Oi Harley, tudo bem?
O realismo depende do nível de detalhes, a realidade é super detalhada, então, como você modela e texturiza com alta quantidade de detalhes, parece mesmo que foi escaneado.
Esse lance que você fala da forma como criou as rochas e a árvore, que permite modificar facilmente e gerar diversas variações, é o que todos chamam atualmente de procedural.
Quando um objeto criado proceduralmente também oferece parâmetros para modificar os elementos dele, chamam de paramétrico.
Sobre a quantidade de polígonos, de 300 a 500 mil não é muito, dá para usar nos Softs 3D também numa boa, além do Unreal, você fez no Z-Brush?
Agora, se for usar no Unreal seria legal criar um sisteminha para fazer estas modificações que você falou como opacidade, polígonos e tamanho das folhas, dai viraria um objeto paramétrico.
Eu acho que é bom aumentar um pouco a escala real das folhas como você fez para deixar a árvore mais recheada sem ter que subir muito a quantidade de elementos e polígonos.
Sobre as colisões, acho que já dá para gerar trocentas árvores diferentes com folhas que não sejam tão desproporcionais iguais as do Salgueiro e Palmeira, depois pode criar um modelo específico para estes tipos de folhas.
Sobre os arquivos, eu só poderei baixar de madrugada por causa das restrições da minha internet via satélite, se for muito grande vai ser ruim eu baixar agora, pois já gastei muito baixando o Unreal 5 final, mas posso baixar na semana que vem depois que virar o mês.
Eu só tenho aquele email mesmo,
[email protected] e acho que as suas mensagens não vão para o Spam não, mas vou olhar lá na pasta de Spam se tem alguma coisa sua.
Abração e tudo de bom.
André Vieira