num. Ph... para 300 e Desligue a caixa abaixo. Em Light Properties (logo abaixo), aumente Average GI Photons per Light para 5000. Faça um teste. Posta o resultado e veremos o que pode ser melhorado. Ok!? ;) Por curiosidade, quanto tempo demorou seu render? Dica: Use uma luz Direct de fora da casa pra dentro pra simular o sol. Use um multiplier de 1 ou superior (faça os testes). E use umas luzes photométricas com distribuição web dentro da casa. Os melhores resultados são conseguidos assim. Outra coisa, regule bem os shaders que você está usando, eles significam 50% de uma cena bem feita. Use o shader DGS, é o melhor pra maioria dos efeitos. Ufa! Cansei! :-P Espero ter ajudado. Até mais!
Fugindo um pouco....nunca consegui usar o caustic do MR pois quando mandava renderizar aparecia uma mensagem q não havia emissores de photons de caustic, mas nas propriedades da luz, na aba do MR, eu havia marcado Generate Caustic....além é claro de ter ligado o caustic na janela em q se liga o FG e o GI. O q falta para funcionar? :? Quando coloquei uma skylight nessa cena q o Sandro disponibilizou, parecia q ela ignorava as paredes do comodo, pois as sombras foram criadas em volta dos objetos em vez de ser só no lado oposto a janela, qual é a explicação para esse fato? Botei uma luz volu.: Valeu
Meu novo render!!!! Tempo: 1 hora e 2 minutos Ainda não consegui fazer parecer couro ele não têm aquele brilho, alguma sugestão??? Observações: Aumente a repetição do bitmap do Tapete e adicionei uma cortina do estilo perciana!!!! A Imagem As configurações do Couro:

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